Ajuda bilionária de Lula ao Paraguai será paga pelo consumidor brasileiro

Consumidores de energia vão pagar uma conta quase bilionária do acordo fechado pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo para ajudar o Paraguai. A fatura tem origem no acerto firmado com Lugo, em 2009, que pleiteava à época uma remuneração maior para a eletricidade fornecida ao Brasil pela usina binacional de Itaipu. Lula classificou aquele acordo como “histórico”.

A reportagem é do jornal Valor deste final de semana. Leia tudo:

O Valor apurou que a MP 735, medida provisória com amplas mudanças no setor elétrico, repassará às contas de luz um montante anual de cerca de US$ 200 milhões. O impacto nas tarifas dos consumidores é estimado em 0,6% de aumento. Até o ano passado, quando a despesa foi de R$ 692 milhões, o ônus era assumido pelo Tesouro Nacional. Conforme o Tratado de Itaipu, cada país tem direito à metade da energia produzida.

O Brasil exerce preferência para comprar a eletricidade que não é consumida no Paraguai por falta de demanda. No entendimento assinado em 2009, o governo aceitou elevar a quantia paga anualmente por uma parte do excedente. Neste ano, porém, o Orçamento Geral da União (OGU) não previa os pagamentos. Isso acabou criando uma situação inusitada: desde janeiro, o país vizinho não recebeu os pagamentos adicionais prometidos por Lula. Esses valores em atraso também serão repassados à tarifa, segundo previsão de um artigo incluído na MP 735, apesar da forte discordância apresentada pelo Ministério de Minas e Energia ao longo das negociações. A equipe econômica acabou vencendo o embate.

A energia produzida por Itaipu abastece as distribuidoras do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ou seja: o aumento se restringe apenas aos consumidores das três regiões. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

17 comentários:

Anônimo disse...

Na época somente alguns blogs comentaram, a mídia em geral ficou quieta.

fred oliveira disse...

Os dois manadatos de Lual foram produtores de verdadeiras catastyrofes economivcas para os brasileiros. Dilma foi incompetente mas tambem pegou o abacaxi deixado pelo governo marqueteiro lulista. o Resultado e' que pagamos a conta da incompetencia do governo Lula, essa e' a realidade.

Anônimo disse...

Esse partido é tão cafajeste, que doa o dinheiro do povo pobre, para ajudar os companheiros de doutrina comunista dessa miserável América Latrina. Dou 2(duas) refinarias da PTebrás à Bolívia.

Se esse partido corruPTo, cafajeste, comunista, tivesse gasto no Brasil, tudo o que gastou com obras no exterior(com financiamento do BNDES), o Brasil não estaria nesta situação que nos encontramos, caos na saúde nas estradas na educação CAOS na segurança pública. Vivemos uma verdadeira guerra civil, em que só um lado, o dos bandidos, tem direito a andar armado.

O BNDE foi criado pel ditador Getúlio Vargas, em 1942, com a intenção de alavancar o crescimento econômico do Brasil. O BNDEs nas mão desse governo corruPTo, se transformou em BANCO MUNDIAL para a cumpanheirada de ditadores. Qdo essa corja vai pagar esses empréstimos do BNDES...???

Anônimo disse...

Vamos recuperar o dinheiro roubado das refinarias na Bolívia, isto é uma questão de soberania nacional!

Anônimo disse...

isso ai é politica tipica da UE...

por isso os britânicos caíram fora...

Anônimo disse...

O prejuizo que Lula/Dilma deram ao Brasil vem aos poucos aparecendo. Deveriam pegar perpétua.
Esther

Anônimo disse...

Com a palavra os "jornaleiros" e a "população" que naquela época achincalhavam qualquer um que discordasse dos métodos da ORCRIM e de Luladrão, sendo taxados de reacionários...

Anônimo disse...

Nesse caso o Paraguai tinha todo o direito. O Brasil estava utilizando praticamente de graça a energia do Paraguai. Já o caso da Bolivia é escandaloso.

Anônimo disse...

LUGO PRESIDENTE PARAGUAIO ERA BANDIDO FOI IMPEDIDO

FIZERAM CUMPRIR A LEI E CHUMBO NELE.

