´Polícia Federal teme atentados contra presos do Lava Jato. Atiradores de elite protegem escoltas em Curitiba.

Ao lado, mera ilustração: snipers prontos para intervir. - 


O repórter Carlos Ohara, site UOL, descobriu hoje que agentes da PF que acompanham o dono da UTC, Ricardo Pessoa, tiveram que utilizar um veículo blindado para transportar o delator para uma audiência com o juiz Sergio Moro, além de protegê-lo com atiradores de elite.

Leia toda a reportagem:

Policiais federais que atuam na operação Lava Jato, cujo centro das investigações é em Curitiba, tiveram que alterar o roteiro previamente definido para a escolta de um dos detidos para evitar a possibilidade de um atentado. A PF não divulga a identificação do preso que estava sob escolta e nem os detalhes da ameaça, detectada durante o trajeto do comboio.
A revelação deste episódio e de outros detalhes de bastidores sobre a operação ocorreu na manhã desta terça-feira (21) durante uma palestra direcionada a jornalistas na sede da superintendência da Policia Federal em Curitiba. Policiais do Núcleo de Operações da PF explicaram  detalhes da atuação do setor -- responsável pela escolta de presos, controle de distúrbios civis e segurança de autoridades.
O policial Celso Secolo, um dos palestrantes, contou que os deslocamentos com os detidos na operação são definidos com roteiros múltiplos. Somente no momento da partida do comboio e que é anunciado o trajeto que será percorrido. Em alguns casos, parte do trajeto é acompanhada por "snipers" (atiradores de elite) posicionados em edifícios ao longo da rota. Todas as precauções visam resguardar a segurança da pessoa que está sendo transportada e a complexidade do aparato de segurança é analisada com base nas informações do perfil da pessoa detida. "Em alguns casos, no âmbito desta operação [Laja Jato] a escolta e realizada para verdadeiros 'arquivos vivos' e a nossa responsabilidade e a preservação da integridade desta pessoa", disse Newton Ishi, chefe do Núcleo de Operações da PF em Curitiba.
Citando outro exemplo de alteração de um plano de deslocamento, Secolo revelou que a PF teve que utilizar um veículo blindado para transportar o delator Ricardo Pessoa, dono da UTC, para uma audiência com o juiz Sergio Moro. "A imprensa divulgava relatos que ele entregaria várias pessoas importantes. Detectamos correspondências com ameaças a ele [Pessoa]. Neste caso, preferimos o uso de veículos blindados e o reforço na escolta."
Ricardo Pessoa afirmou, em delação premiada, que repassou R$ 3,6 milhões de caixa dois para o ex-tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010, José de Filippi, e para o ex-tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, entre 2010 e 2014. Ele também citou políticos de partidos como PTB, PP e PSDB em seu depoimento.
Além de demonstrar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Operações, a palestra com os jornalistas teve o objetivo de discutir limites físicos para a atuação, principalmente de cinegrafistas e fotógrafos que, em busca da melhor imagem, acabam entrando em áreas consideradas de risco. "Quando realizamos a escolta, seguimos um mantra: o comboio não para nunca. Ou seja, se alguém entrar na frente, vai ter problema", alertou o agente federal.

A operação Lava Jato investiga irregularidades em contratos da Petrobras junto a um grupo e empreiteiras que inclui, além da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, empresas como a UTC, Camargo Correa, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, entre outras. Segundo as investigações, pelo menos R$ 10 bilhões foram desviados pelo esquema. Parte do dinheiro seria destinada político e partidos, entre eles o PMDB, PT e PP.

17 comentários:

Anônimo disse...

Moro se manca e agora quer leniência!

Será que ele desistiu de extinguir a População Economicamente Ativa?

Andrade Gutierrez se encontra com Aecím. (Leia Em tempo)

Amigo navegante que se identifica como “o verddeiro rábula de Maringá” chamou a atenção do Conversa Afiada por essa subita conversão do Dr Moro:

No Estadão:

Moro recomenda leniência para empreiteiras da Lava Jato

São Paulo e Curitiba, 21 – O juiz federal Sérgio Moro recomendou à Camargo Corrêa – uma das empreiteiras alvo da Operação Lava Jato por cartel e corrupção em contratos da Petrobras – que ‘busque acertar sua situação’ por meio de acordo de leniência junto ao Ministério Público Federal, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Petrobras e Controladoria-Geral da União (CGU).

A recomendação de Moro foi dada em um trecho da sentença em que condena altos executivos que ocuparam cargos estratégicos na empreiteira, Dalton dos Santos Avancini, Eduardo Leite e João Ricardo Auler. Os dois primeiros pegaram pena superior a 15 anos de reclusão, transformada em regime domiciliar pela delação premiada que fizeram. Auler não fez delação e pegou 9 anos e meio de prisão.

Na sentença, Moro abordou a leniência, que equivale à delação premiada, mas usada apenas por pessoas jurídicas. Os acordos de leniência são um ponto de discórdia no âmbito da Lava Jato entre instituições federais.

