Opinião do editor - Em Porto Alegre, a onda azul mostrou que veio para ficar

A acachapante vitória do candidato Marchezan Júnior, PSDB, veio na voragem da onda azul que varre o mundo ocidental, com ênfase para esta parte latino-americana.
A onda azul é a expressão da superioridade da racionalidade na gestão pública sobre o voluntarismo, a demagogia, o populismo, o estatismo, o patrimonialismo e o corporativismo.
O fenômeno eleitoral já tinha ficado bem claro na disputa do primeiro turno, quando políticos da esquerda, de corte marxista e neomarxista, foram inapelavelmente derrotados por candidatos decididamente comprometidos com o estado democrático de direito e a economia de mercado.
No caso de Porto Alegre, comandado justamente por um prefeito marcadamente de esquerda, somou em prejuízo do candidato oficial, Sebastião Melo, PMDB, um homem de vertente democrática, a fadiga dos materiais, mas sobretudo uma gestão que não conseguiu completar obras que a consagrariam no caso de conclusão, mas que a condenaram ao final e ao cabo. Como se sabe, a avaliação do desempenho do prefeito José Fortunati, vinha sendo muito mal pontuada, e a história de eleições anteriores demonstram que isto é recorrentemente fatal para os candidatos da situação. Neste sentido, o vice Sebastião Melo foi até bem melhor do que as circunstâncias poderiam apresentar.
Ao final e ao cabo, Porto Alegre demonstrou que não quer mais ser governada pela esquerda de corte marxista e neomarxista, condenada às profundezas do inferno pelas heranças malditas deixadas pela ex-presidente Dilma Roussef e pelo ex-governador Tarso Genro, mas também pelas ruinosas administrações de Raul Pont, João Verle, Olívio Dutra e Tarso Genro, na prefeitura da Capital.

53 comentários:

Anônimo disse...

Essa esquerda corrupta, bandida e incompetente que fique bem longe de Porto Alegre e do Rio Grande. Já chega!!!!!

Anônimo disse...

Melo deixou-se influenciar pelos marketeiros esquerdistas.

Anônimo disse...

Em Canoas também. Olê, olê! Fomos pras urnas derrubar o pt!!!

Anônimo disse...

Marchezan venceu em todas as zonas eleitorais.

Desde as tidas elites até as menos favorecidas.

Isso diz muito pois a natureza humana não quer peixe dado, quer condições para pescar seu próprio peixe.

Anônimo disse...

Agora sim estás falando a verdade. Porque antes, dizias outras coisas a respeito do candidato vitorioso? Uma pena Políbio, pois te julgávamos um dos nossos, assim como está parecendo agora.

Anônimo disse...

Melo deveria sair do PMDB e ir para o PSDB.

É uma pessoa batalhadora mas se não se desvencilhar das esquerdar toda batalha de sua vida de nada servirá.

Anônimo disse...

Quando a onda azul chegará nas igrejas, nos sindicatos, nas escolas, na mídia e no poder judiciário?

Anônimo disse...

vai pedir desculpas e tentar vender computafores aqui para a procempa polibio?!?!

lucia maria disse...

Orgulhosa do portoalegrense,não caiu na velha,antiga,embolorada e mal cheirosa forma de campanha eleitoral.
As estórias ridículas tiradas das cartilhas vermelhas para destruir a reputação do oponente saiu pela culatra.
Levaram uma lavada.
Amadurecemos,é bom que se reciclem e trabalhem mais ,muito mais ,sem populismo e conversa de "os pobri",pois estes,também já se deram conta que quem mais sofre com má gestão e propaganda enganosa são justamente eles.
Parabéns a este blog,foi determinante para consolidar a vitória do Marchezam.
Todos os absurdos aqui postados contra o candidato eram tão infantis,que ficou fácil escolher o prefeito.

Anônimo disse...

Aceitou o apoio da "esquerda ultrapassada" e se ferrou !

Anônimo disse...

Votei no Marchezan, mas não achava o Melo mau candidato, o problema era a vice que não agrega nada, pelo contrario.

Paulo Rocha disse...

Além dos fatos relacionados aos problemas da administração atual elencados pelo editor e que pesaram sobre Melo, também teve a questão da vice "Brizolinha", que ninguém engole. Foi tiro no pé.

Anônimo disse...

