CEEE quer demitir 800 trabalhadores Primeira leva de 188 sairá em março.

O editor conversou com alguns empregados das empresas do grupo CEEE que estão na lista de degola. Eles disseram que na reunião passada no TRT, Paulo de Tarso chegou a dizer, na presença dos sindicatos, que a demissão de 188 funcionários resolveria apenas a quarta parte do problema. Logo deduziram os técnicos que o presidente da CEEE, que consideram arrogante, prepotente, autoritário, desconhecedor das regras do setor elétrico, possui objetivos ainda não muito clareados.
Os profissionais acreditam que ao começar a degola pelos mais experientes e preparados, Paulo de Tarso quer livrar o caminho para se desfazer de ativos do grupo e talvez a própria CEEE.

 Há bastante tempo correm denúncias de que desde a gestão anterior petista, a direção estaria sendo assediada para vender o terreno da CEEE na avenida Ipiranga, Porto Alegre, a preços generosos, para a Maiojama, que é da família dos donos da RBS. A denúncia do editor teria abortado provisoriamente a investida da Maiojama. Existe certeza dos profissionais de que em 2016 o terreno será vendido a preços camaradas para criar um fundo para pagar parcela do enorme passivo trabalhista que será gerado com as demissões de março.

Alguns escritórios de advocacia contatados, que de momento preferem não se identificar, acreditam que a reintegração dos demitidos será superior a 70% o que se configurará em uma gestão super desastrada.

O que a diretoria não sabe, e também não sabem os diretores com ele alinhados, é que os profissionais degolados, em face da enorme indignação, irão também fazer ação popular contra Paulo de Tarso e esses diretores e pedirão para amigos e familiares fazerem o mesmo. A ação popular tem natureza constitucional e exige apenas advogado e título eleitoral. Seguramente a CEEE terá que responder a mais de 150 ações populares, o que causará ao mesmo uma enorme dor de cabeça para a companhia. 

33 comentários:

Anônimo disse...

impressionante como todas estas empresas cria da gauchada que elegeu comunas populistas que as criaram nenhuma deu certo e o pior a gauchada ainda nao aprendeu pois continua contra qualquer tipo de privatização.

Anônimo disse...

Editor,deixando de lado simpatias particulares por um ou outro lado,sejamos pragmáticos,a questão que se impõe é:Que tipo de empresa pública o cliente da CEEE, o acionista majoritário e os trabalhadores querem? Certamente não é essa que está aí.
É de conhecimento público que a CEEE está com seus indicadores operacionais muito ruins. Para quem não sabe, a CEEE paga todos os anos a ANEEL uma verdadeira fortuna por conta de obras essenciais que sistematicamente são entregues muito além do prazo contratado em leilões. Até onde sei,quem faz obras não é a Diretoria,essa aprova e autoriza,ficando para o corpo técnico a gestão da mesma,capitaneada pelos "mais experientes e preparados". Mas o que estão fazendo esses "mais experientes e preparados" que não conseguem entregar essas obras na data aprazada?
Se esses "mais experientes e preparados" são tão imprescindíveis como se intitulam,a CEEE deveria proibi-los de andar no mesmo avião e fazer como a ELETROSUL,ou seja,após o desligamento da empresa,recontrate na condição de Pessoa Jurídica-PJ aqueles realmente indispensáveis para uma determinada tarefa. Serão então consultores tarefeiros, serão demandados quando realmente for necessário e receberão por tarefa executada.
Para encerrar, qual o argumento plausível que os advogados irão utilizar para reintegrar "mais ou menos 70% dos demitidos"? Essa empresa nunca será saudável com toda essa gordura localizada paga pelo seu cliente na conta da luz todos os meses.

André Luis disse...

Parece que os funcionários da CEEE-D estão tentando politizar a demissão dos funcionários quando as demissões não são políticas, elas são de caráter regulatório/empresarial.

A CEEE-D tem 5 anos para atingir os indicadores de qualidade estabelecidos nas resoluções da ANEEL, QUE TODOS AS OUTRAS DISTRUBUIDORAS DE ENERGIA do Brasil TAMBÉM DEVEM CUMPRIR, não apenas a CEEE-D.

A questão das demissões, segundo informam, acontece devido ao fluxo de caixa da distribuidora CEEE-D. Segundo o modelo regulatório da ANEEL, da empresa modelo de referência, a concessionária deve ter um luxo de caixa positivo e um balança positivo.

