Fogaça anuncia decisão de votar pelo impeachment de Dilma Roussef

A nota quem e o ex-prefeito, ex-senador e atual deputado José Fogaça distribuiu para os jornalistas, deixa bem claro que ele votará pelo impeachment de Dilma Roussef. O voto de Fogaça era aguardado com ansiedade pelos seus eleitores e pelo PMDB do RS, porque todo o restante da bancada federal já tinha tomado esta decisão. "O Brasil está sem governo e pouco governo que existe não tem governabilidade", disse o atual deputado do PMDB. 

José Fogaça convalesce em casa de delicadas cirurgias que fez no coração, mas avisou que não faltará ao voto no plenário, quando a Comissão Especial concluir seu relatório. 

Leia a nota:

UMA HISTÓRIA. UMA DECISÃO.

Era 30 de dezembro de 1992. Ergui-me do assento no Senado Federal e declarei ao microfone meu voto pelo impeachment de Fernando Collor. Um voto firme e convicto, que procurei dar com critério e sobriedade. O Brasil tomava naquele momento um novo caminho. Não posso deixar de revelar, no entanto, que vivi, naquele instante, um misto doloroso de esperança e temor em relação a nosso país. Impeachment é saída rigorosamente institucional. Impeachment é lei. Impeachment é Constituição. Só não pode acontecer a cada passo, repetidas vezes, na vida de uma mesma geração. Um impeachment a cada esquina da história de um povo pode ser, na verdade, sintoma de graves enfermidades políticas e sociais. Por isso, naquele dia, quando, após o voto, voltei a sentar em minha cadeira no Senado, desejei profundamente que o Brasil nunca mais passasse por isso. Narro o episódio apenas para dar ideia de o quanto um processo de impeachment, a meu ver, exige uma  postura de avaliação rigorosamente metódica, séria e responsável. Isso é o que os meus eleitores sempre tiveram em meus votos na Câmara e no Senado em meus 38 anos de vida pública. E esse é, com afinco e consciência, meu comportamento nesses últimos meses. Os fatos desta semana, enfim, fizeram emergir  as razões de conteúdo jurídico e político que apontam para a decisão que efetivamente tomei: a de votar sim pelo impeachment.  O Brasil está sem governo e o pouco governo que existe não tem governabilidade. Quem mais precisa de governabilidade política e de uma economia reestabilizada e reorganizada é, acima de tudo, a população de menor renda, a menos protegida contra as crises. Não podemos mais submeter os brasileiros à agonia  e à incerteza.

21 comentários:

Anônimo disse...

É o mínimo que se espera desse Sr. diante de todo esse descalabro. Fiquemos vigilantes e "em cima" fiscalizando cada parlamentar para que votem a favor da descência no Brasil e pela saída dessa corja do poder. Fora Dilma, Fora Lula, Fora PT!

Anônimo disse...

Parem as máquinas, o Fogaça vai votar pelo impeachment. Ainda bem que se posicionou a tempo, mais alguns dias, e já era..

Unknown disse...

É o mínimo que ele tem de fazer.

Anônimo disse...

Pra variar, Fogaça demoroooou....

Anônimo disse...

Juristas assinam recurso de Lula contra Gilmar:

Ex-presidente Lula acaba de apresentar pedido de habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal, assinado por alguns dos mais importantes juristas do País, contra decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, que remete seu caso ao Paraná; o habeas corpus é assinado pelos juristas Celso Antônio Bandeira de Mello, Weida Zancaner, Fabio Konder Comparato, Pedro Serrano, Rafael Valim e Juarez Cirino dos Santos, junto com os advogados Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira Zanin Martins e Roberto Teixeira, defensores de Lula; os juristas e advogados apontam que Gilmar Mendes extrapolou e invadiu a competência do ministro Teori, ao conceder a liminar pedida por PSDB e PPS ...

PS: Para confrontar o Ministro do PSDB no STF tem de ir bem calçado.

Anônimo disse...

