Artigo, Hélio Schwartsman, Folha - A ideologia do Enem

A ilustração ao lado é do editor. Nesse livro, o editor e mais um grupo de outros jornalistas gaúchos, denunciamos a sanha autoritária e atrasada da chamada esquerda do PT. - 



Há algum exagero na acusação de que o governo transformou o Enem numa prova doutrinária, que só aprova candidatos com bons conhecimentos de marxismo-leninismo. Deve-se reconhecer, porém, que o exame, notadamente a parte de ciências humanas, dá generoso espaço a tópicos e autores caros à esquerda.
Fora o tema da redação, que foi a violência contra a mulher, eu contei, usando critérios bem frouxos, 14 perguntas capazes de disparar, ainda que levemente, conexões neuronais esquerdistas nos candidatos. Detalhe importante, a maioria delas não exige que o estudante concorde com a tese para acertar o exercício. São assuntos como globalização, movimentos sociais, feminismo, defesa do meio ambiente. Entre os autores, destacam-se nomes como Simone de Beauvoir, Karl Mannheim, Slavoj Zizek, Agostinho Neto e Paulo Freire. Esse "pot-pourri" representa 31% da prova de ciências humanas –o que não é pouco-, mas mais modestos 7,8%, se considerarmos todas as 180 questões do teste.
Admitindo um toque de cinismo, eu diria até que o viés ideológico da prova é útil para os candidatos, já que, em caso de emergência, podem recorrer a cálculos mentais de segunda ordem: na dúvida entre duas alternativas, opte sempre pela que tem a resposta mais "esquerdista", pois é maior a chance de que seja essa a que consta como correta no gabarito.

Seria muito melhor, porém, que o Inep, o instituto que elabora a prova, buscasse ativamente uma certa neutralidade ideológica no conjunto das questões. Por mais pantanoso e traiçoeiro que seja esse terreno –a rigor, a neutralidade é menos do que uma quimera–, vale a pena procurar um equilíbrio no "pedigree" dos autores citados justamente para que o exame não seja acusado de ser uma peça de propaganda. O compromisso do Inep não deve ser com correntes de pensamento, mas sim com a qualidade e a reputação da prova. 

9 comentários:

Anônimo disse...

O primeiro passo é terminar com as univesidades federais. Que se compre vagas para determinados alunos aprovados por alguma selecao meritocratica (tipo vestibular). Seria melhor e mais barato para o pais, alem de ajudar a terminar com esses antros esquerdistas.

Unknown disse...

A maneira como são elaboradas muitas das questões do ENEM, principalmente da parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias, é uma aberração, uma monstruosidade, uma teratologia ideológica. Nesse aspecto, o exame não respeita as diversidades regionais e ideológicas em um país continental como o Brasil. O modelo padrão de vestibular, em que cada universidade, ou um conjunto de universidades, aplica o seu próprio vestibular, é o caminho mais recomendado, por respeitar o contexto local e regional. Além disso, basta analisar o conteúdo das questões do ENEM para verificar que o mesmo está viciado por viés ideológico esquerdista, principalmente marxista. Não se contempla, pelo menos nas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, a diversidade de pensamento. Abundam autores da esquerda, como se estes fossem os únicos detentores da verdade. Por que elaborar apenas questões como o pensamento de Paulo Freire, Simone de Beauvoir, David Harvey, Milton Santos e tantos outros autores esquerdistas? Onde estão questões relacionadas ao pensamento de Aristóteles, Sócrates, Alexis de Tocqueville, Frederic Bastiat, Ludwig Von Mises, Friedrich Hayek, Edmund Burke, Russel Kirk, Raymond Aaron, Roger Scruton e outros autores não esquerdistas, de centro, ou conservadores, ou de "direita"? Por que privilegiar o pensamento da esquerda, se o Brasil é um país plural e diverso? Onde está o tão propalado respeito à diversidade de que tanto fala a esquerda?

Anônimo disse...

Nem no período da ditadura militar, os vestibulares tinham perguntas dirigidas para atacar a esquerda comunista(fiz dois vestibulares..: 1 em 1971 e outro na UFRGS em 1976), nada aparecia perguntando sobre o pensamento de esquerda dos vestibulandos. Essa quadrilha vai devagar e sempre, moldando a juventude a suas ideologias.

Anônimo disse...

Tudo bem ou melhor tudo errado. Mas a midia pseudo-intelectualóide apoiou tudo isso. Que a teoria estratégia do doutrinador italiano, ativista político e filósofo Antonio Gramsci foi adotada isso é fato e o resultado esta aí. Dominaram as mentes e criaram um monte de babacas robotizados ou lobotimisados.
Joel

Anônimo disse...

FICOU CLARO NO ENEM AS QUESTOES com enfase nestes vermelhos, assim como o tema da redaçao de uma pedofila a tal simone- VERGONHOSO,-IMPEACHMENT

Anônimo disse...

SAO A MESMA M. VERMELHA- COMUNAS SOCIALISTAS CHEGUE VARA, MAX- TUDO LIXO, QUEREM empurarr isto nas escolas tb, estao enchendo as cabeças dos alunos,UNE tambem se tornou vermelha ganha milhoes deste desgoverno que mente q investe em educaçao

Anônimo disse...

Felizmente esta leva de professores doutrinadores está no ocaso, pois com a internet qualquer um pode ver quão mal intencionados e/ou ignorantes eles são e as novas gerações de estudantes terão duas classes, uma criada pelas esquerdas e que tem como característica uma brutal ignorância aguerrida e que não tem as menores capacidades produtivas intelectualmente, e a outra a geração da internet de primeiro mundo da qual é o futuro.

Anônimo disse...

Este é um dos motivo que o PMDB quer a todo custo o poder > mentes já
dominadas.

Fabi disse...

Sr. Políbio, sou leitora de seu blog já algum tempo, diante deste texto necessito falar sobre esta questão da doutrinação nas faculdades federais do brasil...
Quando ingressei em 1995 na UFRJ me chamou a atenção a formação ideológica do corpo docente, claramente de esquerda, é claro que alunos com esta tendência e fala existiam como tb havia aqueles que não concordavam com a linha de raciocínio de certas matérias, principalmente às de cunho filosófico, me formei na área de ciências humanas e nos anos iniciais td praticamente era sobre marx e sua turma...na época da eleição entre 1998 (acho que foi esta época)havia debates sobre os principais candidatos, no entanto, na federal, só entrava os de esquerda, até a panfletagem era só de esquerda.
Esta prática de se tentar mudar a sociedade de forma rasteira, mudando a maneira de pensar, tirando a capacidade de se criticar e avaliar são maneiras já vistas a algum tempo nas faculdades...
Eu, por ser cristã, sempre olhei com certa distância tais ideologias e sempre me preocupei desde aquela época. Não imaginava que este tipo de doutrinação chegaria nas nossas crianças, apesar da teoria dizer ser possível e eficiente...
Me preocupa isso ser ensinado como uma única verdade...
Honestamente, fico feliz ao ver tudo o que está acontecendo em nosso Brasil, ver que o povo está começando a reagir e se posicionar contra estes esquerdistas, que ocultam os números de seus crimes na sociedade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/