E é por isso que as demissões serão necessárias, porque a CEEE-D tem um número bem maior de funcionários do que as outras distribuidoras para o mesmo tamanho de operação e isto afeta a meta do fluxo de caixa da empresa em relação a empresa de referência da ANEEL.

Ou seja, a questão não é política em si, mas sim regulatória, na qual a empresa deverá ficar mais enxuta para atingir as metas regulatórias do setor energético.

Agora, se estas metas são justas, ou não, aí sim entra o debate político.

Anônimo disse...

O pior mesmo é que a CEEE sempre teve na direção pessoas desqualificadas para a função, mas são todos indicados por ser cargo político. E como sabemos político não é administrador de nada, porque o dinheiro é público. Não sabem administrar a própria casa, e são metidos a besta na administração de órgãos públicos. Se não arrumam a "boquinha" morrem de fome.

Anônimo disse...

RECLAME AGORA OU SEJA ROUBADO PELO PT PARA SEMPRE

Anônimo disse...

Depois vem a petezada, esses sanguessugas, dizer que privatizar é precarizar... É verdade, precariza sim a mamata obscena desses chupins. Quem não conhece a fama dos engenheiros da CEEE: aposentam aos 40 anos, salario integral, ainda metem a empresa na justiça... e ganham indenização milionária (os advogados da CEEE tem o pior recorde mundial de perda de ações, muitas vezes por prazo...). Essa M de empresa que o Brizola criou, nunca foi seria.

Anônimo disse...

DIA 13 SAIAM DAS TOCAS E TOMEM AS RUAS DE NORTE A SUL, POVO NA RUA EM MASSA, NAO ESPEREM POR LISTA DE CIDADES E BLA BLA BLA, VAMOS SAIR DAS TOCAS E TOMAR AS RUAS

IMPEACHMENT NA DILMETRALHA LESA PATRIA

Anônimo disse...

O pmdb contrariado deixou Britto privatizar dois terços da ceee e isso o que resolveu? Os empregos foram para São Paulo, pois aes e rge tem sede em SP. No PR, em SC e em MG as empresas são estatais dão lucro e seguem empregando profissionais qualificados. Só no RS um despreparado como Paulo deTarso assume a diretoria da ceee. Jamais um sujeito como ele assumiria a Copel ou a Cemig. Quem atrasou as obras foi o presidente da ceee por ser centralizador.
Fiquem tranquilos os privatista que Paulo de Tarso irá privatizar toda ceee se puder. Mas ele corre o risco de gerar a perda da concessão se o passivo for grande. Estatais da União e do rs resolveram o problema sem essa gestão temerária do Paulo de Tarso. Os demitidos da ceee devem fazer ação popular contra o desastrado e incompetente presidente da ceee e não contra a ceee. Quem tem que se incomodar é o mau gestor e não a empresa

André Luis disse...

Como o serviço de distribuição de energia elétrica é um monopólio natural, cuja competência constitucional é do governo federal, cabe ao ente regulador, ANEEL, buscar a Menor Tarifa possível que remunere o melhor serviço possível e remunere os investimentos prudentes.

Ou seja, a Tarifa do serviço de energia deverá comportar apenas os investimentos prudentes e os serviços mais eficazes possíveis através de indicadores de qualidade.

Vejam este trecho da nota técnica da ANEEL sobe a Empresa de Referência:

o link pode ser localizado no google - ANEEL empresa de referência

"A partir das reformas, houve uma mudança na concepção de indústria integrada
verticalmente, ao se considerar que a distribuição deve ser tratada de maneira independente, ainda que
regulada, e o foco passou a dirigir-se à busca de eficiência. Desse modo, procurou-se garantir a viabilidade
econômica da prestação do serviço com o menor custo factível, dado determinado nível de qualidade na
prestação do serviço, sem repasse de encargos desnecessários ou excessivos aos consumidores finais. A
regulação é colocada como uma forma de substituir o mercado e a ela incumbe a fixação de um conjunto de
incentivos e de restrições que permitam simular condições competitivas, dada a característica de monopólio
natural das atividades de distribuição e transmissão ."

Anônimo disse...

Os assessores da presidência e da diretoria bateram ponto aqui no teu post, hem Polibio?
Pra começar ninguém com menos de 55 anos pode se aposentar, então esse pessoal acima mente ou fala de três décadas passadas!
Depois, ninguém mais é marajá na Ceee, deixem de ser invejosos! As empresas do setor elétrico pagam muito mais e respeitam também seus funcionários!
Uma coisa é verdade! Um desqualificado como o Paulo de Tarse JAMAIS seria presidente de alguma empresa em outro estado!
Gaúchos além de mal informado, invejoso é fácil de ser ludibriado!
Sartori pôs uma besta a administrar à nossa empresa e eles miram nos empregados!

