Artigo, Merval Pereira, O Globo - Agora, o ataque à Lava Jato é feito às claras

* O título original do artigo é "Agora, às claras".

Com a confirmação do relator da comissão especial de combate à corrupção, deputado Onyx Lorenzoni, de que propostas contra a prática de caixa 2 “com dinheiro lícito” estão previstas no relatório que será lido para aprovação na semana que vem, está aberta nova etapa na tentativa de estabelecer uma linha divisória para a punição de parlamentares e ex-parlamentares que foram financiados de modo ilegal nos últimos anos.

Os políticos resolveram assumir abertamente a tese de que é preciso criminalizar o caixa 2, sem darem ênfase, porém, aos efeitos da nova lei, que é anistia ampla e suprapartidária. Eles não estão preocupados com os já presos na Lava-Jato, mas com os que podem vir a ser presos depois das delações da Odebrecht e outras empresas envolvendo doações aos políticos. Do mesmo modo, as empresas também têm interesse nessa definição legal.

A tal ponto que o deputado Lúcio Vieira Lima, irmão do ministro Geddel Vieira Lima, disse que, se a comissão especial de combate à corrupção não enfrentar o assunto, a comissão que trata da reforma eleitoral tratará dele. A postura é muito diferente da de meses atrás, quando tentaram aprovar na surdina, com voto de liderança, um projeto de lei com o mesmo objetivo.


Denunciada a manobra aqui na coluna, acabaram desistindo dela naquele momento.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

Anônimo disse...

Canalhas, somente isto, todos estes envolvidos direta ou indiretamente pela Lava Jato são bandidos da pior espécie.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

A corrupção nasceu quando o homem criou as religiões e o dinheiro, mas em nosso país grupos de comunicação à serviço de interesses não confessos incentivaram esse comportamento do segmento da PF, PGR e de um magistrado que muito viaja ao hemisfério norte, os quais já cumpriram o papel a eles destinado que era fragilizar ao máximo o petismo. Óbvio que agora é hora de parar e isto até os menos inteligentes percebem.

Anônimo disse...

Estou com a Dra. Carmen Lúcia, presidente do STF, caixa 2 é crime, em qualquer circunstância. Os políticos roubam a população e querem amenizar seus crimes. Não, nós não podemos deixar isso assim, como se esse crime fosse banal. Quem está sofrendo com essa roubalheira dos políticos é nós, o povo em geral. Não temos emprego, saúde, educação e totalmente sem segurança. Deverão pagar sim por esse crime que cometeram para se manterem no poder, afinal, quebraram o país. Nós, o povo seremos os juízes para julgar essa ação, porque os políticos estão com suas contas bancárias recheadas e confortáveis, e nós, o povo não sabemos nem com sobreviver, tal a penúria que deixaram o país. Eles devem sim responder pelos crimes que cometeram, inclusive com a perda de mandatos e inelegíveis conforme manda a lei.

Anônimo disse...

jamais esperem do Congresso nacional leis contra a corrupção.. pelo simples motivos : ladrões não fazem leis contra eles mesmos....Isto vale tanto na corrupção civil quanto ao codigo penal.. temos uma republica de ladrões...a sociedade terá que impor manu militare uma ordenança que elegerá pessoas moralmente ilibadas para fazer uma nova ordenação legal.. não há saida sem isso.. só mais do mesmo...

Anônimo disse...

Caixa 2 é trambique. Corrupção é trambique. O petismo é trambiqueiro, logo quem o defende também o é!

Anônimo disse...

O GLOBO É VERMELHO ASSIM COMO G1, REDE BOBO E GLOBO NEWS LAMBEDORES DO PT

Anônimo disse...

O QUE ESCREVEU AI EM CIMA DIZENDO Q ESTÁ COM A MINISTRA DO STF A CARMEM LUCIA- ABRA SEUS OLHOS POIS ELA FOI A FAVOR DOS MENSALEIROS DISSE QUE NAO ERAM QUADRILHA, ESTE STF É BOLIVARIANO E NA HORA H VAO É LIVRAR DILMA E LULA DA JAULA, JA FIZERAM ISTO NO IMPEACHMENT ATE A CONSTITUIÇAO FOI RASGADA P LIVRAR A BANDILMA LESA PATRIA

Anônimo disse...

