Novo governo argentino anuncia fim das barreiras atuais às importações

Encarada como maior inibidor das vendas de produtos brasileiros para a Argentina, as Djai (Declaração Jurada de Autorização à Importação), um procedimento burocrático para se vender no país, vão deixar de vigorar em 31 de dezembro e não haverá prorrogação.

O fim das Djai já é comemorado na região calçadista do RS, severamente prejudicada pelas restrições. 

A informação sobre o fim das restrições - ou abrandamento -  foi dada pelo novo ministro da Produção argentino, Francisco Cabrera.

O ministro anunciou o fim do trâmite burocrático a uma plateia de empresários argentinos, reunidos pela UIA (União Industrial Argentina).

O jornal Folha de S. Paulo, que registrou as informações, disse que o ministro revelou que dos cerca de 19.000 itens da pauta de importação argentina, 18.000 poderiam ter licenças automáticas de entrada, pois "têm a ver com a produção e o emprego e não foram paralisadas por questões comerciais e sim por falta de divisas. Isso não deveria ocorrer".

A maior parte aplaudiu a novidade, mas houve os que ficaram em silêncio.

Criadas em 2012, as Djai funcionam como uma barreira à entrada de importados no país. Para entregar uma mercadoria na Argentina, o exportador tem que solicitar essa autorização ao governo e não há prazo para se obter a resposta, seja ela positiva ou negativa.

O protecionismo de Cristina e seu discurso nacionalista tinham a simpatia de boa parte do empresariado, que agora teme perder nacos do mercado doméstico para importados.


Cabrera demonstrou conhecer o racha no setor industrial. 

8 comentários:

Anônimo disse...

MACRI ESTÁ A DAR UMA LIÇÃO DE GOVERNAR. ARGENTINA OPTERÁ GRANDES INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkk. O empresariado argentino deve ter adorado essa medida. Essa hora estão pedindo: volta, Cristina, kkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Comunistinha atrasado

Anônimo disse...

Ao bovinobolivariano das 9:13, caro, essa medida só cabe aos produtos brasileiros e uruguayos, chilenos, etc. Não aos produtos CHINESES que entram de graça na Argentina. Acorde seu mal informado, produtos argentinos já não existem a tempos. Acorde seu peteba.

Anônimo disse...

Ao petista acima, que empresariado argentino????? Não sabe de nada, a argentina deixou de importar produtos brasileiros para importar da china. Se percebe que tu deve ler zh e achar o máximo a vermelhice daquele jornaleco.

Anônimo disse...

Esses que ficaram calados são cooptados pela china. A Argentina virou um grande camelôdromo de produtos chineses. Quanto a isso o Brasil perdeu muito, já que compra carros da Argentina e está optou por peças chinesas em seus carros..... e não peças brasileiras.

Anônimo disse...

Torço para que a Argentina volte a ser uma economia liberal EXUBERANTE! Estão começando pelo caminho certo!

Anônimo disse...

É UM EXEMPLO PARA A ESQUERDALHA BRASILEIRA, VERMES COMUNISTAS FORAAAAAA

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/