Anônimo disse...

Isso tudo tem acarajé!
Tem pixuleco!
Paulo de Tarso é o operador!
Redecker sabe das coisas!
É SARTORI???

Anônimo disse...

Afora manifestações aqui expressas sem qualquer conteúdo - são apenas exemplos da falta de politização e conhecimento dos que se manifestam, eis que surge um defensor do Senhor Paulo de Tarso. Sr. Andre, já que possui tantos conhecimentos do setor elétrico, convém ler a Nota Técnica da ANEEL - documento público, que subsidiou a autorização de renovação das concessões - CEEE-D inclusive, para explicar porque a atual Diretoria prefere demitir, quanto a própria ANEEL expressamente diz que do ponto de vista regulatório é preferível um PDV/PDI?
Além disso, as demissões não se restringem a CEEE-D, mas também alcança empregados da CEEE-GT, que está com balanço positivo. E aí? Qual o argumento? Quem sabe o Senhor Paulo de Tarso não tem tanta ojeriza a implementação de um PDI/PDV porque foi meio deste instrumento que saiu da FEE, na época do Antônio Britto, para ficar perambulando pelo pais, sem eira nem beira....
Sob a roupagem de necessidade técnica/regulatória se esconde sim uma vilania qual seja pura perseguição.

Anônimo disse...

Esse filme ja vi acontecer com empresas de grandes nomes Internacional como a própria TAURUS. Demitiu quem sabia mecher realmente com o produto oferecido pela marca para enxugar salário altos e contratou pessoal de 0000 de conhecimento na área de sua administração e produção acarretando uma péssima qualidade no produto. e como é uma empresa de capital aberto perdeu 1000% no seus ativos na Bovespa onde em 2008 valiam R$ 14,00 e hj vale pouco mais de R$1,00 por conta disso teve que vender seus patrimônios a preços de banana. como a Matriz de Porto Alegre , Gravataí e se sujeitando a um aglomeração em sao leopoldo e

Anônimo disse...

A CEEE não tem mais recuperação, a folha de pagamento é absurdamente pesada, resultado de um plano de cargos e salários "burro" que só engrossa os salários sem a contrapartida do funcionário, e com isso falta dinheiro para investimento em infraestrutura. Por exemplo, você passa no concurso com a exigência de segundo grau função administrativa mas se depois for apresentado algum diploma de curso superior, você acaba recebendo como tal, mas continua exercendo a mesma função, que qualquer estagiário pode fazer. Ora bolas, para o funcionário receber como um administrador, advogado, contador, jornalista, psicólogo, engenheiro, sociólogo, biólogo, químico e muitas outras, deveria exercer estas funções.
A estatal também tem um departamento jurídico inchado, mas inoperante e incompetente, e até com formação de conluio com escritórios de advocacia, o que resultou neste passivo trabalhista gigantesco para a empresa, e vai aumentar.
Mas tudo isso é "direito adquirido", só a privatização salva, antes que a coisa piore!

Anônimo disse...

Eu vou entrar contra o presidente e cada diretor!
Esperem e verão!
A justiça há de ser feita!

Casarin disse...

Governo Estadual ou Federal tem que cuidar de Saúde,Educacao e Segurança.
Manter estas empresas para usá-las como moeda de troca e cada vez mais incompetentes e o fim da linha.
Acredito que se a equipe do Governador ou a do Presidente independente de partido ( menos do PT ) fizesse um plano de ação para acabar com estas tetas a grande maioria da população aprovaria e ajudaria fazendo pressão para ser serem aprovados.

João Paulo da Fontoura disse...


Não estou entendendo o editor desse Blog, o grande jornalista Políbio Braga: critica, com toda a razão, a desqualificação da empresa em prestar os serviço fim. Quando sua direção, mesmo a passos de cágados, inicia movimento na direção de enxugar a mesma, num movimento correto - qualquer empresa num mercado competitivo e exigente tem que ter o número "exato" de funcionários, técnicos - pau na direção. Qual é, Senhor Políbio, algo tem que ser feito, e tudo que tem que ser feito tem um início! Para mesmo para vender, ou federalizar, a empresa, antes tem que estar enxuta! Abraços.

Anônimo disse...

