Artigo, Adeli Sell - O crime privatizou a cidade de Porto Alegre

O centro de Porto Alegre foi retomado pelas máfias do crime organizado e do comércio clandestino graças a políticos omissos que representam a escória social.

O artigo a seguir, "Porto Alegre foi privatizada pelo crime", é de Adeli Sell, acadêmico de Direito, consultor e vereador de Porto Alegre por 16 anos pelo PT, de quem foi secretário Municipal. Sell é avis rara no PT, Partido que mais bem representa a escória social

Leia tudo:

O crime compensa. Saiu do campo penal para frequentar a seara da economia. Esta é uma das razões pelo crime e a insegurança terem tomado conta de Porto Alegre, espaço privilegiado para negócios ilícitos.
Ilegalidades, essas, que privatizaram a cidade devido à ausência do Estado. Faltam ações de seus agentes de fiscalização, faltam policiais nas ruas, faltam apreensões da Receita Federal. Auxilia, também, a inércia do Ministério Público, que se esconde atrás da "política” do faz de conta.
A cidadania não morreu, mas ela sofreu duros golpes nos últimos tempos. Perdemos a fé nos valores, estamos acuados, reféns da insegurança latente, vivendo o que mais parece “o fim dos tempos”. Tudo precisa ser feito para impedir a sociedade do vale-tudo. O Estado não pode mais ser compatível com a transigência de valores e princípios. Estamos nos encaminhando para uma sociedade suicida. A criminalidade, os ilícitos e violência como um todo têm na sociedade fragilizada seu ambiente natural.
Porém, aqui sempre teve, tem e terá gente com vergonha na cara. Não podemos aceitar o título de campeões de roubos e furtos de carros. Não podemos tolerar ser campeões de muquifos sem alvará, enquanto o bom comerciante pena para tirar o seu Habite-se, sua licença de funcionamento, seu PPCI. Neste último, a culpa maior é dos deputados, que impulsionados pelo populismo, criam leis que mudam a cada trimestre.
Aqui, por uma natureza cultural difícil de explicar, se condena o certo e se premia o errado. Em todas as áreas. Sem exceção. Precisamos de ações contra as ousadias de ladrões do Centro, que roubam o idoso saindo da Previdência, ou o jovem que circula com seu celular comprado com o salário suado de um familiar. Roubam seu amigo, sua amiga, seu vizinho, sua faxineira. Roubam tudo de tudo e a todos e todas. Sem exceção.
Quem deveria ser o primeiro a combater o ilícito, acha que pirataria "é crime de menor impacto ofensivo". Mas criminaliza o "crime de bagatela" da mulher que furtou a bolachinha recheada em loja de "grife" do Centro. Sim, o caso foi parar em Brasília, segundo me disse um professor de Direito.
Mal sabem alguns doutos que o cigarro paraguaio da Borges pode estar manchado de sangue de um agente que foi morto em Foz ou no caminho a Porto Alegre. Sem falar no trabalho infantil e escravo em todos os produtos piratas que vemos por aí.
Como não se rebelar ao ver, ao longo da Voluntários, celulares furtados, vendidos por receptadores? Quem destes meliantes que estão ali, à luz do dia, zombando do policial, com salário parcelado, tem nota a apresentar. E ousam apontar o dedo aos comerciantes, aos trabalhadores das lojas, caso venham a denunciar roubo e receptação.
Aviso que já montei um planejamento com meus parceiros de luta incessante contra a insegurança, o roubo, a receptação, a pirataria, o contrabando, com forte retomada de ações no Centro, mas que já tem ações também nos Bairros, porque meu interesse é pela nossa Capital como um todo, seja meu bairro, nosso bairro, nossa comunidade.

Nunca me afastei da cena social desta cidade. Não será agora em momentos de crise que iria me furtar de servir Porto Alegre. Não apenas denuncio, cobro, a partir de planos, de acordos, de reuniões, pois aposto sempre no poder da cidadania de nosso povo. Que nossas façanhas sirvam para alguma coisa. Pois as do passado, nem sei se foram façanhas, mas estas eu tenho certeza que são diante de tanta omissão, medo e covardia.

16 comentários:

Anônimo disse...

O petralha Adeli tá exagerando, eu também ando no centro de Porto Alegre e não noto nada de diferente, e algumas vezes a noite. Esse pessoal que vende celular nas ruas sempre existiu, e eu acho que o vereador resolveu somente agora dar uma volta no centro para escrever esse artigo para pentelhar o Sartori. Menos Adeli, menos!

