Saiba por que o governo acha que é um erro sacar mais dinheiro dos depósitos judiciais

O governador José Ivo Sartori sabe que em algum momento acabará propondo a elevação dos saques sobre os depósitos judiciais, que passariam de 85% para 95% do bolo total, assegurando-lhe R$ 1 bilhão para atender algumas despesas que lhe causam enorme constrangimento, como a diferença que precisa para quitar a Folha, mas resiste por razões corretas.

Sem implementar a Teoria do Caos, qualquer solução dramática do governo pareceria menos dura para a opinião pública, favorecendo o discurso populista, demagógico e reacionário do PT e seus satélites na Assembléia, cujo vetor é a irresponsabilidade fiscal.

Compreenda as razões do governo:

1) O recurso é finito e em algum momento terá que ser devolvido, porque ele pertence a litigantes privados que estão disputando causas em juízo. Além disto, dentro de quatro meses tudo voltará á estaca zero.
2) A solução por poucos meses, empurrando a crise com a barriga, impediria a aprovação mais pacífica de ações realmente duras, embora capazes de apresentar resultados sustentados, portanto definitivos, como são os casos do desmonte de ativos que só causam despesas e de privilégios previdenciários inaceitáveis. Sem contar a proposta de elevar as alíquotas do ICMS, que não teria o apoio necessário, já que a resolução tópica da questão da Folha tornaria menos dramática a situação fiscal do Estado. 
3) Sobre os resgates – a taxa Selic, hoje em 14,25% ao ano, incide sobre cada valor sacado. Até o fim de 2015, mesmo sem a ampliação do limite, a Fazenda terá de desembolsar R$ 1 bilhão por conta disso. Parte do valor é revertida para o Fundo de Reaparelhamento do Judiciário. Para a oposição, a saída para reduzir as perdas envolveria uma negociação com o Tribunal de Justiça.

10 comentários:

Anônimo disse...

No que o governo está correto.Chega de empurrar os problemas com a barriga.
Esse dinheiro não é do estado.
E os juros são impagaveis.
Certo o governador,tem que acertar as contas.
Vender estatais,não pagar salários acima do teto constitucional,e mandar o Tarso pagar os aumentos que ele concedeu para ser pagos pelo atual governador.

Anônimo disse...

Políbio,

Para a oposição(PT, PSOL,..) a saída é continuar afundando o RS até o caos absoluto.

Vamos cortar 30% os salários e pensões, cortar os CCs, privatizar o que pudermos e ainda vender o Banrisul(alguém necessita dele??).

Vamos adotar as mesmas políticas que vão salvar a Grécia da falência ou seguiremos rumo a Venezuela??

"Margaridas" para mim, só nas coroas de velório do PT!!

JulioK

Anônimo disse...

O governo está certo ao não querer sacar mais dinheiro dos depósito: juros, não ter como devolver e usar um dinheiro que não pertence ao RS. A arrecadação do RS DEVE ter condições de manter estrutura. Se a situação é ruim Sartori deve começar a exonerar servidores, privatizar, vender patrimônio ocioso e, por total falta de vergonha ou burrice, o legislativo e judiciário não estão entendendo a complexidade do problema.

Anônimo disse...

Anônimo das 08:55: cortar salários, reduzir pensões ??? Você já ouviu falar de um negócio chamado Legislação Trabalhista??? Pois é, lá é expressamente proibido a diminuição de salário! Porque se essa lei cair você pode acreditar que o primeiro a diminuir salário vai ser o presidente de empresas privadas, depois quando o seu salário for reduzido não adianta correr pro TST. Além do que as maiores indenizações pagas pelo estado a funcionários são deste cunho. Porque não vender o Banrisul, o Badesul e o BRDE?? Simples, as indústrias dependem deles para repasse de empréstimos a juros baixos ( o BNDES só trabalha com grandes projetos de forma direta), então se a fábrica da sua cidade quer uma máquina, um insumo ou se a sua prefeitura quer comprar novos ônibus escolares e asfaltar ruas vai precisar de um dos três. O Estado paga de investidor, mas a maior parte dos investimentos anunciados (fundopem, fundopimes, mais água) é bancada por um dos três! Sabe os 13Bi da sala do investidor, pois é, precisa de uma ajudinha do Banrisul, do Badesul, do BRDE. O estado não está pagando as faxineiras, alguem tem de tentar girar a economia!

Anônimo disse...

veremos se aplicando a teoria do caos a gauchada , a mais politizada do Brasil, aprende a votar e mudar a crença que não existe almoço grátis.

Anônimo disse...



Certo Sartori. Os "depósitos judiciais" é um FMI que elle, o fugidio "gauchoca", gargalhando no Rio de Janeiro, criou para o Rio Grande. É preciso urgentemente criar leis no país para responsabilizar, civil e criminalmente, gestores que deixam seus mandatos e, em frangalhos "instituições, bens ou entes públicos", que deveriam, de ofício, cuidar.

Anônimo disse...

Por falar em "margaridas", quem financiou sua ida a Brasília?

Unknown disse...

Para mim não é um erro... é crime!!!

Anônimo disse...

Então o tiririca da serra tem que ser cassado imediatamente e condenado por Prevaricação por ter implantado a Teoria dos Caos no RS. Se tinha opções de botar dinheiro nos cofres públicos e agora ficou demostrado pelo editor que sim, quantas pessoas não merreram em assaltos e roubos porque faltou gasolina nas viatura Brigada e Policia Civil para ir socorrer? Quantas pessoas não morreram por falta de repasse do dinheiro da saúde aos municipios previsto na Constituição Estadual?
Antes que os blogueiros falem sem saber os repasses do SUS, embora o governo do Estado inadimplente com a Fazenda, são repassados normalmente porque não estão nesse acordo.

Anônimo disse...

Solução eles não querem...
só colocar em votação o reajuste do saque pra juro de poupança e não taxa selic...reduz pela metade os juros...$500 milhões a menos por ano...mas isso ninguém do governo quer...o caos prs privatização total...
bando de aproveitadores...
$3 milhão por dia pelo atraso da dívida pública federal..
bando de incompetentes...
nada da ação judicial pra pagar a dívida pública com o novo indexador ...reduzindo pela metade juros e capital devido...
BANDO DE INCOMPETENTES...DEEM O LUGAR..RENUNCIEM POR.INCAPACIDADE MENTAL

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/