Bandido tenta matar brigadiano com seis tiros, é abatido no duelo e repórter fica com pena porque o policial não quis acudi-lo com um copo de água

CLIQUE AQUI para ler a reportagem de Zero Hora e ver o video. 

Na reportagem, a jornalista chega ao absurdo de comparar a chacina de SP ao assalto e tiros desfechado contra o brigadiano, invertendo completamente a mão das cenas. 


A reportagem a seguir, intitulada "Vídeo de policiais agredindo criminoso circula nas redes", está disponibilizada no site www.zerohora.com.br deste domingo. É assinada por Letícia Duarte. 

Há também um video na mesma página, que mostra brigadianos revoltados com o bandido baleado e implorando por compreensão, pouco depois de ter alvejado o carro de um dos policiais com seis tiros, só não o matando porque na troca de tiros foi abatido. 

A jornalista diz que muitos leitores que viram o video, ficaram penalizadas com o ladrão que tentou matar o PM, sobretudo porque nos diálogos, alguns brigadianos não quiseram sequer acudi-lo com um copo de água.

Leia a reportagem completa. 
Caso aconteceu na Avenida Sarandi, em Porto Alegre, em novembro de 2013

Que distância separa as execuções cometidas por vingança, como a chacina da grande São Paulo, das arbitrariedades cotidianas nas abordagens policiais em todo o país?

Um vídeo de 2 minutos e 47 segundos que circula pelas redes sociais dá uma dimensão daquilo que não aparece nos registros oficiais da polícia militar gaúcha. As imagens, gravadas durante ocorrência em Porto Alegre, mostram um jovem baleado, agonizando no chão, enquanto brigadianos desdenham e desejam sua morte, com frases como:

"Aiai, não tá doendo em mim, filho da puta."

"Não morreu ainda?"

"Vai, vai embora".

Em uma das cenas, o rapaz rendido diz que "só queria um pouquinho d´água." Os policiais o incentivam a tomar o líquido de uma poça d'água lodosa junto ao cordão da calçada. Ele toma.

"Cara, eu tô baleado, vou morrer."

"Não tem problema, é menos um para dar tiro nos polícia."



O vídeo foi gravado por policiais em 13 de novembro de 2013, na Avenida Sarandi, e recentemente ressurgiu em postagem no Facebook, provocando discussões. O jovem que aparece nas imagens é Jonas Martins Gonçalves, 30 anos, conhecido pelo apelido de Ladaia. Ele cumpre pena de 10 anos e oito meses por tentativa de latrocínio no Presídio Central. Tem antecedentes por roubo de carros e tráfico. E naquele dia teria tentado roubar a tiros o veículo de um policial à paisana, que reagiu atirando e o baleou.

Seria mais um caso rotineiro de prisão se as imagens dos bastidores não tivessem sido gravadas pelos policiais e expostas na internet. No tribunal inflamado das redes sociais, houve gente que vibrou com as humilhações aplicadas pelos policiais a Jonas, que agonizava no chão. Mas a própria corregedoria da BM admite excessos na ação.

– Há ali fortes indícios de ação irregular daquela guarnição – avalia o corregedor-geral da BM gaúcha, Jefferson Jacques, depois de assistir ao vídeo a pedido da reportagem do PrOA.

Ao tomar conhecimento do vídeo, o juiz de direito da 2ª Vara Criminal Léo Pietrowski determinou em 7 de agosto a apuração do caso. De acordo com a corregedoria da BM, foi aberta na semana passada uma investigação pelo comando do 20º Batalhão, responsável pela ocorrência, com prazo de 40 dias. O policial Edson Poli, que segundo o processo foi vítima da tentativa de assalto por Jonas e o baleou depois de ter o carro alvejado por ele com seis tiros, disse ao PrOA que não prestou atenção em quem estava gravando o vídeo, porque "estava mais preocupado com meu carro e com a minha segurança", mas entende que cada um tem "liberdade de filmar".

– As pessoas são livres de opiniões. Não tem ninguém chutando ou cuspindo. Vou te dizer: eu estava com uma pistola com 13 tiros, se eu quisesse matar eu teria matado.

E se espantou com a repercussão do vídeo.

– Já vi vídeos muito mais fortes – minimizou.

A família de Jonas, que mora em Viamão, assistiu a trechos do vídeo pela televisão, num programa policialesco. Ficou atônita.

– Eu sei que ele errou e que escolheu essa vida. Mas ele não merecia ser humilhado daquela maneira, até tomar água do esgoto. Isso matou a gente – disse a irmã de Jonas, a doméstica desempregada Vanessa Martins Gonçalves, 33 anos.

