Psol e PSTU apelaram para a violência e o quebra-quebra na assembléia de ontem do Cpers

Embora a esquerda continue dominando o Cpers, o maior sindicato do RS, 80 mil filiados, alas mais moderadas estão no comando e foram elas as responsáveis pelo fim da greve, o que significa a retomada das aulas na segunda-feira.

A assembléia de ontem, contudo, demonstrou a enorme divisão dentro do sindicato, já que a esquerda mais xiita vinculada ao PSTU e Psol, resolveu apelar para a violência, iniciando quebra-quebra de grandes proporções e tentando agredir fisicamente a direção.

O Cpers é comandado por  Helenir Aguiar Schürer. No ano passado, Helenir derrotou, por uma diferença de pouco mais de mil votos, a chapa de Rejane de Oliveira, que concorria ao terceiro mandato. Ela é de perfil mais moderado, o que significa que é possível manter o diálogo. 

A esquerda no Cpers:

Situação
De perfil mais moderado, a presidente Helenir Aguiar Schürer é filiada ao PT e tem o apoio de diversas correntes da legenda. Membros da direção também têm vinculação com partidos como PDT e PTB. O grupo tem suporte das centrais Única dos Trabalhadores (CUT) e dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Oposição

Rejane de Oliveira, que comandou a entidade por seis anos, até 2014, é o principal nome de oposição no sindicato, junto com Neida de Oliveira, ex-vice-presidente. Mais radical, o grupo de oposição tem apoio das centrais CSP-Conlutas e Intersindical, que contam com militantes do PSTU e PSol. Em março, o grupo conseguiu aprovar a desfiliação do Cpers da CUT.

12 comentários:

Anônimo disse...

E essas liderancas que estão a frente da educacão no estado.Se fosse na iniciativa privada estavam todas no olho da rua pois se não sabem argumentar nem respeitar as opiniões contrárias como é que vão ensinar alguma coisa para nossas criancas?
Tä na hora de acabar com esses privilégios dessas castas que todo ano fazem greves,não tem equilibrio emocional para dialogar nem respeito pelo trabalho e muito menos pelas criancas que deveriam ensinar.
Acabar com a estabilidade no emprego,a cedencia para os sindicatos e outros orgãos,lugar de professor e na sala de aula,e implantar ONTEM a MERITOCRACIA.
O que essa classe precisa urgentemente é DISCIPLINA.

Anônimo disse...

De partidos não democráticos e que na verdade vivem conspirando intencionalmente contra a democracia, nada podemos esperar de bom para a sociedade

Anônimo disse...

Políbio,

É a escolha entre o "ruim" e o "pior".

Parabéns professores, vocês merecem serem "pisoteados" como massa de manobra da Esquerda Gaudéria.

Espero que o Sartori corte o ponto de todos os barnabés vago. Aliviará a folha de SET2015!!

JulioK

Anônimo disse...

E são educadores ???????

Anônimo disse...

ISSO SÃO VAGABUNDOS COMUNISTAS TRAVESTIDOS DE PROFESSORES...E PSOL PSTU PCB SÃO O CHORUME DA ESQUERDALHA BRASILEIRA.....VERMES DE STALIN LACAIOS DE FIDEL

Anônimo disse...

Não são educadores, são "trabalhadores da educação", isto é, são vagabundos que detestam trabalhar...

Anônimo disse...

Sinto felicidade em não fazer mais parte do magistério gaúcho, esse cancro que se tornou a categoria por força da submissão ao sindicalismo partidário.

Unknown disse...

A estratégia da Esquerda começa por aí na imbecilização da sociedade. Se perdem este terreno perdem muitas batalhas.

Anônimo disse...

Será que ninguém se dá conta : a educação pública estadual gaúcha vem amargando anos e anos de baixa qualidade...Motivo : os professores são estes que estão aí, atirando cadeira na cabeça um dos outros ...
Um bom professor, apenas com um giz na mão (vide alguns professores de cursinho , como os Gonzaga, Mottola, e outros em Porto Alegre)faz milagres !!!

Anônimo disse...

Deixem as comunas se matarem a pau! A radicaizinhas do PSOL e PSTU acham que se os professores continuarem com a greve o gringo vai cagar dinheiro?

Anônimo disse...

Será que vai ser necessário privatizar a Educação? Será que não sai mais barato e melhor para o contribuinte?Já fizeram algum estudo sobre o custo do aluno para uma escola particular?Tai uma ideia para ser estudada . Conheço uma diarista,um pedreiro e um mecânico que têm filhos em escolas particulares e que nem pensam e levar para escolas públicas.

Anônimo disse...

Mais dois partidecos que precisam ser eliminados...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/