DE CURITIBA, CUNHA MANDA RECADOS AO GOVERNO: PODE DELATAR PARA PROTEGER FAMÍLIA:

Deputado cassado e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, mandou avisar ao governo do ex-aliado Michel Temer e a ex-correligionários no Congresso Nacional que, para salvar a família de uma condenação no âmbito da operação Lava Jato, pode revelar o que sabe.

2 DE NOVEMBRO DE 2016

Paraná 247 - O deputado cassado e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, mandou avisar ao governo do ex-aliado Michel Temer e a ex-correligionários no Congresso Nacional que, para salvar a família de uma condenação no âmbito da operação Lava Jato, pode revelar o que sabe.

É o que diz a colunista Natuza Nery, no Painel desta quarta-feira, 2. Confira:

Por um triz O Planalto foi informado de que Eduardo Cunha está mandado recados ao governo, a aliados no Congresso e a ministros do STJ. Fechará acordo de delação premiada caso sua família fique mais exposta à Lava Jato.

Nervos de aço Depois de chorar na prisão ao reencontrar Cláudia Cruz, Cunha se manteve firme quando a mulher o visitou pela segunda vez acompanhada dos filhos.

TEM RAZÃO o anonimo da 11:31, Congresso esse que cassou Dilma porque estava deixando correr frouxo a investigação da Lava Jato, como bem disse o Senador Romero Jucá, do PMDB, quando foi pego no Grampo telefonico.

E quem quer abafar a Lava-Jato, agora que ela prendeu, investiga e Petista e cachorro morto, como o Cunha? É claro que o PMDB,do Dep Lucio Vieira Lima, Geddel, Jucá, Temer, Terra, Perondi, Simon, Sartori, Fogaça, Sarney, Renan e, agora alguns pexes grandes do PSDB, como Serra, Alkmin, Sen Aluisio, aécio, justamente quando a lava-jato começa a bater na porta do PMDB e PSDB.
Algum "desavisado", tipo missil teleguiado dirá, mas o PT também quer abafar a lava jato. Se quizesse não teria sequer deixado iniar a investigação, quando era mais fácil abafar e agora , porque iria querer se todos, simplismente todos seus maiores líderes, já são investigados porque iria querer abafar? Para beneficiar o PMDB e o PSDB? contra outra....

Façanha, o advogado do povo disse...

Destronado o PT, a Lavajato é um elefante na sala, sem utilidade e perigosa para os ditos "GOLPISTAS"; que a turma do PMDB vai fazer, agora que o feitiço vira contra os feiticeiros? Êta macumba mal feita...

ganhatudo disse...

Não existia religião e nem dinheiro e mesmo assim Eva corrompeu Adão.

ganhatudo disse...

Qualquer estudante de Direito sabe que não existe crime sem prévia definição legal e fixação da pena cabível.
Se querem criminalizar o Caixa Dois é porque acham que o crime não existe. Se já existe, porquê criminalizar se criminalizado já está?
Se for criminalizado agora fica claro que a criminalização só tem valor a partir do momento que a lei entrar em vigor, sendo os mesmos fatos definidos como crime e praticados antes da vigência da lei como inimputáveis.
Os membros do MPF não são Deuses. Porquê apresentaram a sugestão de criminalizar o caixa Dois? sabiam que poderiam beneficiar autores de crimes com previsão já existente e que ficarão isentos do delito pela entrada em vigor do novo tipo penal, no que se refere as ações particadas antes da vigEncia da nova lei?
Teria sido de caso pensado?
Há um ditado antigo: "hecha la Ley, hecha la trampa."

Anônimo disse...

Jorge Loeffler reza pela cartilha petralha - é só ver o seu texto acima. Como pode um homem esclarecido e culto pensar desta maneira, contrariando inclusive a sua instância superior, aquela dos três pontinhos!!! No mínimo, está em contradição!

Anônimo disse...

merval pereira da globo news lambe as botas do pt, ele a renata loprete, a rejane pelajo do jornal das 4, a cristina lobo , o camarotti estes comenaristas sao todos vermelhos só faltam pintarem os dentes de vermelho

Anônimo disse...

quem acusa o onix de participar de qualquer armação, não conhece o onix. essa tentativa de mistura-lo aos canalhas do congresso nacional serve a quem?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/