PMDB diz que Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual visa impedir novos desastres do tipo do governo Tarso Genro

Não é só a oposição do PT, PCdoB, PSOL e PTB que parte a oposição ao projeto que criar a Lei de Responsabilidade Estadual, já que o funcionalismo também se opõe ao projeto..O deputado Gabriel Souza (PMDB), relator do projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal estadual na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, dará parecer favorável ao projeto. Souza considera o projeto constitucional, mas diz que pretende estudá-lo com profundidade antes de concluir seu parecer, sem previsão de entrega.

O parlamentar afirma que a medida tem como motivação a gestão do antecessor do governo de José Ivo Sartori. “Depois do governo Tarso Genro (PT) estamos convencidos que temos que evitar novos governos ‘Tarsos’ pela irresponsabilidade fiscal e aumento da despesa acima da receita. O RS aprendeu que não se pode gastar mais do que se arrecada. Chamaria de ‘lei anti-Tarso’”, provoca.

O presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado (Fessergs), Sérgio Arnoud,disse neste domingo ao jornal Correio do Povo que as entidades que promoveram a greve geral da semana passada, terão encontro nesta segunda-feira para discutir o projeto.

Sérgio Arnoud é o líder sindical do funcionalismo estadual de maior experiência. Ele está há 40 anos ocupando cargos de direção e de liderança na Fessergs. 

 A reunião de segunda servirá para definir as estratégias para pressionar os deputados a votarem contra a proposta. O que ele avisou:

- Além de congelar o salário, congela todo e qualquer investimento nos serviços. Vai piorar a saúde, educação e segurança. Vai instalar o caos nos serviços públicos. Se hoje as pessoas se queixam dos serviços prestados, não é por deficiência dos servidores, mas porque não há estrutura e pessoal em número necessário e investimento, a tendência é só piorar.

A matéria, em tramitação na CCJ da Assembleia, deve ser pauta de audiência pública até o final do mês.

O que dispõe o PLC 206/2015

• Cria normas de finanças para, segundo o governo, alcançar o equilíbrio financeiro das contas públicas estaduais. Copia e acrescenta itens da Lei de Responsabilidade Fiscal nacional (Lei Complementar 101/2000), vigente desde maio de 2000. A lei proposta pelo governo Sartori repete itens do Projeto de Lei Complementar nº 390/2007, rejeitado por unanimidade pela Assembleia Legislativa à época do governo Yeda Crusius.

• Fixa critério de atualização da receita corrente líquida, o IPCA. Define que uma parcela do crescimento nominal na receita (inflação) será eliminado do cálculo, tornando a variação real da receita corrente líquida (RCL) menor do que o atualmente apurado, limitando, como consequência, o crescimento da despesa na mesma proporção.

• Limita gasto com pessoal previsto 

13 comentários:

elton disse...

Alguma coisa tem que mudar mesmo, chega de drenar todos os nossos impostos para pagar funcionalismo que vive em greve.

Anônimo disse...

Mexer nos incentivos fiscais, e na sonegação ninguém quer, não é mesmo, é mais fácil mexer no salario baixo do funcionalismo.

Anônimo disse...

Como se leis fossem capazes de conter os cumpanheru...

Anônimo disse...

Como se leis fossem capazes de conter os "cumpanheru"...

Anônimo disse...

Como é que é????? Criar uma Lei Estadual de Responsabilidade Fiscal? Não consigo acreditar!!!! Que força essa Lei Estadual teria sobre a Lei Federal de Responsabilidade Fiscal??? É a mesma coisa que o RS mudar a Constituição Federal e esquecer de avisar o Congresso Nacional. É simples de resolver, só punir quem não cumpre a LRF (Lei 101/2000) que com o tempo será tudo resolvido.Quem não cumpre uma Lei Federal vai cumprir uma Lei Estadual???? Não é por falta de Lei que os governantes avançam além do que podem, é falta de punição. No caso do RS, que tipo de punição o Ex-desgovernador Tarso recebeu ou vai receber por não cumprir a legislação existente??? NENHUMA?? Então, prá quê criar nova legislação prá logo adiante não ser cumprida também. Penso que o Governador Sartori perdeu o seu timing entre a eleição e a sua posse. Todo mundo viu que o desgovernador Tarso vinha fazendo despesa graúda até o último minuto para, de propósito, enterrar o Estado para todo o sempre. Ali Sartori deveria ter agido e via justiça proibir Tarso fazer o que não fez durante os 4 anos de governo, assumindo despesas que o próximo governo teria que cumprir.

Airton Lansing

elias disse...

Airton das 12:26.

Só tem uma explicação. O gringo bundamole tem o rabo maior que o do ameba genro!

Anônimo disse...

Os políticos Continuaram a drenar a sociedade (servidores também) com mais impostos. E a partir de agora, nós servidores,viveremos em greve, da mesma forma que uma classe trabalhadora faria se não recebe o que é devido.

Anônimo disse...

Sartori precisa parar de chorar sobre o leite derramado. Olhar para a frente e criar alternativas. Sugestão: Sartori, retira as vantagens temporais recebidas por FUNCIONÁRIOS CCs, isto é, empregado contratado. É um absurdo ver funcionário CC aboletado nas secretarias governo após governo e receber quatro, sete ou nove avanços. Há funcionários CCs, afilhados de deputados estaduais ou federais, que negociam a permanência em órgãos/secretarias a cada novo governo. Em resumo, permanecem 15, 20 ou mais anos com bons cargos no governo com salários três vezes maiores do que os dos servidores concursados.

Lucaspsb disse...

FUNCIONALISMO É FÁCIL, O PROBLEMA É A RBS!!!!

Quem tem mais poder de persuasão?:

A-(•) Cristina Ranzolin
B-( ) Sartori

Quem assinalou B se ferrou. IMPRENSA COMPRADA GOVERNA!

Anônimo disse...

O Brasil não precisa de mais leis, precisa de punições e caráter . Já não existe a Lei de Responsabilidade Fiscal Federa?Pois é , como se explica as gastancas federais? O Congresso não aprovou as contas da dilma de 2014?Os governos são administrados como time de futebol,cada um que entra da um geito,ou seja,arruma um subterfúgio para burlar,ou então muda o estatuto,costituicao etc...

Anônimo disse...

De leis o país está cheio!
O que falta nos governantes é vergonha na cara... e inteligência no eleitor!

Anônimo disse...

Mais fácil q incomodar os doadores de campanha.

Anônimo disse...

A LRF só vale para a União. Teria de ter uma específica pro RS pq pros Estados a LRF só tece linhas gerais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/