Veja como os defensores dos diretores e presidente são desonestos nas suas argumentações acima, seria o certo demitir os empregados da CEEE -D tendo em vista que todo o processo se deve a renovação da concessão da Distribuição.
Mas, pasmem! Eles estão demitindo empregados da CEEE-GT , que nada tem haver com o negócio!
Na justiça isso tem nome: perseguição!

Anônimo disse...

Por que eu que tenho 55 anos, tenho família, trabalho muito, vou me aposentar?
Para depois ter que ir procurar outro emprego?
Tenho 2 filhos na faculdade, ganho o que o quadro de carreira da empresa diz que eu tenho que ganhar, sou pontual, sou sempre bem avaliado, nunca fiz nada que me desabone, por quê?
Para agradar o Sr Paulo de Tarso?
Um sujeito que com certeza sabe bem menos do que eu sobre o setor elétrico?
Eu não vou mais deixar que me tratem assim!
Isso é uma questão de honra, estou sendo discriminado e vou buscar meus direitos como cidadão de poder trabalhar até a idade que eu estiver produtivo!
Não vai ser esse ameaço de presidente, aliás, já desmoralizado dentro da CEEE por todos perceberem que ele veio para arrumar o tal de pixuleco, que eu e meus colegas vamos estragar nossas vidas!

Anônimo disse...

Olha aqui o Paulinho Acarajé, todos sabemos a que tu veio!
Não vai ser um malandrão do teu naipe que vai nos assustar!
É bom tu ir pensando que tuas trampas hoje em dia são muito mais fáceis de se descobrir do que anos atrás!
Perseguir os melhores, ficar com os medíocres que te defendem e batem palmas por carguinhos ridículos é de chorar!
E teus advogados e advogados?
Será que tem diploma?
São muito ruins!!

Anônimo disse...

Não te preocupa, Polibio! Só aposentados serão demitidos. Ninguém ficará sem renda, ao contrário dos empregados das indústrias e lojas que estão fechando.

Anônimo disse...

PSDB indicado pelo Redecker para o Sartori!
Paulo Pixuleco!
TADIELLO Acarajé!
Calazans Marajá Fazendario

Pegaram a Ceee de assalto!
Chama o Moro!

Anônimo disse...

Na medida que a Diretoria da CEEE faz alarde em reduçao de custos e pessoal ,adquirem carros de luxo e importado para servi-los a custo da CEEE enquanto que tem secretaria com carros normais e nacionai para servi-los ainda mais as vezes tem um evento cada diretor desloca com seu carro ,sabe quem paga esta conta nos usuarios da CEEE e aquele velho ditado faça o que digo e nao faça o que eu faço sem falar no cumprimento de horarios na CEEE ,a chefe geral do juridico chega entorno das nove hoas da manha ou se nao mais tarde agora me digam por que existe esta diferenca os que devem dar exemplo nao dao. COMPRAM CARROS LUXUOSOS QUE NEM O GOVERO E SECRETARIOS DE ESTADO POSSUEM E O CUMPRIMENTO DE HORARIO DEVE SER PARA TODOS SEM EXCEÇAO

Anônimo disse...

Num pais onde a Presidente Dilma anda de limosine para chegar num evento no entanto em que Presidente da Fiat chega de fiat palio e o mesmo caso no Rio Grande do Sul em que o Governador e Secretario chegam de carros mais Modestos e andam com este carros e viajam Os Diretores andamde Honda Civic ué a CEEE na esta endividada e com obras atrasadas ou a Chinelagem do Presidente onde a unica forma de andar de Honda e com dinheiro do Povo RioGrandense

Anônimo disse...

Meu Caro se tiver como provar o caso dos carros vai la no MP e denuncia fica na Rua Santana 440 se nao queres se identificar pedi sigilo. Isto e grave

Anônimo disse...

É o cúmulo do absurdo. A empresa dá prejuízos milionários ano após ano, tem uma folha enorme de marajás, e não pode mandar embora porque vão entrar na justiça, vão reclamar com o papa,etc.
A empresa está refém das mamatas, tanto da diretoria quanto dos funcionários.
Tem de privatizar e mandar todo mundo embora. São CLTs, quero ver ganhar alguma coisa se a empresa for privada.
Agora estatal a mamata é garantida, advogam em causa unicamente própria.
O início foi com a CESA.
A vez de vocês vai chegar.
A população não aguenta mais pixulecos, mamatas e marajás.
Você poderão mostrar sua eficiência na iniciativa privada.

