Tempestade de ontem provocou queda de 20,1% nas vendas do varejo de Porto Alegre

O Sindilojas resolveu fazer um balanço dos estragos que o temporal de ontem a noite causou ao comércio lojista de Porto Alegre e segundo levantamento divulgado esta noite, a tempestade refletiu na queda do movimento e faturamento do comércio da Capital neste sábado. 

O faturamento do dia, em média, caiu 20,14%. Já em relação ao resultado do mês de janeiro, o impacto negativo é de 3,5%. 

O principal prejuízo foi a falta de energia elétrica e rede de internet, que prejudicou o funcionamento de todas as lojas consultadas. Em função disso, muitos estabelecimentos ficaram fechados, tanto no comércio de rua como no de shopping. Em relação às lojas localizadas nos centros comerciais que não abriram neste sábado, o faturamento do dia foi totalmente perdido. 


Nas lojas de rua, o movimento dos consumidores caiu drasticamente em comparação com um sábado normal. Além disso, os lojistas relatam danos materiais, tais como destelhamento e alagamento na parte interna dos estabelecimentos, e perda de mercadoria. Por outro lado, lojas de materiais de construção e ferragens registraram aumento na procura por lonas, telhas, lanternas, compensado e luz de emergência. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Queriam o quê ? Que pessoas deixassem suas casas, carros danificados e fossem
comprar sapatos ?????????????

E alguém ainda deve ter recebido por esta pesquisa . . .

Anônimo disse...

Perdas com desastres naturais > menos imposto.

Cerame disse...

Em meus 56 anos de vida , nascido e criado no bairro São Joao e Higienópolis em Porto Alegre já vi alguns temporais assustadores mas nunca tinha visto o Cisne Branco virar, shoppings destelhar tanto como o que fica perto da zonal sul e a fúria que passou pela minha casa casa e que pensei que a Figueira de 150 anos no fundo fosse cair. Não caiu e ela é do tempo do onça. Ficamos sem luz até agora há pouco as 20h. Quase 22 horas. Mas continuamos sem água e banho só de canequinha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/