O PRESIDENTE DO PARAGUAI,LUGO, ERA UM PETRALHA,DO FORO DE SÃO PAULO, E ASSECLA DE LULA.ANDOU APRONTANDO POR LÁ E OS PARAGUAIOS APLICARAM A CONSTITUIÇÃO E ELE LEVOU CHUMBO

INVEJO O PARAGUAI POR NÃO SE DEIXAR ENGANAR, POUCOS MESES E VIRAM O QUE O BOLIVARIANO PRESIDENTE ESTAVA FAZENDO E...PONTAPÉ NA BUNDA DELES.OBRASIL RECLAMOU E TEVE QUE CALAR.O MUNDO CIVILIZADO DISSE AMÉM .

O BRASIL TEM CULPA POR ACEITAR O QUE ESTAVAMOS VENDO, E QUASE NÃO ACREDITANDO NA ROUBALHEIRA DO PT, DO APARELHAMENTO DAS INSTITUIÇÕES E EMPREGOS, ALGO JAMAIS VISTO. APARELHAMENTO QUE AUMENTA CUSTOS E NOS TORNA INVIAVEIS ECONOMICAMENTE ,EMPOBRECIDOS DIA A DIA.

SE NÃO FOR DESMONTADA LOGO A MAQUINA PETISTA DE ROUBAR, CONTINUARÁ A ROUBAR E POR A CULPA NOS OUTROS. OU SE FAZ UM SERVIÇO BEM FEITO, PODAR PETISTA LADRÃO DE CIMA A BAIXO OU A COISA FICARÁ PIOR, SE ESTRUTURARÃO NOS ESCALÕES INFERIORES E DESVIARÃO VERBAS E DESTINARÃO RECURSOS PARA A SEITA DO 13.

O BRASIL ACEITOU E CONFIRMOU OS LADRÕES.

Anônimo disse...

ESSE LADRÃO FDPTA DO LULA, NÃO SÓ FOI CRIMINOSAMENTE BENEVOLENTE COM O EX-PADRECO LUGO DO PARAGUAI COMO TAMBÉM COM O ÍNDIO COCALEIRO NARCOTRAFICANTE MORALES QUANDO ROUBOU INSTALAÇÕES DA PETROBRÁS. O LULA JÁ DEVERIA ESTAR NA CADEIA SÓ POR ESSES DOIS MOTIVOS, MAS EXISTEM AINDA AS DEZENAS DE OBRAS FINANCIADAS PELO BNDES PAÍSES DE DITADURAS ESQUERDISTAS, QUE SABE-SE LÁ QUANTO FOI ROUBADO OU SE ESTÃO SENDO HONRADOS OS EMPRÉSTIMOS.

CADEIA PRO LULA E DILMA URGENTE, PARA O BEM DA NAÇÃO!

Anônimo disse...

Bem lembrado e comentado, anônimo das 12:02.
Penso que o que já foi pago ao Paraguai já está de bom tamanho, pois a negociação entre a "alma maix honexta do mundo" e o padreco mulherengo encheram o Tesouro Paraguaio com milhões de dólares, enquanto nós pagamos por uma energia cara e mal produzida/distribuída.

Anônimo disse...

Anônimo das 14:55hs, a Itaipu foi construida pelo Brasil que assumiu as dividas do financiamento, o Paraguai ficou de pagar com o fornecimento de Energia e pelos cálculos contratuais venceria em 2023.O Lula fez uma média com o bolivariano Lugo do Paraguai que foi apeado do poder pelo atual Governo Paraguaio.

Anônimo disse...

Isso não foi acordo, mas negociata em que ele embolsou bilhões, como sempre faz.

Anônimo disse...

Quem deu causa ao prejuízo que os pague. Simples

Unknown disse...

Fim do PT e cadeia nelles....

Gilmar disse...

o lula, a dilma o pt deveria serem botados dentro de um saco com a boca amaarada junto auma bigorna e largar todos dentro da represa de Itaipú. Essa é a solução para o Brasil.

Gilmar disse...

o lula, a dilma o pt deveria serem botados dentro de um saco com a boca amaarada junto auma bigorna e largar todos dentro da represa de Itaipú. Essa é a solução para o Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/