A defensora pública Alessandra Quines Cruz, coordenadora geral do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, diz que o órgão estuda entrar com um pedido de indenização a Jonas.

– Não sei o que é pior, um cidadão cometendo um crime ou um policial, que estudou e deveria proteger a sociedade. Se formos ficar no olho por olho, dente por dente, vamos viver numa sociedade de desdentados e caolhos. O resultado é catastrófico – argumenta.

Desde janeiro de 2014, quando foi criado, o órgão da Defensoria gaúcha já recebeu 172 denúncias de violência policial – 80% dos casos se referiam a agressões cometidas pela Brigada Militar. Especialistas em segurança concordam que os abusos policiais cometidos no cotidiano, e muitas vezes tolerados por uma população descrente no sistema de Justiça, são combustíveis para a barbárie.

– A ideia de que bandido bom é bandido morto é um grande engano. Só dramatiza o problema, porque a sociedade fica refém do ciclo de violência. É um matar e morrer contínuo, e no meio do caminho você pode morrer de bala perdida. A população aplaude agora, depois reclama quando isso atinge alguém próximo – observa Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor da FGV-SP.

Continue a leitura: Casos de abusos policiais levantam discussão sobre cultura da violência

Luiz Eduardo Soares: "Estacionamos na barbárie"

41 comentários:

Emmanuel disse...

É típico da inversão de valores que assola o Brasil de nossos dias.
O governo nos faz de vítimas no momento em que confisca nossas armas, e com isso proporciona o "trabalho" tranquilo dos delinquentes; e quando estes são abatidos, ainda os colocam como vítimas, quando não heróis.
Em países sérios, bandidos vão para cadeia! No Brasil, vão para o palácio do governo.
Pior que isso, somos obrigados a ver delinquentes matando sem a menor piedade pessoas desarmadas. São esses bandidos que, nem toda, mas a maioria da imprensa defende. Não se trata de confrontar os direitos humanos, mas de questionar o porquê do bandido ser titular de "direitos humanos", e o cidadão só ter o direito de ser executado.

Anônimo disse...

caro polibio. admiro muito quem filmou a cena. é muita burrice.

Unknown disse...

Por isso que o Brasil tá acabando. Vê se lá fora bandidos tem esse tratamento. Piada!

Anônimo disse...

AQUI NO BRASIL TEMOS UM PARADOXO; A IMPRENSA DÁ DESTAQUE NEGATIVO A AÇÃO DA POLÍCIA NO ENFRENTAMENTO COM BANDIDOS; ENQUANTO ISSO NADA SE DIZ DA AÇÃO DOS BANDIDOS NA TENTATIVA DE MATAR POLICIAIS. O QUE É MAIS GRAVE?

Anônimo disse...

Parabéns ao policiais por fazerem o seu trabalho! E do que esses canalhas da Zero Hora ou outros imbecis que defendem bandidos estão reclamando, o ideal é que os brigadianos tivessem apagado esse vagabundo de uma vez e jogado num valo!

Anônimo disse...

PORQUE ESTES "REPORTERES" NÃO SÃO TÃO CRÍTICOS PELOS ATRASOS DOS SALÁRIOS DOS POLICIAIS ???

FAMÍLIAS DELES PASSANDO NECESSIDADES, POLICIAIS BRAVAMENTE ATUANDO NA SEGURANÇA PÚBLICA, AINDA MAIS AGORA COM "AVISO" DO SARTORI QUE PAGARÁ SOMENTE 500,00 REAIS DE "ANTECIPAÇÃO" DE SALÁRIOS.

TOTALMENTE SEM NOÇÃO, A AINDA UMA "REPORTAGEM" DE 2013, SE ISSO NÃO FOR MATÉRIA "COMPRADA" PARA DISSIMULAR E DESPRESTIGIAR OS POLICIAIS ?

TIRO SAÍRA PELO CULATRA, POIS QUEREM POR A POPULAÇÃO CONTA A POLÍCIA.

Castro disse...

"A defensora pública Alessandra Quines Cruz, coordenadora geral do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, diz que o órgão estuda entrar com um pedido de indenização a Jonas."

Espero que a defensoria também entre com um pedido de indenização em pró a todas as vítimas deste bandido...Eles não tem dó em nem piedade ao executar os cidadãos de bem, trabalhadores da nossa nação, chumbo nesses vagabundos cruéis.

Anônimo disse...