Anônimo disse...

Esses muquiranas como o presidente Paulo de Tarso, que até da esposa já separou de tanto que subiu na cabeça o cargo de presidente, agora tem que ter uma Rose...
Mais o fazendario Calazans, que é capacho do presidente e o Tadiello, que pelo cargo de diretor traiu todos os colegas...
Esperar o que de gente desse tipo?
Ratos de esgoto, homens sem palavra?
Vão ficar na história da Companhia como os mais desprezíveis dos gestores!

Anônimo disse...

Tem que privatizar. Os salários são absurdos e o serviço é ruim.

Anônimo disse...

Aqui está se falando em perseguição, não em não diminuir ou desligar empregados!
Só que para fazer isso existe jeito, não é necessário fazer terrorismo, perseguição, muito menos ser truculento!
Se o pessoal que acima falam em demissão e entrega da empresa à iniciativa privada, tudo bem, só que existe lei, não só para empresas estatais como para privadas!
E isso não está na vontade do administrador malvado , está no direito de qualquer cidadão, ainda mais com mais tempo de serviço, que não é um demérito, mas sim uma credencial!

Anônimo disse...

Anônimo de 19:49,
Pelos comentários que vejo aqui salários exorbitantes é apenas um dos problemas.
Atrasos em obras, carros caros para diretoria, ações judiciais de pai para filho, descontrole em horas-extras, etc, etc, etc, etc...
Todos, sem exceção, dentro da empresa são culpados pela situação em que a mesma se encontra. Uns por ação e outros por omissão.
Se você não compactua com isso faça uma visita ao MP.

Anônimo disse...

CEEE-D distribuidora, com Patrimonio Liquido Negativos. Nao tem problema, a conta sera rateada pelos gauchos.
Imagina se a CRT, que os telefones eram cotados a US$ 4.500,00 nao tivesse sido privatizada? Se alguem roubou, policia neles. Mas a privatizacao eh a saida do preco justo!
Ao anonimo das 14:02, devo dizer que ladroes tambem sao encontrados na iniciativa privada. E a cadeia, deve receber bons administradores. Valor da acao de RS 14,00 por acao em 2008, e apos grupamento de 11 acoes para uma nova acao, 14*11=R$ 154,00 passou agora para R# 1,40, ou seja menos que 1% do valor. SIM, menos que 1% do valor de 2008!
BRASIL com muita podridao, mas em carroes importados, nao so na iniciativa privada.

Fernando disse...

Um técnico de nivel médio na CEEE, recebe em torno de 18 mil reais mensais.
Quando entra de férias, o contracheque tem que ser em duas partes, pois o salário com as vantagens praticamente é triplicado, sem falar que depois de 30 dias de descanso, ainda tem o salário de retorno de férias integral.
Imaginem o salário de um servidor com nível superior então!

Anônimo disse...

Não sei o porquê de tanta polêmica pela demissão dos empregados da CEEE. Primeiro: os que serão demitidos tem possibilidade de se aposentarem pelo INSS(alguns já estão aposentados)e tem idade (55 anos) para se aposentarem pela fundação Eletroceee e estão lá só mamando nas tetas da mãe CEEE. Segundo: o TST já decidiu em 2010 que empregado público, mesmo concursado pode ser demitido e não precisa nem de motivo.
Localidade Brasil
Autoridade
Tribunal Superior do Trabalho. Subseção Especializada em Dissídios Individuais 2
Título
Acórdão do processo Nº ROAR - 415100-05.2005.5.01.0000
Data 18/05/2010
Ementa

RECURSO ORDINÁRIO EM AÇÃO RESCISÓRIA. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA. EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. DISPENSA IMOTIVADA. POSSIBILIDADE. INCIDÊNCIA DA ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL Nº 247 DA SBDI-1 E DA SÚMULA 390, II, DO TST. No ordenamento jurídico vigente, a despeito da exigência de prévio concurso público de provas ou de provas e títulos (art. 37, inciso II e § 2º, da Constituição Federal), para provimento dos empregos que oferecem, não estão as empresas públicas e sociedades de economia mista privadas do direito potestativo de dispensar, imotivadamente, na forma autorizada a seus congêneres da iniciativa privada, de maneira que, quando o fazem, atuam em perfeita licitude. Assim também comandam a Súmula 390, II, e a Orientação Jurisprudencial nº 247, I, da SBDI-1 desta Corte. Recurso ordinário em ação rescisória conhecido e desprovido

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/