Anônimo disse...

O crime está privatizando todo o Brasil . Não há um governo que dê um norte concreto para a Federação, só vemos todos os dias programas em beneficio aos infratores.Tratam bandidos contumazes como se fossem a vítima e não o criminoso.

Anônimo disse...

SE FOSSE INTELIGENTE ESTE SENHO DEVERIA FICAR CALADO NO ESCURO DA VIDA POLITICA QUE OS VOTANTES O COLOCARAM...TUDO ISSO COMEÇOU COM O PARTIDO DELE E COM ELE AFRENTE DEFENDENDO OS PETRALHAS.

Anônimo disse...

Adoro os pitacos petistas....

Anônimo disse...

Faltou a frase de fecho: assim é o que nós (pt) fizemos!

Anônimo disse...



ESTE É PETRALHA ATÉ DE BAIXO DÁGUA. SÓ VOTA A FAVOR DE PROJETO, QDO O PARTIDO DA SINAL VERDE PRA ELE. ASSIM FOI SEU VOTO DECLARADO, DIZENDO Q TINHA Q SEGUIR ORIENTAÇAO DO PT, QDO DA APROVAÇÃO DO PROJETO PONTAL DO ESTALEIRO, ASSIM COMO FEZ OUTRA VEREADORA DO PT.

TÁ TENTANDO FAZER VITRINE P/AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

Anônimo disse...

É mais vantajoso ser infrator do que ser trabalhador. O infrator que quase foi linchado por roubar um carro foi solto no mesmo dia. Enquanto os direitos humanos dos marginais forem mais importantes que o direito de ir e vir de pessoas honestas, não há o que fazer.
Se a desculpa é que a bandidagem não tem um local digno para residir (cadeia) que façam com que os próprios se responsabilizem pela limpeza e manutenção. Hoje reclamam de sua situação deplorável mas eles mesmo deixaram o ambiente como está.

Anônimo disse...

PETRALHA E CARA DE PAU!

ELEMENTOS COMO ADELI AJUDARAM E CRIARAM TODA ESTA CULTURA DA BANDIDAGEM, O PARTIDO OU QUADRILHA A QUE ELE PERTENCE INSTITUCIONALIZOU ROUBO,CALUNIA,MATANÇAS ATÉ DE CUMPANHEIROS DELE PARA ACOBERTAR CRIMES, E ADELI , LAVA ESTA BOCA E ESCONDA A CARA DE PAU DE VIM FALAR DO RESULTADO QUE O PT FEZ NO PAIS, NESTE BLOG NÃO, AQUI TU NÃO FICA IMPUNE SEU PETRALHA.

ESTA TÉCNICA DE FALAR DO GOVERNO COMO SE GOVERNO NÃO FOSSE, E QUE CRIOU A CULTURA DO PIXULECO DO DIRCEU, DO LULA, DA MENTIRA DE DILMA...VAI PROCURAR OUTRA FREGUESIA,VAI !

Anônimo disse...

O PETISTA IDELI DEVERIA RECONHECER QUE O PT VIOLENTOU ESTA CIDADE, ASSIM COMO ESTÃO VIOLENTANDO OS BRASILEIROS COM ESTA ROUBALHEIRA, INFLAÇÃO, DESVALORIZAÇÃO DO REAL, DESEMPREGO, DESGOVERNO, ETC...COMO BOM PETISTA ELE TAMBÉM NÃO SABIA DE NADA????NÃO EXISTE PETISTA BOM, ASSIM COMO NÃO EXISTE BANDIDO EDUCADO, CIVILIZADO. BANDIDO É BANDIDO E PETISTA SEMPRE SERÁ PETISTA.
ALTAMIRO

Anônimo disse...

Cara de pau, ele é assecla da bandidagem, que saqueia a moral e a economia desta nação.

Carpes Júnior disse...