Parabéns, Porto Alegre!
Esta cidade deu um belo pontapé no traseiro da esquerda atrasada, incompetente e corrupta. Venceu o melhor candidato. E ele ganhou apesar do jogo sujo de seus adversários. Ganhou apesar do fogo amigo de gente do seu próprio partido. Ganhou apesar da feroz oposição de tantos jornalistas veteranos de posições no mínimo estranhas.

Anônimo disse...

A melhor vitória sobre o PT veio de Santa Maria, míseros 266 votos. Mas bastava 1!

Hehehehehe...,..

Anônimo disse...

E desde quando a esquerda "fabiana" do PSDB é uma onda azul ?

Anônimo disse...

Não vejo a hora de ter ACM Neto no comando do governo do Estado da Bahia pra mandar de volta p Rio Grande do Sul os eleitores de Tarso Genro, que tomaram conta da Secretaria de Saúde estadual, qdo este foi derrotado em 2007 e Jaques Wagner abrigou essa turma, com tantos profissionais de carreira capacitados que tem a Bahia na área de Saúde! Aff..

Anônimo disse...

Não existe almoço grátis. O pt retirou dinheiro de todos os lados para implementar sua política populista, menos dos banqueiros. Aliás, nunca os banqueiros ganharam tanto como nos governos petistas. Isso não poderia dar certo, nem aqui nem em qualquer outro lugar. FORA PT!

Anônimo disse...

Vamos pegar vces nss esquinas fascistas filhos da puta

ARS disse...

Os corruPTos perderam todas no segundo turno e a maioria dos esquerdistas esquizofrênicos levaram surras pelo Brasil a fora.

Anônimo disse...

Caro Políbio
Sou de São Paulo, como sabe, mas, estou x feliz pelo Markezan ter ganhado. Ele me impressionou um dia que o ouvi falar no Congresso sem medo de ser feliz sobre a Justiça do Trabalho. Notei que tem ótimas idéias e não tem medo de falar. Fiquei sua fã. Espero que ele faça uma ótima administração, poie é x competente.
Esther

Anônimo disse...

esquerda nunca mais!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Espero que os PTelhos sumam do mapa.
Se recolham à sua insignificância e COMECEM A TRABALHAR para compensar o prejuízo que já causaram à nação brasileira.
ENTENDERAM, NOJEEEEENTOS ?????????????
Perderam, perderam, perdeeeeeeeeram, petistas inúteis.
Não servem nem prá bucha de canhão !
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Que sirva de lição !
Movimento "social" é desculpa pra se apropriar de tudo e de todos !

Na proxima eleicao, vai melhor acompanhado !!!

frederico menezes disse...

Hora de liberalismo na economia, apoio ao empreendedorismo e sensibilidade social. Apoiar o mercado não tem nada a ver com indiferença social. O melhor combate a pobreza e' a geração de empregos pelas empresas privadas. Justiça social vem dai'. So' ver os países que deram certo. Hora de se discutir melhor sobre isso. A hegemonia cultural da esquerda e' a próxima derrota da esquerda.

Anônimo disse...

Parabéns Polibio, excelente texto, estamos no Século XXI, Século do conhecimento, não podemos ficar presos em ideologias do Século XIX, o tempo passou e essa gente da esquerda escarlate bolivariana não percebeu.O povo quer boa Gestão publica para resolver seus problemas.Hoje no Estadão, há uma frase de Mario Vargas Lousa que simplifica o que o Sr escreveu:"Progresso não é combater a riqueza.O inimigo é a pobreza".Os bolivarianos esquerdopatas combate a riqueza e fom isso aumenta o numero de pobres.

Anônimo disse...

Parabéns Polibio, excelente texto, estamos no Século XXI, Século do conhecimento, não podemos ficar presos em ideologias do Século XIX, o tempo passou e essa gente da esquerda escarlate bolivariana não percebeu.O povo quer boa Gestão publica para resolver seus problemas.Hoje no Estadão, há uma frase de Mario Vargas Lousa que simplifica o que o Sr escreveu:"Progresso não é combater a riqueza.O inimigo é a pobreza".Os bolivarianos esquerdopatas combatem a riqueza e com isso aumenta o número de pobres.

Anônimo disse...


