A corrupta e autoritária bolivariana Venezuela é o pivô da mais nova operação da Polícia Federal do Brasil

Os repórteres Fausto Macedo, Julia Affonso e Andreza Matais, todos do jornal O Estado de S. Paulo, informaram ainda há pouco no site do diário que a Polícia Federal informou nesta quinta-feira que pertence à estatal petrolífera venezuelana, a PDVSA (Petróleos de Venezuela), uma das contas operadas pela organização criminosa alvo da Operação Porto Victoria para evasão de divisas daquele País. As transações eram realizadas por meio de operações de comércio exterior fictícias fechadas em São Paulo.

Leia toda a reportagem:

A PF identificou titulares de contas em Caracas, entre eles empresários, interessados na fuga de capitais do País vizinho. Uma das contas usadas é da PDVSA. “A Venezuela vive uma grave crise econômica e estão aproveitando para tirar recursos de lá”, informou o delegado Alberto Ferreira Neto, que integra a Delegacia de Repressão a Ilícitos Financeiros e Desvios de Recursos Públicos, braço da PF em São Paulo.

Por meio da conta da PDVSA transitavam valores que, na ponta da transação, iam parar no sistema financeiro de Hong Kong. Um paraíso turístico daquele País asiático chama-se Porto Victória e deu nome à operação desencadeada nesta quinta-feira, 11, pela PF.

Os agentes e delegados mobilizados – efetivo de 130 policiais – cumpriram 11 mandados de prisão, um deles do ex-vice-presidente do Banco do Brasil, Allan Simões Toledo, hoje diretor do Banco Banif. A Porto Victoria apreendeu R$ 1 milhão em espécie – reais e euros – além de lingotes de ouro e um diamante. Entre os presos da Porto Victoria está o ex-secretário municipal da Copa do Mundo em Curitiba (PR), Luiz de Carvalho, também sob suspeita de lavagem de dinheiro.

A PF informou que a próxima etapa da missão vai mirar em clientes de doleiros que realizavam exportações fictícias para de maquinário industrial para a Venezuela. Os contratos de câmbio e de comércio exterior eram fraudados por meio de expedientes no Banif, com a participação de Allan Toledo, segundo a Porto Victória.

Segundo a PF, o esquema se baseou na especialização da retirada ilegal de divisas da Venezuela por meio de importações fictícias promovidas por empresas brasileiras que tinham como fim somente a movimentação financeira. Os produtos brasileiros eram superfaturados em até 5000% para justificar a remessa dos valores vindos da Venezuela. Em geral, a documentação indicava exportação de máquinas moedoras de carne e processamento de camarão.
Em seguida, empréstimos e importações simuladas justificavam o envio dos recursos para Hong Kong, de onde então era encaminhados para outras contas ao redor do mundo.




7 comentários:

Anônimo disse...

Só falta a PF querer dar uma de FBI e investigar pais estrangeiro.

Anônimo disse...

Xiiiii PTRALHAS, a PF tá chegando em vocês!

TAVA NA CARA que estes países serviram e servem para ladrões.

AINDA falta, a surpresa será muita, CUBA e sua MONARQUIA apresentará constas bancárias de brasileiros PTISTAS. SÓ ESTAMOS NO INÍCIO, nunca saberemos a chegada ao fim!

Emmanuel disse...

Só para eu entender: O "Petrolão" venezuelano ??
Até lá ? Ahhh quem diria !

Anônimo disse...

Já que o Benedito e os Castros estão em lua de mel, seria bom que o Departamento de Estado ou o FBI conseguisse os passaportes cubanos do "de la Sielva", da "Estela Liñares", do "Olivera y Sielva" e outros menos famosos mas nem por isso menos famigerados.

Anônimo disse...

Eu já disse isto, tem dinheiro de terrorismo e de narcotráfico sendo lavado no Brasil pelos bolivarianos que tomaram o poder. Em breve vários bolivarianos serão indiciados pelo FBI e procurados pela Interpol. Obrigado presidente Lulla pela mixórdia em que transformante o Brasil e em todo o planeta só se diz uma coisa, "nuncaantesnestepaís"!!! Realmente Lulla é O CARA ,aí realmente com mestrado, doutorado e pós-doutorado em estelionato, roubo, falcatruas diversas, pedaladas fiscais, morais e criminais! Ô bolivariano, aquele cara do robo eletrônico que sempre posta aqui, coloca aquelas mensagens feitas na campanha da búlgara para presimente da República, quero dar umas boas gargalhadas!

Anônimo disse...

Não teve dinheiro dos Fundos de Pensão em papeis podres da Venezuela e Argentina?

Justiniano disse...

Na Suíça descobriram triangulações financeiras, dinheiro entrando e saindo de offshores tudo de fachadas, e a poderosa Odebrecht repassando valores em 4 empresas e repassando para os operadores do Petrolão. Agora surge essa operação Vitória desmantelando mais uma organização criminosa gerida pelo PT, e o que parece é que está no DNA desse partido saquear, roubar, aplicar estelionato, mentir e realizar falcatruas. Bem diz que cleptomaníaco e corrupto é impossível escrever sem PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/