Editorial, Estadão - A advertência de Teori a Lula

A capa desta semana trata do cerco a Lula, que é inexorável.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem todo o direito de utilizar qualquer recurso previsto em lei para assegurar que seu cliente tenha o mais amplo direito ao contraditório e que a presunção da inocência seja preservada. Só assim, esgotadas todas as possibilidades de defesa, uma eventual condenação do petista poderá ser considerada legítima. Mas não é isso o que acontece quando os advogados de Lula se empenham, como vêm fazendo, em desmoralizar o Judiciário, construindo a versão de que os juízes e promotores envolvidos nos processos que lhe dizem respeito se dedicam a perseguir seu cliente por razões políticas. Ou quando dizem que o Supremo Tribunal Federal (STF) não tem tomado as devidas providências para reverter tal situação, razão pela qual foi necessário encaminhar denúncia a entidades internacionais.

Contra essa atitude de desrespeito institucional – que, mais do que um arroubo retórico, é uma estratégia de defesa muito bem pensada – reagiu de forma enérgica o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo.

(...)


Ou seja, a defesa de Lula considera que todo o Judiciário brasileiro persegue o ex-presidente – por ação, no caso de Moro, ou por omissão, no caso do Supremo. Segundo esse raciocínio, o Judiciário tem de provar que é isento, e a única forma de fazê-lo seria rejeitar liminarmente todas as acusações contra o petista, dado que sua inocência é tão evidente quanto a luz do dia.

CLIQUE AQUI para ler o texto integral. 

4 comentários:

CaioB disse...

Bandido, sempre bandido!
Quanto será que o grande malfeitor do Brasil, o destruidor da moral, da ética, dos bons costumes, da juventude, do bom senso, da honra e da esperança dos brasileiros sairá de cena?
Quanto o enganador dos desavisados e dos deslumbrados pelo papo 171 apoiado pelos amestrados da mídia, o grande mantenedor da pobreza e da ignorância, o maior promotor da corrupção que se tem notícia, está pagando aos advogados?
Ou os causídicos estão fazendo o papel dos idiotas úteis que sofrem da doença infantil do comunismo, como dizia o tenebroso lênin, trabalhando pela causa, pelos seus ideais?

Anônimo disse...

Teori é um voto, entre 11 Ministros. De sua decisão, cabe recurso, foi o que Lula fez. Ou alguém acha que um Ministro do STF fala por todo o STF?

Anônimo disse...

TEORI É CARTADA DE LULA, ISTO É ARTIFICIO,NA HORA VÃO LULAR, AINDA MAIS AGORA COM A MINISTRA TAMBÉM JÁ AJEITANDO A GRAN FINALE QUE SALVARÁ LULA.

DILMA LEVARÁ A CULPA DE TUDO, A PATETA, E LULA O SALVADOR QUE VIRÁ...

Anônimo disse...

Lula presidente 2018 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/