“Embora a sentença não se dirija contra a própria Camargo Correa, tomo a liberdade de algumas considerações que reputo relevantes”,. anotou o juiz. “Considerando as provas do envolvimento da empresa na prática de crimes, incluindo a confissão de seu ex-presidente, recomendo à empresa que busque acertar sua situação junto aos órgãos competentes, Ministério Público Federal, CADE, Petrobras e Controladoria Geral da União.”

(…)

Anônimo disse...

Políbio,

O poder financeiro da Odebrecht(mafiosas) é ILIMITADO.

Será que o "rei-pai" aceitará o "príncipe-filho" na prisão??

Esses baianos dominam o Brasil desde a construção de Brasília!!!

JulioK

Anônimo disse...

O delegado tem razão em se precaver pois tem pessoas que declaradamente não gostam de delatores...

Anônimo disse...

QUE MOMENTO TERRÍVEL ESTAMOS A VIVENCIAR. OS CRIMINOSOS TOMARAM CONTA DOS PODERES.

Anônimo disse...

quem no pais de ovelhas mataria eles?
só se fosse provado que a culpa é deles por perdermos a copa ou se sabotarem as antenas da Globo. Aí sim nosso povo faz alguma coisa...

Anônimo disse...


A bandidagem tomou conta do governo e do País.

Isso ainda vai virar em uma guerra civil.


Deus nos acuda !!!!!!!!

Anônimo disse...

>>

A PF deve transportar seus famosos presos com segurança.

Lembre-se dos petistas Celso Daniel e Toninho que foram eliminados como queima de arquivos.

<<

Anônimo disse...

Se ao menos MO fosse como Renato Villar...

Roda de Fogo (1986): Cena em que Renato Villar (Tarcísio Meira) chantageia o juiz Labanca (Paulo Goulart) para conseguir recuperar um dossiê que o incrimina.

https://www.youtube.com/watch?v=p6g2PZejnwk

Anônimo disse...

O exército deve entrar junto na proteção de Moro, de seus presos e testemunhas, a máfia brasileira está ameaçada e seus métodos foram bem conhecidos por Celso Daniel!

Anônimo disse...

TEM QUE SE PRECAVER POIS EXISTEM MUITAS "MORTES" NÃO BEM ESCLARECIDAS.

Anônimo disse...

Políbio, eu só creio que poderia haver um atentado conta o Digníssimo Juiz Sergio Moro, que serviria como que um recado aos demais magistrados, e acho que ele deveria andar cercado de seguranças, agora que alguém fosse eliminar supostos presos é forçar a barra, todo mundo está careca de saber que as penas são brandas como podemos ver na primeira sentença criminal da lava jato à empreiteiros que fizeram acordo, e com certeza outros irão recorrer ao Supremo apetralhado.

Anônimo disse...

JORNAIS INTALIANOS FALAM QUE ODEBRECHT ESTA SENDO INVESTIGADA POR ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO. E EM OUTROS PAÍSES TAMBÉM.

XI, XI.

Anônimo disse...

Ao Sr. Toupeira das 17:04. Caso não tenha percebido, com os responsáveis da CC presos e condenados, a empresa deve seguir adiante! Pense mais e vomite menos!

Anônimo disse...

Os mesmos que mandaram "matar" o prefeito Celso Daniel, devem estar com ódio dos delatores. Precaução não faz mal, pode ser que venha a tona mais coisas, de outras empresas comandadas pelos mafiosos mamadores.

Anônimo disse...

http://elcomercio.pe/politica/justicia/caso-interoceanica-peru-enviara-fiscales-brasil-noticia-1827326

Perú esta enviando procuradores ao Brasil > corrupção em obras lá pelas contrutoras. E governantes recebendo propinas.

Anônimo disse...

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras planeja uma parada para manutenção em parte da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, de 178 mil barris por dia de capacidade, por até 60 dias, informou um sindicato que representa funcionários da unidade à Reuters.

A manutenção terá como foco a unidade de craqueamento catalítico, que tem capacidade para processar 63 mil barris, além de uma unidade hidrotratamento de diesel e uma unidade de aromáticos, segundo um porta-voz do Sindipetro-LP. O trabalho está previsto para começar no fim de agosto ou no início de setembro e termina em outubro ou novembro.

Parada extratégica ?? - Olha que não estamos produzindo tanto quanto os petralhas falaram. "baixam" a produção por manutenção ?? Ou será maneira de poder mentir de novo e dar desculpas aos acionistas.

EUA> existe a possibilidade dos grande lucros da petrobrás não serem resultado do petróleo, mas ela ter (ou ainda estar) senvindo como uma grande lavanderia de dinheiro. Americanos e outros países é que vão "desifrar" isso para o povo brasileiro.

Anônimo disse...

A PF está fazendo sua obrigação para o qual são pagos, se tiver algum funcionário com medinho pede para ir embora, vai advogar. Não é a primeira vez que preso famoso ou perigo precisa de segurança redobrada, cita-se como exemplo Fernandinho Beira Mar e como politico o próprio ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, delator do Mensalão, o primeiro continua preso e o segundo, até solto está.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/