Artigo, Celso Ming, Estadão - A festa acabou

Economia na era lulopetista: as três faces de Cristo.


A percepção internacional pode até ser exagerada, mas não mente; Não há como esconder a realidade crua calcada em números

A imprensa internacional se desdobra para relatar as mazelas do Brasil. O País, que já foi o B do Brics e o futuro na antessala, agora é fiasco global.

Na revista The Economist, por exemplo, o Cristo Redentor já foi o foguete em decolagem espetacular em direção ao espaço sideral (em novembro de 2009), passou a ser o mesmo foguete despencando dos céus (em setembro de 2013) e o mesmo Cristo, mãos na cara, envergonhado do que vê (na edição de 2 de janeiro). O país do futuro adia mais uma vez seus projetos, sabe-se lá para quando.

A percepção internacional pode às vezes ser um tanto exagerada. Com requinte de sadismo, tende a deleitar-se com as desgraças alheias. Mas não mente, quase sempre reflete a existência de problemas graves. E não há como esconder a realidade crua calcada em números: o PIB mergulhando perto de 4%; a inflação avançando em direção aos 11%; e o desemprego, na casa dos dois dígitos.

A prostração maior não é que esse quadro seja o resultado de uma catástrofe natural ou de uma guerra cruel. É unicamente o resultado de erros de política econômica em cadeia perpetrados ao longo do governo Dilma.

Um dos maiores equívocos das esquerdas brasileiras dentro e fora do PT é o de que o progresso, a distribuição de renda, a redenção da pobreza, o crescimento econômico e o avanço do emprego dependam unicamente de decisão de quem está na chefia: querer é poder.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Os erros de política econômica foram perpetrados ao longo do governo do PT e inclusive Dilma. Precisaremos de duas ou três gerações para chegarmos a algum lugar, se fizermos a coisa certa hoje. Ou seja, enquanto existir o Brasil sempre seremos esta coisa!

Anônimo disse...

Esperar que petistas levassem o Brasil a algum lugar melhor no futuro é o mesmo que acreditar que o Ibis venha a ser campeão brasileiro. Petralhas.

Anônimo disse...

QUEM VOTA EM PT TEM QUE SE FO...

Anônimo disse...

pode ser exagerada??

impressionante como jornalistas brasileiros tem esse cacoete de não enxergar a realidade...

mas o cacoete só aparece quando o governo é do PT...

Anônimo disse...

Semelhante ao ocorrido no RS, pelo menos 20 anos para ajeitar.
Pelo menos !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/