Uma perguntinha: O pobre cobra sem veneno, só queria um pouco de agua ? Por isso atirou 6 vezes no policial ? Ah, esse direito dos manos, digo dos comunistas do do direito alheio, vai acabar logo logo.

elton disse...

Sugiro à reporter que leve o pobrezinho pra casa e cuide dele...

Anônimo disse...

PARABÉNS À POLÍCIA MILITAR !!!!

UM MARGINAL A MENOS QUE ESCOLHEU O CAMINHO ERRADO E SOFREU A CONSEQUÊNCIA !!!!

UM MARGINAL A MENOS PARA AGREDIR O CIDADÃO HONESTO !!!!

NÃO GOSTOU DE LER A VERDADE ????

FODA-SE !!!!

Anônimo disse...

Este tipo de repórter que tenta criar polemica dando força para os marginais demonstra a falta de caráter do profissional. Aborda de forma isolada o fato e tenta polemizar invertendo os papeis dos envolvidos. A repórter deveria sentir pena das pessoas que este marginal lesou. Parabéns a BM e Policia Civil que, apesar da falta de poio dos governantes e manchetes da "mídia marrom", realizam seu trabalho com dedicação.

Anônimo disse...

A Leticia Duarte fez excelentes trabalhos na área social.
Neste caso deixou se levar e errou feio na sua matéria.
Realmente inverteu a ordem dos fatos e feriu o bom senso.
Perdeu pontos em seu curriculum.

Anônimo disse...



PARABÉNS AO POLICIAL MILITAR POR ESTA ATITUDE. PELO MENOS ESTA VIVO PARA CUIDAR DE SUA FAMÍLIA, SENÃO, SERIAM ETERNOS SOFREDORES, RECEBENDO UMA PENSÃO DE MISÉRIA, E COMO SEUS PAIS TAMBÉM SOFREDORES ETERNOS.

PELO ESTATUTO, DEVERIA TER SIDO PROMOVIDO, POR ATO DE BRAVURA, PQ ALÉM DE SALVAR SUA VIDA, SALVOU DE OUTROS TANTOS QUE SERIAM VÍTIMAS FATAIS DESTE BANDIDO VIOLENTO QUE ATIRA PRA MATAR.
ESTA JORNALISTA Q CRITICOU OS PMs, NO MÍNIMO É PETRALHA.

PARABÉNS AOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES Q ALÉM DE GANHAREM MAL, EXPÕEM SUAS VIDAS PARA SALVAR A SOCIEDADE DA BANDIDAGEM.

SE NÃO MUDARMOS ESTE GOVERNO SOCIALISTA/CUBANO,NO BRASIL, SEREMOS ETERNOS VÍTIMAS DESTA BANDIDAGEM.

Anônimo disse...

O OCORRIDO EM 2013, GOVERNO TARSO, E SÓ AGORA É QUE A ZERO HORA PUBLICA. "ISSO TAMBÉM DEVE SER UM PROBLEMA DA GESTÃO SARTORI". O JORNAL CONTINUA COMPROMETIDO COM O PT, POIS POUCOS LEITORES IRÃO PRESTAR ATENÇÃO A DATA DO FATO.

Anônimo disse...

Acho que os policiais brasileiros precisam ser mais inteligentes.
Infelizmente gestos assim prejudicam a imagem dos policiais de modo geral e não só do que procedeu erradamente.
Dominou o bandido, algema ele, dá voz de prisão em flagrante e fica calado pois em boca fechada não entra mosquito. O Policial pratica uma grande ação e depois bota tudo a perder com um gesto infantil, dele ou de algum colega que age como criança e não como profissional de polícia. Já deviam saber que a opinião pública e a imprensa não é simpática com policiais; ao contrário, parece preferirem bandidos.
Procedimentos assim só ajudam a dar armas para os bandidos ou para os que defendem bandidos e os acham coitadinhos. Ele não era coitadinho no momento que desfechou seis tiros no policial. Já depois de dominado virou um pobre coitado a luz de algumas pessoas e isto é aproveitado até para pedir indenização ao Estado. Claro que nós é que pagaremos a conta, pois não é comum ver ações de reingresso da cobrança do valor pago de indenização para quem deu causa ao pagamento. A conta fica para o contribuinte.
Policiais! Não podemos nos entregar aos homens de jeito nenhum amigo e companheiro. Sigam esse ditado. Onde anda a vossa inteligência? Já era tempo de terem apreendido que sempre que podem colocam o policial como arbitrário e a sociedade como culpada.

Luiz Vargas disse...

