Índice de Confiança da indústria e dos serviços registrou elevação em abril

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) atingiu 77,5 pontos em abril, de acordo com a leitura final da Sondagem da Indústria divulgada há pouco pela FGV. 

O resultado do ICI representa um avanço de 2,4 pontos em relação ao mês anterior, descontada a sazonalidade (ligeiramente inferior à alta de 2,7 pontos observada em sua prévia). Com isso, alcançou o maior patamar desde abril do ano passado. A elevação refletiu o avanço de 3,6 pontos do indicador de expectativas e de 1,2 ponto da situação atual. No mesmo sentido, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) oscilou de 73,7% para 74,3% no período, excetuados os efeitos sazonais. 

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), por sua vez, alcançou 69,3 pontos em abril, o equivalente a uma expansão de 0,4 ponto na margem, também realizados os ajustes sazonais. O resultado decorreu exclusivamente da alta de 3,1 pontos das expectativas, visto que o indicador de situação atual caiu 2,3 pontos. 

As elevações das confianças desses setores, assim, sugerem alguma acomodação do ritmo de queda da atividade econômica no início do segundo trimestre deste ano.

Nenhum comentário: