TRT declara inconstitucional lei de cotas raciais para concursos públicos

A aplicação da lei de cotas raciais em concursos públicos, que reserva 20% das vagas a candidatos que se definem pretos ou pardos, foi declarada inconstitucional pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, no julgamento de um caso de nomeação postergada pelo Banco do Brasil.

Em sua sentença, o juiz Adriano Mesquita Dantas observou que a legislação viola três artigos da Constituição Federal (3º, IV; 5º, caput; e 37, caput e II), além de contrariar os princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Conforme a sentença, a cota no serviço público envolve valores e aspectos que não foram debatidos pelo Supremo Tribunal Federal, quando tratou da constitucionalidade da reserva de vagas nas universidades públicas. Segundo Dantas, naquele caso estava em jogo o direito humano e fundamental à educação, o que não existe com relação ao emprego público.

“Não fosse assim, teria o Estado a obrigação [ou pelo menos o compromisso] de disponibilizar cargos e empregos públicos para todos os cidadãos, o que não é verdade, tanto que presenciamos nos últimos anos um verdadeiro enxugamento [e racionalização] da máquina pública. Na verdade, o provimento de cargos e empregos públicos mediante concurso não representa política pública para promoção da igualdade, inclusão social ou mesmo distribuição de renda. Além disso, a reserva de cotas para suprir eventual dificuldade dos negros na aprovação em concurso público é medida inadequada, já que a origem do problema é a educação”, escreveu o magistrado.

8 comentários:

Anônimo disse...

Aonda há juízes em Berlim

Cap Caverna disse...

Eu considero estas tais cotas, como discriminação racial, e quem as aceita, como um ser inferior, dando razão a dizerem que são menos competentes que os demais, ditos e chamados , brancos! Mas cada cabeça uma sentença!

Anônimo disse...

Viram só, acreditem, o país tem salvação, há uma luz no fim do túnel!
Meritocracia já, apesar de achar que deva existir muita falcatrua com essas bancas concurseiras que devem vender gabaritos ou disponibilizá-los para os amigos do governo que solicitou o concurso! Ou vocês acreditam que essas bancas são 100% idôneas e conseguem serem fiscalizadas?
Para a meritocracia funcionar melhor é preciso que menos serviços estejam nas mãos da União, Estados e Municípios e mais na iniciativa privada, até porque passar em um concurso não quer dizer que a pessoa seja apta para o cargo o mereça exerce-lo!

ass. Um funcionário público que passou em um concurso.

Anônimo disse...

SOU PRETO E AGORA, MAS TCHEEE QUE SACANAGEMMM DESTE JUIZZZZ.

Anônimo disse...

Infelizmente, uma decisão como essa cai mais fácil que fruta madura. Assim que bater em Brasília, cai.

Anônimo disse...

GRANDE EQUIVOCO!

A UNICA COTA RACIAL aplicável no Brasil dever ser para os MESTIÇOS.

BIG KARL disse...

Sim, há uma luz no fim do túnel, mas não é no RS.

Anônimo disse...

Sou anãozinho e exijo que coloquem escadinhas para todos os anões subirem nas cadeiras para conseguirem fazer as provas de concursos.Isso é uma sacanagem queestão fazendo com os anões.

Assinam:
Dunga
Zangado
Atchim
Feliz
Mestre
Soneca
Dengoso

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/