Opinião do editor - Os conflitos de interesses nas ações do dr. Jorge

CLIQUE AQUI para saber o que é o Plano Brasil Maior, conceito do governo do PT.

O problema é ir até o interno nas concessões ao mal, porque neste caso não tem volta. No guichê do inferno, tem uma plaquinha com letras bem pequenas onde se lê: "Não aceitamos devolução."

Jorge Gerdau parece ter dentro de si, em permanente conflito, um Hank Rearden e um  James Taggart.

Ele sempre expressa o desejo de ser o primeiro mas age, em determinados momentos, como se fosse o segundo.

Certamente, nunca será um John Galt.

Ser empresário de porte no Brasil, onde a coerção do governo faz parte do cotidiano e suas ações minam a estrutura de longo prazo de qualquer empreendimento, requer que, mais cedo ou mais tarde, se esteja numa relação promíscua com as autoridades que tanto afetam os negócios.

Raros são aqueles que prescindem de tal relação.

Se o Gerdau critica o governo, há os que acham que ele está sendo hipócrita por atuar tão próximo; se ele apoia, acham que é pragmático; se ele silencia, acham que é covarde.

A partir do momento que, lá no início do governo do PT, ele achou que ficar próximo do poder poderia lhe garantir os anéis, vemos que talvez perca mais que os dedos. Está em jogo sua dignidade.
Quando o bem faz concessões para o mal, só o mal vence.

Agir para garantir privilégio é imoral, agir para garantir direitos não é. Precisaríamos saber em que lado da tênue linha que separa  uma ação da outra o Gerdau se situa. Numa economia mista como a nossa, é difícil identificar.

12 comentários:

Zulmir Rasch- CNM disse...

Políbio, parabéns pelo comentário. E viva a dignidade...

Anônimo disse...

Acho q depois dessa opiniaozinha o gerdau nao vai mais dormir ehehehe.....

Anônimo disse...

Agir para garantir privilégio é imoral, agir para garantir direitos não é. Alguém tem alguma duvida sobre em que lado da linha se posiciona Jorge Gerdau?

Anônimo disse...

Porque o DR ???????????????????????????????????

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Promiscuidade com o poder torna ambos promiscuo. O velho ditado do meu avô, com a sabedoria italiana, "Che ne dici , ma non quello che faccio". Um ser inteligente nunca se alia ao pensamento Petista e acha que vai sempre obter benesse. Logo logo sentira o punhal da traição.

Joel

Anônimo disse...

Ninguém engana o tempo todo, caso específico do Dr Jorge.
Não passa de um picareta sofisticado.

Anônimo disse...

Políbio,

Para entender o que passa na cabeça do "Seu Jorginho" é só estudar um pouco a história do "pé da laranja".

JulioK

Emmanuel disse...

Hummm ... procure um milionário brasileiro, e me diga qual não tem relações com o governo. A expressão "promíscua" nem tem razão de ser, eis que, em qualquer governo - mais ainda, quando é o PT - a relação é sempre promíscua.
O Brasil continua a colônia de sempre, só muda o dono da coroa, mas o povão continua a ser aquela plebe explorada até os ossos.
Resumo da história: nunca houve grito de liberdade! O "país", como estado, talvez tenha ganho outro status, mas a nação continua escrava de quem manda. Houve rebelião, nunca uma revolução .... azar do brasileiro.

Anônimo disse...

Esse alemao "tatibitati" e um safado que sempre mamou no Bolsa Empresario e fez falcatrua, travestido de gestor da qualidade total!
Zelotes nele!!!

Anônimo disse...

O véio gerdau sempre foi um grande sonegador de impostos. Aproximou-se dos petralhas para levar vantagens convenientes para elle. Com a Zelotes todos virão que o véio barão está nu.

Anônimo disse...

O Gerdau é emérito DOUTOR "SONEGADORIS CAUSA". Em própria causa.

Carlos Petry disse...

Este "PLANO" é tão bom e genial que caimos na merda em que estamos.
Isto não é um plano. É um devaneio.
Para falar a verdade eu nem desconfiava que existia uma coisa tão boa, pois nunca notei nada que dissesse respeito a ele.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/