Direção nacional aplica tese das tesouras na maioria do PSDB do RS

O cerco que a direção nacional estabeleceu sobre a direção, a bacada estadual e grandes municípios como Porto Alegre, São Leopoldo, Santa Maria e Caxias, tudo visando beneficiar no tapetão a eleição do deputado Marchezan Júnior para a presidência gaúcha do PSDB, lembra um pouco a estratégia das tesouras, muito embora não no sentido ideológico, fundamento da tese de Lênin. 

Há muito se fala, dentro da realidade política do Brasil, na estratégia política que Lênin denominou “a estratégia das tesouras”. 

A ideia é relativamente simples: o cenário político de um determinado país seria protagonizado por dois partidos com a mesma matriz ideológica (socialista, é claro), sendo um mais moderado e outro mais radical, mas não diferindo muito nos objetivos finais da política: o controle estatal da vida cotidiana dos cidadãos, tanto moral como economicamente, de modo que duas lâminas de uma mesma tesoura continuem cortando a liberdade do povo. Alguns conservadores amigos meus sempre  juraram a existência de um grande complô político nesse sentido, onde o PSDB seria a esquerda moderada e o PT uma esquerda mais radical em defesa da estatização completa do país.

5 comentários:

Anônimo disse...

Está na hora de desmascarar essa "oposição faz-de-conta" que se chama PSDB!
Só existem dois partidos que fazem oposição de verdade neste país destruído:
DEM e PPS. O resto é pura farsa!!!

Anônimo disse...

A oposição extra-branda feita pelo PSDB parece confirmar esta tese.
Com tantos partidos sendo criados, bem q o Onix, o Bolsonaro, o Caiado e outros mais de Centro-Direita poderiam criar um partido q se apresente como alternativa a essa dupla PT-PSDB!

Maria Helena disse...

"...a existência de um grande complô político nesse sentido, onde o PSDB seria a esquerda moderada e o PT uma esquerda mais radical em defesa da estatização completa do país." Esta tem sido a minha opinião sempre que tenho oportunidade de falar com os mais jovens, muitos empolgados com algumas manifestações de políticos de oposição. Basta lembrar a postura de FHC e do próprio Aécio Neves, como senador e como presidente do partido, que não toma uma atitude mais enérgica com relação aos desmandos deste governo. Hoje nenhum político batalha pelo povo, só pelo grupo ao qual pertence. E que Deus nos proteja!

Anônimo disse...

O único Pais onde aplicou com sucesso a Esteatégia das Tesouras foi o Estados Unidos da America do Norte. Democratas "versus" Republicanos.
Enganam o pobre povo americano assim desde a muito. Todos os dias aumentam a desigualdade entre eles. Cada vez tem mais pobres por lá.

Anônimo disse...

PSDB, PT, ou outro partido qualquer, tudo a mesma coisa.
Quem se lembra da manobra de FHC para garantir sua reeleição? Instituição do Fator Previdenciário que prejudica quem contribuiu uma vida inteira por uma aposentadoria.
Na época o PT foi contra, era oposição. Agora a extinção do Fator Previdenciário voltou a pauta. O PT é contra, o PSDB que agora é oposição é a favor.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/