Polícia desfecha Operação Antracito para investigar fraudes em licitações da CGTEE

A Polícia Civil do RS desencadeou nesta manhá de quarta-feira a Operação Antracito, cujo objetivo é investigar fraudes em licitações na estatal federal CGTEE, presidida pelo ex-prefeito de Porto Alegre, Sereno Chaise, sob cujo comando começaram as primeiras apurações. As suspeitas são de dispensa indevida de licitação ou compra direta, licitações direcionadas aos mesmos fornecedores, superfaturamento de materiais e compras feitas de empresas de fachada, que não existem.

Buscas e apreensões começaram esta manhã em Porto Alegre, Candiota e Pelotas, inclusive em residências. 

A Polícia Civil revelou que existem indícios de associação criminosa entre empregados públicos da CGTEE e da Usina e um grupo de empresários, que estaria se beneficiando com vendas de materiais para Candiota. Entre os investigados há funcionários que são ou foram dos setores de suprimento, almoxarifado e diretoria financeira. O trabalho, coordenado pela Delegacia Fazendária, envolve cem policiais e também integrantes da Controladoria-Geral da União (CGU).

A investigação da Fazendária começou em fevereiro, a partir de apurações internas da própria companhia. As suspeitas de fracionamento de compras, de dispensas irregulares e de direcionamento foram apuradas em sindicâncias internas. Também por parte da CGU já vinham sendo feitos apontamentos de possíveis irregularidades. Os casos apurados estariam ocorrendo desde 2012. Entre eles, há contratos emergenciais que envolvem milhões de reais.

Foi apurado que um terço das compras realizadas por Candiota em 2013, por dispensa de licitação, tiveram como beneficiárias sempre as mesmas oito empresas.

4 comentários:

Anônimo disse...

É preciso apurar também a maracutaia do pagamento de participação nos lucros aos funcionários, mesmo com os prejuízos milionários que a estatal tem dado todos os anos.

Anônimo disse...

Essa CGTEE passava muito dinheiro a terceiros para patrocinar eventos. Investigue-se quem foram os beneficiados, as prestações de contas dos eventos que vão achar mais fraudes.

Anônimo disse...

Incrivel como essa empresa tem uma sindicancia interna perfeita que sempre encontra irregularidades , estoria para boi dormir , e a diretoria nao sabia de nada. As coisas la dentro sempre acontecem sem a diretoria saber de nada, acho que esta na hora de se rever essa empresa e sua diretoria tão competente.

Anônimo disse...

Segundo o presidente da companhia as irregularidades aconteciam na diretoria financeira, a quem caberiam as providencias para sanar as maracutaias. Esta diretoria era comandada por notorio PETISTA que sempre destacou-se em acusações a adversarios politicos. Agora, a casa caiu.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/