Tribunal Regional Federal decide em Porto Alegre que Jorge Zelada deve continuar preso na Lava Jato

Este é um dos quatro ex-diretores da Petrobrás, nomeado pelos governos Lula e Dilma, presos na Lava Jato. Todos estavam ali roubando para o PT e Partidos da base aliada, como também para si mesmos. - 


A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou hoje (12/8) o mérito do habeas corpus impetrado em favor de Jorge Luiz Zelada e manteve, por unanimidade, a prisão preventiva.
Zelada, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, está preso desde o dia 2 de julho. A detenção fez parte da 15ª fase da Operação Lava Jato. Ele é acusado de tentar ocultar o dinheiro desviado, transferindo entre julho e agosto do ano passado R$ 25 milhões de contas secretas na Suíça para o principado de Mônaco.

A defesa do executivo argumentou que as informações oriundas do principado de Mônaco são conhecidas pelas autoridades desde fevereiro de 2015. O advogado afirma que não houve reiteração delitiva que justifique a medida cautelar decretada em julho.

Segundo o relator, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, responsável pelas ações da Lava Jato no tribunal, Zelada tinha uma conduta bastante semelhante a de outros diretores da Petrobras investigados, como Nestor Cerveró e Renato de Souza Duque, recebendo a propina das empreiteiras e negociando diretamente o ganho junto a algumas empresas com contratos menores.

Para Gebran, Zelada é um dos investigados com posição de preponderância no grupo, sendo necessária a manutenção da prisão preventiva. O desembargador entende que o risco de reiteração criminosa é concreto, visto que o ex-diretor movimentou grandes quantias da Suíça para Mônaco em momento em que a Operação Lava Jato já era notória.


O desembargador ressaltou que a conduta de Zelada demonstra não só a indiferença perante o Direito, mas também revela maior risco à ordem pública.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/