A matéria escreve tudo: o importante é que os porto-alegrenses parecem ter compreendido que é hora de afastar não só neste pleito, mas também nos que virão, os representantes dos partidos chamados de esquerda. Importante ainda que acompanhem as mudanças de siglas: antes de votar em partidos, vota-se em "nomes" pois são elles os responsáveis por tudo de ruim por que passa os brasileiros de um modo geral. Os eleitos precisam ser aqueles que vêm no trabalho, na honestidade, na seriedade o rumo a ser buscado. Que Porto Alegre possa ter o que merece (não só o término de obras inacabadas) mas começando pela vergonha que estão as ruas e avenidas (quando não esburacadas, com bocas de lobo de grande desnível, com lombadas ou depressões deixadas por qualquer obra que seja realizada pelo pessoal do DMAE – a título de exemplo, é só circular “de cabo a rabo” pela avenida Farrapos e Mauá, , para comprovar). Parabéns ao Prefeito eleito e vamos esperar, por que até aqui foi abandono total.

Anônimo disse...

Isso tudo só pode ser górpi.

Anônimo disse...

Deo Gratias!

Chico Alencar disse...

Partido das trevas,cada vez mais auto-encaminhado para as trevas, de onde nunca deveria ter saído. Fique por lá juntamente com seus congêneres que conseguiu arrostar (ou é arrostado) com resto do mundo.
Leve com você, chame para com você os seus asseclas 171 que impedem o progresso da Humanidade em Direção à Luz, e que fique de onde nunca deveriam ter saído nas condições de oportunidade, ou seja nas trevas.
Somente saiam de lá quando tiverem as verdadeiras intenções de seguir o caminho da Verdade.

Anônimo disse...

Não conte com os ovos dentro da galinha editor. É só o filhinho da ditadura querer botar os pés pelas mãos que a casa cai. Todo mês tem pesquisa eleitoral, assim como a popularidade sobe ela desce é só fazer o que o tiririca da serra vem fazendo com o funcionalismo, pagando parcelado, retirando direitos, amentando impostos e privatizando que não se elege mais, nem para sindico de prédio. Se p Brito e a dona Yeda não conseguiram mais se eleger sem atrasar salários e aumento de impostos. imagine atrasando salário, aumento impostos, apenas para ficar nesses dois itens.

Anônimo disse...

Marquezan ganhou porque prometeu nos livrar dos ladrões de carros com o cercamento eletrônico da cidade...
Se aliar a isto o fato das câmeras particulares de segurança poderem ser enviadas online para a polícia caso detectem algo estranho na área começaremos a engatilhar em direção a nossa Porto Alegre querida que nod foi roubada e entregue a bandidagem.

Anônimo disse...

Como diz o ditado popular "não há bem eterno, nem mal que dure pra sempre", mas cá pra nós, essa sucessão de governos esquerdistas incompetentes e corruptos em POA não precisava ter levado 30 anos.... Collares assumiu em 1986, depois veio Olívio, Tardo, Verle, Cachorrão, e por aí vai... E foi, aquela cidade vibrante, cheia de energia, capital do Sul do Brasil, capital com melhor qualidade de vida, etc acabou, virou uma Detroit, decadente e sem dinamismo econômico, cultural, intelectual, uma terra de bandidos, mendigos e cidadãos apavorados. A partir de hoje respiramos novo ares, e tenho certeza que POA retornará aos seus melhores dias com Marchesan Jr.

Anônimo disse...

CHUPAAA PETEZADA VAGABUNDA KKKKKKKKK AGORA VAMOS PRENDER O ANALFABETO LULA

Anônimo disse...

Graças a Deus! Fora PT! Fora PC do B!
Fora esquerdalias nojentas e mentirosas!
Fora Maria do Rosário , Luciana Genro e suas seguidoras! Fora chinelagem !
Levem o Sartori junto!!
Vão pra Cuba! Venezuela ! Pro inferno !

Anônimo disse...

Com o apoio da Manuela era certo que o Melo ia perder!!!

Anônimo disse...

É... Realmente alvissareira a eleição de um político não esquerdista, embora não possamos classificar Marchezan como bastião do liberalismo em Porto Alegre. Acho prudente ter cautela e não criar grandes expectativas. Será ótimo se ele conseguir privatizar alguma coisa e tornar nossa cidade mais atrativa para investidores. Agora é ver para crer.