Passado esta crise de tentativa do PT em transformar o Brasil numa Cuba ou Venezuela temos que reestruturar os três poderes da nação:
- Temos que fazer uma reforma política, proibindo coligações, temos muitos partidos de aluguel, na verdade são todos partidos de aluguel;
- Temos que fazer um novo pacto federativo, ficando a maior parte dos recurso nos municípios, depois no estado e por último vai a parcela da federação;
- Temos que reformular o nosso judiciário, ele não funciona, é lento, parece que pouco comprometimento com a sociedade;
- Temos que revisar o STF; Tribunal de Contas; Procuradoria Geral da União, não são independentes, trabalham de acordo com os interesses políticos e não para o bem da sociedade;
- Precisamos uma Policia Federal mais independente porque ela está refém de um judiciário contaminado pela política e outros interesses que não são o cumprimento da constituição.
Se não houver profundas mudanças somente trocaremos um grupo de políticos corruptos de todos os partidos ou quadrilhas coligados por outra. E, ficaremos sempre a espera de um juiz herói e sem uma estrutura de governo que interessa ao povo.

Anônimo disse...

Que sábia decisão. Caso contrário seria difícil encontrar quem quisesse segurar a alça do seu caixão (político).

Anônimo disse...

Porra meu, finalmente hein? É que o Fogaça é assim mesmo, devagar quase parando!

Anônimo disse...

15 dias atrás estava na Guaíba defendendo Dilma. Agora aparece um monte de moralista. Mais um hipócrita. Daqui do RS tem 2 que nunca mudaram de lado. Onyx e Marchezan. O resto é anti petismo de ocasião.

Anônimo disse...

Até que enfim, bela decisão Sr.Fogaça, agora manda ver..

Anônimo disse...

Quanto mais próximo do fim são as conversões, mais suspeitos são os convertidos. Alguns fanáticos se imolarão junto de seus líderes criminosos (vide 'A Queda'), mas a maioria -que pensa ter ainda algum futuro político a preservar- pula do barco antes. Clássico.

Anônimo disse...

Até que enfim Fogaça. Agora o gringo cretino ficou solitário na defesa da Dilma. Ele com o psdb do Redecker e do Paulo de Tarso. Muita maracutaia vão fazer na ceee. Fácil de concluir pela tentativa em 2015 de vender a preço vil o terreno da ceee para a RBS que foi sustado pela denúncia do editor. Fora Dilma! E leva junto contigo o gringo Sartori

Anônimo disse...

Só agora ele viu que não temos governo é.... Depois de 13 anos tá bem atrasado _de mim nunca terá voto, só aceito o Temer porque a chefona deve sair,isto é, ela já deveria ter saído,Temer também foi citado varias vezes no petrolao,farinha do mesmo saco,mas melhor ele do q a quadrilha pt q acha que é dona do pais

Anônimo disse...

cade as algemas do lula

fred oliveira disse...

Correto, Fogaca, por que prolongar esse caos, esse desgoverno e essa desonestidade `a toda prova que esta' ai? Hora de um novo governo.

Anônimo disse...

Estranho que o mais honesto dos honestos brasileiros, uma pessoa tão dócil, educada, com extremo bom senso e que ama todos os brasileiros, apesar de suas diferenças, precise de aparato advocatício e jurídico de porte tão majestoso e extremamente caro! É o ladrão rico querendo a todo custo virar ministro. O peixe morre pela boca, principalmente quando dela só sai esgoto!

Anônimo disse...

Fogaça, mais um comunista do nosso estado. Bolsonaro presidente, fora comunistas, especialmente os moderados(PSDB, FOGAÇA, ALCKMIN, SERRA, VIEIRA DA CUNHA, ETC).

Anônimo disse...

Até que enfim, Fogaça!

Anônimo disse...

Não esperava outra atitude de Fogaça. Espero que esteja totalmente recuperado da cirurgia.

Anônimo disse...

Bolsonaro já votou no lula,é do pp anos e anos,pp do Maluf partido aliado da bandilma, de mim n tem voto,farinha do mesmo saco

Anônimo disse...

polibio

e o voto a favor dos bandidos di menor, vai mudar ou não

estamos de olho no senhor

amigo de bandido, bandido é

tome vergonha


seu voto no caso é igual aos bandidos que estão no governo, pt lula dilma rosario amigos dos bandidos de toda a espécie


mude antes que seja tarde

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/