Artigo, Hélio Schwartsman, Folha - Péssimas idéias

A tarefa é inglória, mas vou defender o deputado Jair Bolsonaro. Ou melhor, vou defender que ele tem o direito de exprimir qualquer ideia bizarra que lhe passe pela cabeça sem ter de responder por incitação ao crime.

Penso até que a Primeira Turma do STF, que decidiu torná-lo réu por ter dito asneiras envolvendo uma deputada e o delito de estupro, se apoiou num fóssil jurídico, que é o artigo 286 do Código Penal, para fazer populismo. Numa só tacada, deram um chega para lá numa figura que pessoas civilizadas desprezamos e ainda fizeram uma média com as mulheres.

Não tenho nada a favor de Bolsonaro e nada contra as mulheres, mas me parece difícil conciliar as interpretações mais modernas e amplas do princípio da liberdade de expressão com o tipo penal de incitação ao crime, que já deveria ter sido extirpado do código. Esse é um enquadramento que serve bem para calar ideias e criminalizar grupos, mas que pouco ou nada faz pela paz social.

Se alguém acha que uma conduta hoje qualificada como crime é positiva, deve ter plena liberdade de dizê-lo. A polícia e os tribunais só devem ser acionados se a pessoa tentar cometer o ato. O próprio STF já adotou essa linha, quando declarou que as marchas da maconha são legais.

E não é só a incitação ao crime que deveria ser revogada.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

13 comentários:

Anônimo disse...

O problema do Bolsonaro é que ele não é corrupto.
Isso é um péssimo exemplo no Brasil de hoje!

Anônimo disse...

não interessa o que Bolsonaro tem de bom ou de ruim, a questão é que ele é o único contra ponto a esta esquerda que se instalou no Brasil e seus aliados loucos por dinheiro

Anônimo disse...

Foi ela que começou!
Ele apenas respondeu com sinceridade, pois ela é feia como a noite dos trovões!
Agora ele é culpado de quê? De não querer ser estrupado? Ele nem é bicha!
Será que todos do STF são? Problema deles!

Anônimo disse...

um reportagem morde e assopra de um esquerdista.

Anônimo disse...

"Figura que pessoas civilizadas desprezamos"?!!
Quer dizer que quem não o despreza não é civilizado? Nada a se estranhar vindo do sr. Hélio Schwartsman, da Folha.
Quando vemos a lava jato retirar o véu da podridão política em que vivemos, quando vemos o PSDB assumindo abertamente a posição de não incentivar seus parlamentares pela cassação de Eduardo Cunha porque esse sujeito fez um bem para o País ao dar celeridade ao pedido de impeachment de Dilma, quando vemos até a imaculada santa Marina Silva envolta em suspeitas com falcatruas, a única figura com cacife político para disputar com chances a presidência da República é o Bolsonaro, em que pese o monte de bobagens que fala.

Anônimo disse...

Bolsomito!

Anônimo disse...

"tarefa inglória"?; "No mais, como já ensinava Stuart Mill, precisamos que as péssimas ideias, terreno em que Bolsonaro excele, circulem para que as boas possam confrontá-las e, assim, triunfar"
Quais são as péssimas ideias do Bolsonaro? Ou seriam as "péssimas" verdades que ele fala: dizer que lugar de bandido é na cadeia; ser a favor da redução da maioridade penal e outras do gênero?
Fazer essa "tarefa inglória" já é um avanço mas precisa ter mais coragem para ir além do politicamente correto, isto é, agradar às esquerdas.

Anônimo disse...

a maria do ossario ja foi citada, mas ainda depois de meses e meses continua na gaveta, fora pt

Anônimo disse...

A Maria é retardada mental, tinha que ser colocada no São Pedro.

Marcelo disse...

"Figura que pessoas civilizadas desprezamos"?!!
Quer dizer que quem não o despreza não é civilizado? Nada a se estranhar vindo do sr. Hélio Schwartsman, da Folha.
Quando vemos a lava jato retirar o véu da podridão política em que vivemos, quando vemos o PSDB assumindo abertamente a posição de não incentivar seus parlamentares pela cassação de Eduardo Cunha porque esse sujeito fez um bem para o País ao dar celeridade ao pedido de impeachment de Dilma, quando vemos até a imaculada santa Marina Silva envolta em suspeitas com falcatruas, a única figura com cacife político para disputar com chances a presidência da República é o Bolsonaro, em que pese o monte de bobagens que fala. ²

Folha é da turma justiceira social que nem a uol

Marcelo disse...

E outra...

Aonde que esse boçal defendeu Bolsonaro?

Anônimo disse...

Com frequencia são disparados palavrões no plenário. Cuspidas também são usuais. Isto também não é falta de decoro passível de protesto? Dois pesos, duas medidas.

Anônimo disse...

De tão feio que é, só um tarado sexual seria capaz de a estuprar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/