Só os babacas que labutam na ZH-elotes para chamar um barbado com mais de trinta anos de jovem. Quando ainda existia vergonha na cara neste país, com trinta anos o sujeito era chamado de homem.
É a PeTralhada dos meios de comunicação utilizando de maneira sútil palavras escolhidas a dedo no dicionário do bando quadrilheiro que admiram para tornar as coisas mais leves para a bandidagem, tornando aqueles que cumprem as leis verdadeiros algozes.
Se esta jornalista tem pena de bandidos deveria acolhê-los em sua morada.

Anônimo disse...

Polibio, a polícia não deve perdoar bandido, quem perdoa é DEUS, o policial só deve é promover o encontro entre os dois!

Mordaz disse...

Pior que a defensoria pública é paga com os impostos das vítimas, pois bandidos não produzem e nem pagam impostos. Não satisfeita, a defensora pública Alessandra Quines Cruz, quer ferrar ainda maios as vítimas, diz que o órgão estuda entrar com um pedido de indenização para o meliante.

Anônimo disse...

Policia que mata de graça e mais bandida que o bandido.


A culpa é do Tarso Genro governador a epoca e pai de todos os problemas do Rio Grande.hahahahahaha

Anônimo disse...

70% de nossos bandidos presos e, por inferência, de nossos bandidos ainda não presos, tem Transtorno de Personalidade Anti-Social, literalmente não estão nem aí para os outros, o que sentem e os males que provocam. Para estes a pena de morte é até um alívio tanto para a sociedade , até para ele próprios. O copo da água para estes anormais deve ser fornecido pelos esquerdistas em suas casas para darem proteção a tão "nobres" criaturas! Pena deveriam ter é de suas várias dezenas milhares de vítimas anuais no país das esquerdas bolivarianas chamado de brasil.

Anônimo disse...

Por isto é que nenhum país decente e rico do mundo é realmente comandado pelas esquerdas, quando se fala em esquerdopatia, está se falando de uma variante camuflada do Transtorno de Personalidade Anti-Social. O bandido eliminado pelo policial tem este transtorno, assim como os penalizados repórteres desta moralmente execrável RBS. Qual deste repórteres já foi dar apoio moral e financeiro permanente para as vítimas destes seus canalhas companheiros de transtorno psicológico????????

Chico squina disse...

Manda esses assaltantes roubar esse povo da RBS pra ver se vão continuar defendendo ladrão? .Ou será que ladrão não rouba ladrão? .....fica a dúvida. ......

Lucaspsb disse...

PrOA, caderno nojento de esquerda caviar!!!! Querem o quê?

DUDA, SEU CANALHA, DEMITE 600 DA RBS, EXPLORA OS FUNCIONÁRIOS, IMPICHA UMA GOVERNADORA, CONTRIBUI PARA QUEBRAR O ESTADO E QUER PREGAR MORAL? JÁ DAR OS ENDEREÇOS DELE PARA OS CRIMINOSOS IREM LÁ TER UM "PAPO"!

COMO DIZIA OLAVO DE CARVALHO SOBRE O PENSAMENTO DELLES:

"SER MARXISTA, SER COMUNISTA, É SER IDEALISTA, É SER PURO, É SER SANTO! MESMO QUANDO VOCÊ MATA, ROUBA, SEQUESTRA, ESFOLA!"

Daí tem um crime brutal, e, bem, É TUDO NO C. DA SOCIEDADE!

BASTA!

BANDIDO BOM É BANDIDO NA CADEIA, ELE APERTA O GATILHO SOZINHO, NÃO AS PESSOAS!

Anônimo disse...

Falta instrução e sabedoria para os policiais,isto é despreparo.O policial agiu dentro da lei reagindo o assalto,não havia necessidade de filmar e fazer chacotas sobre o caso.A polícia tem que jogar duro e a lei tem que proteger os policiais que muitas vezes sofrem barbaridades, arriscam suas vidas para prenderem miliantes para em muito pouco tempo os verem nas ruas cometendo as mesmas atrocidades.O caso de São Paulo é isso,nem os policiais acreditam mais na justiça e parte para o lado errado de querer fazer justiças com as próprias mãos. Se descobrirem quem matou os policiais de Osasco e Jandira vai confirmar que foi um ou mais elementos que estavam nas ruas quando o lugar era estar na cadeia.Infelizmente com esses beneficios nas leis penais para bandidos contumazes esses casos não serão os primeiros nem os últimos . É a guerra nas ruas onde sofrem civis e policiais.

Anônimo disse...