Anônimo disse...

os vermelhos foram alem de varridos masssacrado de norte asul, em toda pa´rte deu azul toda, vermelhos somiram do mapa.. em sao paulo importantes cidades elegeram o psdb como santos litoral paulista onde o psdb foi reeleito em 1 turno a patricinha da une concorreu e foi esmagada peo psdb- heheh ela nao repsenta estudante nenhum foi esmigalhada, em sao bernardo do campo ond eluladrao mora ha anos e ond eo pt nasceu o prefeito do pt foi corrido psdb venceu esmagou o pt, assim como em santo andré onde o psdb venceu o pt com 80% de votos, psdb tb venceu em ribeirao preto cidade importantissima rica e prospera e varias outras, até onde o psdb nao concorreu mas foi apoiado pelo psdb venceram como guarulhos .....

adeus vermelhos foam varridos do mapa

Anônimo disse...

E que da próxima vez Mello venha com um candidato a vice que não espante votos.
Se ganhasse o Mello, sua vice bem que poderia se tornar o "Feijó" da sua administração.

Anônimo disse...

psdb venceu em contagem grande cidade da regiao metropolitana de belo horizonte tambem em vila velha importante cidade q fica ao lado- colada a capital do espirito santo

Unknow disse...

Sempre lembrando que além de marxistas (ainda que poucos tenham lido o economista ) quase todos os partidos de esquerda idealizam o nacionalismo e o socialismo, fundamento do Nazismo (Partido Nazista é exatamente nacional-socialista)

Anônimo disse...

POLÍBIO SAIU DA FASE DE SURTO E VOLTOU PARA AS SUAS FACULDADES NORMAIS COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO!

Anônimo disse...

Correto o comentário do Anônimo das 20:02 de ontem.
O marketing da esquerda, baseado na difamação vulgar para encobrir a usual falta de propostas, com raiz em incompetência, preguiça e desonestidade, não convence mais ninguém.

Gilson disse...

O articulista "Melloso" conseguiu dormir?

Anônimo disse...

A ditadura durou 21anos. Os governos esquerdopatas, incompetentes e corruptos em POA se arrastaram por 30 anos.... O primeiro deixou de herança o Parcão, Marinha, as grandes perimetrais, segurança pública, uma cidade organizada. O ciclo de esquerda nos legou a EPTC, obras inacabatadas, um passivo trabalhista enorme, insegurança, um centro deteriorado, .... Espero que tenhamos um ciclo virtuoso nas próximas décadas, pois 30 anos é uma pena severa demais pra quem somente trabalha e paga imposto....

Anônimo disse...

Marchezan, por favor, comece varrendo o centro de Porto Alegre os vendedores ambulantes. Estão vendendo repolho na Rua da Praia! Devolva o centro aos cidadãos. Aquilo é uma vergonha.

Anônimo disse...

Chega desse petismo maldito. PMDB também é PT. É tudo igual. Negam-se a permitir que o RS cresça e vá em direção ao capitalismo que impulsiona o mundo. Chega desse comunismo nefasto. Os gaúchos querem crescer, querem fazer do estado o que foi no passado. Cambada de desgraçados incompetentes e corruptos, vigaristas e doentes petistas. Voltem para suas goiabas.

Vajra Pema disse...

Sim, veio pra ficar. Oxalá! #LulaPreso #ExtinçãoPTJá

Roberto disse...

Será que vamos mesmo superar essa paixão infantil pelas esquerdas? Nas eleições de 2016 tivemos que votar num sindicalista, esquerdista, colega de turma de ex-diumafiga, líder grevista, ex-petista APENAS para não cairmos nas garras de uma comunista.

Anônimo disse...

Concordo em gênero, numero e grau. PDT representa o atraso em gestão pública

Anônimo disse...

Melo não se elegeu porque aceitou ajuda da Comunista Manuela D'Ávila. Quem a conhece não lhe dá mais voto. O povo já percebeu que o que ela quer é emprego e ganhar bem, pois não contribui em nada.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anônimo das 8:39 h. Ele esqueceu de listar a Educação. Éramos os primeiros no ítem Educação. Hoje estamos atrás até de Pernambuco. Os últimos governos não se importaram com a Educação. Nossos jovens saem das Universidades analfabetos funcionais. O aluno faz de conta que estuda e os professores fazem de conta que dão aulas. E o governo não fiscaliza. É triste mas é nossa realidade.

Anônimo disse...

Justo e perfeito!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/