Júlio Camargo, o delator de Eduardo Cunha, foi mesmo pressionado a denunciar políticos

Os repórteres Graciliano Rocha e Bela Megale contam na Folha de S. Paulo de hoje que o deputado Eduardo Cunha tem razão quando acusa o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, de "forçar" o delator Júlio Camago a denunciá-lo. A reportagem não fala em "forçar", mas deixa claro que os procuradores buscam criar situações que levem o acusado a falar - e até a inventar. Isto já se sabe há muito tempo. 

No livro Cabo de Guerra, o editor conta vários episódios nos quais investigados presos no âmbito da Operação Rodin, falaram até o que não existia ou nem sabiam, tudo para se livrar do "cerco" dos delegados e procuradores que os assediaram o tempo todo em busca de denúncias. Houve casos de delações premiadas que foram depois desmentidos na justiça, porque os acusados ficaram acuados diante da ameaça de que um dos seus filhos também seria preso.

Estas denúncias estão nos autos dos processos de Santa Maria.

Não é incomum que réus primários, fragilizados, cedam diante dos interrogadores, que sempre estão em posição de força. 

Os presos que mais resistem, como Fernando Baiano, sofrem pressões enormes na carceragem, como o próprio editor e vários jornais já revelaram. Ele já teria sido "convidado" a delatar, sob "ameaça" de ser solto e "entregue" à sanha dos seus inimigos. 

Leia a reportagem:


O lobista Julio Camargo, que acusa o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o ex-ministro José Dirceu de receber dinheiro sujo desviado da Petrobras, só decidiu incriminá-los depois que os procuradores da Operação Lava Jato o convenceram de que teria problemas na Justiça se não contasse tudo que sabe.
Camargo, que trabalhou para fornecedores da Petrobras e diz ter pago R$ 137 milhões em propina para o PMDB, o PT e funcionários da estatal, colabora com as investigações da Lava Jato desde outubro do ano passado, quando assinou um acordo de delação premiada e confessou vários dos seus crimes.
Mas ele resistiu por meses a incriminar os políticos com quem se relacionou, como Cunha e Dirceu. Sua guinada começou a ser produzida na última semana de junho, quando foi chamado pelos procuradores da Lava Jato para uma reunião em Curitiba.
Os investigadores mostraram a Camargo que tinham evidências de que ele vinha escondendo informações comprometedoras sobre políticos, e lembraram ao lobista que isso poderia levar ao rompimento do acordo de delação, que garante redução de pena e outros benefícios.
Outro lobista, Milton Pascowitch, que aproximou a empreiteira Engevix do PT e da Petrobras e decidiu colaborar com as autoridades neste ano, disse que pagou R$ 4 milhões em propina a Dirceu, e afirmou que parte do dinheiro passou antes por empresas de Julio Camargo.
De acordo com o relato de um dos participantes, a reunião foi tensa, mas o lobista cedeu e afirmou também ter pago propina ao ex-ministro.
Camargo também disse aos procuradores que emprestou um avião particular a Dirceu depois que ele deixou o governo Lula, em meio ao escândalo do mensalão. Em depoimentos anteriores, ele negara ter prestado esse favor.
Dirceu, que foi condenado no julgamento do mensalão e hoje cumpre pena de prisão domiciliar em Brasília, nega ter recebido propina para facilitar negócios na Petrobras e diz que pagou pelo avião.
Mesmo depois de incriminar Dirceu, o lobista deixou os procuradores temendo pelo futuro, sem ter a segurança de que o acordo de delação premiada seria mantido. Isso influenciou seu movimento seguinte, em julho.
No início do mês, Camargo voou em seu jatinho até Brasília com a advogada Beatriz Catta Preta para se reunir com investigadores da Procuradoria-Geral da República, que conduz investigações sobre Cunha e outros políticos acusados de envolvimento com a corrupção na Petrobras.
Eduardo Cunha foi o tema principal do encontro. No ano passado, o doleiro Alberto Youssef, um dos principais operadores do esquema de corrupção, disse que Camargo foi chantageado por Cunha e pagou propina ao deputado para preservar um contrato da coreana Samsung em 2011.
Em pelo menos quatro ocasiões anteriores, Camargo negou ter recebido pressões de Cunha, que teria mandado uma aliada apresentar requerimentos na Câmara para exigir informações da japonesa Mitsui, parceira da Samsung.
Questionado novamente pelos procuradores de Brasília, e preocupado depois do que ouvira em Curitiba, Camargo aceitou prestar novo depoimento, em que confirmou a história de Youssef e detalhou seus encontros com Cunha e outros operadores.
Sua nova versão tornou-se pública na quinta-feira (16), quando ele a repetiu numa audiência para o juiz federal Sergio Moro, que conduz os processos da Lava Jato no Paraná. Cunha, que preside a Câmara dos Deputados, acusou Camargo de mentir após ser coagido pelos procuradores.

Encerrada a audiência, Camargo trocou de advogado. No lugar de Beatriz Catta Preta, que o assessorava desde o ano passado, entrou Antonio Figueiredo Basto, o mesmo advogado do doleiro Youssef.

7 comentários:

Anônimo disse...

Então sendo assim NENHUMA delação feita até aqui na lava jato tem validade.

Anônimo disse...

Estou estranhando o Polibio hoje esta fazendo uma força danada para tentar a defesa do Eduardo Cunha inclusive admitindo que as delaçoes são forçadas. O estranho é que para os demais acusados inclusive seu amigo familiar Zé Otavio eu não tinha visto tanta veemencia na defesa sera que chegando no cunha chega mais perto de mais alguem de seus relacionamentos.estranho muito estranho Polibio pois pregamos e prestigiamis este blog porque lugar de ladrão e corrupto é na cadeia e o EC e gato antigo.

Anônimo disse...

Pelo jeito que a carruagem anda, o editor se agarro no cunha, de mala e cuia. Ou seja, para o cunha, do PMDB de Renan, Sartori, ibsen, Fogaça, etc. o benefício da dúvida, já para os petistas, qualquer recorte de jornal ou revista é verdade, portanto são ladrões e tem que ser presos. Mais seriedade seu polibio e menos engajamento politico.

Anônimo disse...

Estaria a seguir o caminho de Reinaldo Azevedo?

Emmanuel disse...

Se o elemento doou ou não dinheiro a Cunha, pouco interessa; o fato verdadeiro é que o pessoal do PT embolsou grana suficiente para comprar muita coisa, aparelhar muita coisa.
Demais disso, crer que o Ministro da justiça e outras figuras carimbadas do judiciário são isentos, é pura idiotice...
Cunha, recebendo ou não, tanto faz ... verdade é que, é mais que hora dessa quadrilha chamada PT desembarque do Planalto, porque o lixo que acumularam está cheirando demais.

Anônimo disse...

Pois é o Azedo foi uma deçepção espeto não ter que abandonar mais um. Só restará os Antagonistas.

Anônimo disse...

"que teria problemas na Justiça se não contasse tudo que sabe."
E teria mesmo. afinal quando fez delação premiada ele se obrigou a contar tudo que sabe. Uma coisa é contar tudo que sabe; outra coisa é inventar fatos. Se inventar fatos e acusar pessoas indevidamente também ele terá problemas. Então: tudo vai depender de provas e não de versões. É preciso que o que ele contar venha acompanhado das provas para poder ser acreditado. O resto é blá,blá,blá.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/