O fato mais grave é que, antes, o bandido deu seis tiros no carro do policial ou seja, quem poderia estar agonizando no lugar do bandido era o policial. E o bandido não iria ter peninha do policial e sua família. Por isso a raiva.

Anônimo disse...

Nas favelas do Rio quando e do Brasil também, quando a polícia entra em confronto com os traficantes e algum inocente morre com uma bala perdida, sempre a polícia é a ré do caso.
Creio que os traficantes mantem deliberadamente um inocente, porque sabem que os familiares e a população jamais terão coragem de culpar e pedir justiça acusando os bandidos.
A polícia sempre é a culpada!
Quero ver qual o familiar do morto que teria coragem de acusar os traficantes!!!
Sempre a polícia é a culpada.

Anônimo disse...

Esperar o que de um jornal "ZERO" nao leiam mais, simples.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se alguns destes críticos daria aguinha na boca deste marginal se ele tivesse alvejado alguém da sua família. Devem ser os mesmos que defendem governos corruptos e pregam moral de calças.

Gustavo disse...

a defensora pública se referiu ao bandido como "cidadão cometendo crime"?
e o salário dela sai do imposto que eu pago.. isso faz de mim um cúmplice dela?
esse lixo não vai mudar tão cedo (se eu continuar financiando)..

Anônimo disse...

No meu entendimento o policial cometeu um erro: o de não ter liquidado com o bandido. Esse vagabundo custa muito mais para o estado do que é pago ao policial para defender a população. Quando sair da prisão vai fazer tudo igual outra vez e aí talvez ele seja melhor sucedido matando inocentes desarmados, como vem acontecendo todos os dias. Para mim continua valendo: bandido bom é bandido morto. Sugiro a esta repórter que faça uma enquete com as famílias de vítimas desses bandidos para ver tem a mesma postura sua. Esta falsa moralidade é própria de comunas e petralhas e só conduz ao CAOS, não à ordem e harmonia. Fora petralhas!!!

Anônimo disse...

Sempre estou do lado da brigada e polícia civil. Essa gente da RBS, tá mesma linha da maria do Ossário defensora de bandidos.

- ESQUERDA(JORNALISTA IDIOTA, COMUNISTA) HIPÓCRITA, ATACA A POLÍCIA E DEFENDE O BANDIDO....!!!!!

Anônimo disse...

Não espere nada alem disto desse folhetim , melhor é não ler . Quanto a defensora publica ????? talvez o melhor seja não pagar impostos e vamos parar de financiar estes pseudos defensores .

Anônimo disse...

Uma perguntinha para a "jornalista" Letícia Duarte: após levar seis tiros do bandido tu lhe alcançarias um copo d'água, conforme reclamaste do soldado ? Seria interessante também consultar as opiniões de La Genro e Manuela D'ávila, porque parece que os portoalegrenses gostam dessas comunas.

Anônimo disse...

Logo esta palhacada vai acabar VAO PARA CUBA, VENEZUELA, BOLIVIA com passagem somente de ida, vamos até fazer vaquinha para arrecadar dinheiro.

Desculpa, esqueci tem a COREIA DO NORTE.

Anônimo disse...

Acho que essa defensora de bandidos pútridos quer dar umas cochadas com o marginal. Bom, se merecem.

Anônimo disse...

Mais uma repórter vítima da Síndrome de Estocolmo! O que se vê ultimamente é muitas repórteres, advogadas e juízas que se apaixonam por bandidos e suas "loca vidas", e algumas delas querem atpé mesmo procriar com eles. Isso sim é amor bandido....

Vivian disse...

Esses criminosos não tem piedade tb quando a pessoa fala: por favor não me mata que eu tenho um filho pequeno pra criar. Por mais que seja forte essa cena, é merecido. Não é maldade, é a realidade nos deixando calejados.

Anônimo disse...

Jornalista, no geral, não sabem nada de coisa nenhuma, e quando se posicionam, normalmente, querem fazer notícia não importante a verdade dos fatos. Como dizem no curso de jornalismo: quando um homem morte um cão aí é notícia.

Anônimo disse...

A ZH continua perdendo leitores, já que a credibilidade perdeu ha tempos... Só sobrou o Davi Coimbra e o Hagar

Anônimo disse...

Quando estes defensores de bandidos forem assaltados, o discurso vai mudar. No momento acham que estao fora de alcance.

Anônimo disse...

Os policiais, em muitas vezes, tem colocado muito mais medo na população do que os ditos "criminosos", também vítimas da sociedade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/