E o nobre "acadêmico" de direito já foi comprar algum " artigo" no submundo que é o camelódromo que ele mesmo ajudou a legalizar?
Ali, certamente não há ilicitude alguma. Certo ex-e se depender de mim para sempre-vereador?
Aquele sim é um espaço privilegiado para negócios ilícitos, travestido de legalidade emprestada pelo populismo bancado pela ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA que pode ser abreviada em duas letras.
Aliás, se tem algum resquício de fé em valores que não podem ser transigidos, que os apresente pois os que seu partido tem apresentado à sociedade que o senhor diz servir, fazem corar até o pior dos vagabundos que frequenta aquele covil. Aliás, por que ainda não pediu pra sair? Ou já pediu?
Sim, Sartori é um covarde que não merece a honra de governar um estado que, SIM, pode se orgulhar de suas façanhas, mas que preferiu um inepto a um crápula que liquidou com o pouco que ainda restava na economia do RS, tão vilipendiada por uma classe política oportunista, agora não só do partido do "acadêmico". O tal ex-governador, além de crápula, é covarde pois fez a porcaria e foi para o RJ.
Os muquifos com alvará, daquele antro que é o camelódromo, só legalizaram a profissão de sacoleiro que nada agrega a economia alguma. A China, e não só o Paraguai, deve agradecer aos néscios que o aprovaram. Aliás, se a Receita Federal der uma incerta naquele "recinto", certamente estancará mais do que evasão de divisas, em especial se for acompanhada da Polícia Federal.
Sim nobre "acadêmico", a vagabundagem que está solta pelo centro é habitué das cercanias do "shopping popular". Neste ponto concordo com a sua ideia de varrer os meliantes pras profundezas. Mas aí o douto servidor de Porto Alegre terá de segurar a onda da correligionária que tem um queda especial pelas “vítimas da sociedade” que resolveram se vingar da própria roubando, matando, traficando e chorando quando tomam uns tapas dos policiais que a ORCRIM, e não o Tiririca dos Pampas, tirou das ruas.
Se quer pensar a cidade como um todo, humildemente sugiro ao nobre acadêmico que inicie desvencilhando-se do “partido” que partiu de vez o Brasil e, se houver justiça, em breve estará extinto. É um primeiro passo para mostrar boas intenções.
Continue livrando-se do “coitadismo” hipócrita que é uma das marcas registradas da política pregada pelo PT, e que só funciona como um freio potente ao desenvolvimento do país, publique sua idéia sobre os meliantes já condenados que até a pouco eram proeminentes autoridades da república e sobre sua contribuição à Nação.
Lembre-se que a economia da cidade é irmã siamesa da economia do país, diga o que pensa sobre à competência de seus pares na lida do assunto, e apresente pelo menos nomes de pessoas com competência para reverter a situação.
Termine apresentando um projeto para a revogação da lei de Gérson.
Ah! Não esqueça de assinar o pedido de impeachment formulado pelo Dr Hélio Bicudo.

Anônimo disse...

Conta outra,sabemos q o centro virou um Muquifo depois q os prefeitos petistas passaram pela prefeitura,deixaram seu rastro de miséria,vade retro pt

Anônimo disse...

ate achava o Adeli um petista correto. Mas depois desta tudo indica que foi tomado pela #sindrome do #petralhismo e nao enxerga q um dos principais motivadores de toda esta sonegação é a má administração publica que tem raízes em Brasilia onde o seu partido, PT, é o principal gestor. Adeli tomaria uma atitude inteligente se, ao invés de ficar só criticando aquilo que os petralhas criaram, deixasse de ser um e se desfiliasse do PT vindo a se filiar a um partido menos corrupto onde efetivamente pudesse fazer alguma coisa sem as amarras impostas por petralhas defensores de bandidos tais como Maria do Rosário. Talvez a desfiliação do PT e a atuação por intermédio de outro partido, seja uma das poucas alternativas para se livrar da sindrome do petralhismo, deixando de ser petralha e voltando a ser o bom político construtor que no passado foi. Fica a dica.

Anônimo disse...

É a PRIVATIZAÇÃO PTISTA sr. ovelha de presépio Adeli Sell!

Anônimo disse...

Este é "vereador profissional"!! Realmente, "Porto Alegre é "dimais"!!!!

Anônimo disse...



Adeli não precisa, mas saio na sua defesa, mesmo não sendo eleitor do PT. Se tem uma pessoa que trabalhou e trabalha no combate a pirataria em Porto Alegre ( bem mais do que a maioria liberal) é o Adeli.

Sempre foi coerente com este discurso de combate a pirataria agindo, liderando e se expondo internamente para os 'companheiros" do PT.

Concordo que ele deveria sair desse Partido porque não combina com ele faz muito tempo!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/