Prefeito Marco Alba teme 3 mil demissões na GM de Gravataí. "Crise chegou na ponta", avisa Alba.

Os trabalhadores que estavam em casa por causa do locaute dos cegonheiros, voltaram ontem ao trabalho no complexo da GM em Gravataí, mas agora a ameaça é de eliminação do terceiro turno, o que resultaria na demissão de 1.600 trabalhadores.

A GM não fala.

O site gaúcho produz 60% dos carros fabricados pela montadora no País. Os pátios próprios e de terceiros estão lotados de carros encalhados.

Ontem a tarde, o prefeito Marco Alba fez um discurso pessimista sobre o que pode acontecer, porque está convencido de que a crise econômica chegou na ponta, no emprego dos trabalhadores. Ele acha que a GM poderá acabar com o terceiro turno e reduzir ainda mais suas atividades. Neste caso, o desemprego atingiria 3 mil trabalhadores.

Em um ano, as montadoras do País demitiram 14,6 mil trabalhadores.

No RS não ocorreram dsemissões, mas a GM  de SP colocará 900 empregados em layoff.

"Estamos no fundo do poço", disse Alba.

A audiência pública reuniu o prefeito, vereadores, líderes sindicais e emprtesariais Eles criaram uma frente para buscar alternativas, mas o problema não é local, já que a crise econômica decorre de erros e desmandos praticados pelo primeiro governo de Dilma Roussef, que agora busca um perverso ajuste fiscal, ferramenta com a qual pretende debelar a recessão.

Esta manhã, o sindicato dos metalúrgicos procurará a direção da GM para discutir a crise.


2 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Peço que avise o Pref. Alba que o "fundo do poço" ainda esta longe.

Nada de fundo antes do 1o.TRI2016. Até lá é sangria.

JulioK

Anônimo disse...

O que fizeram com as isenções fiscais oferecidas pelo gov. Britto? Gravataí é mais rica que Camaçari? Agora que o poço secou, vão embora e deixam todos na mão? Cadê o Lasier, que falou mal do Olívio e da Ford na campanha, mas não manda 1 projeto pra recuperar a GM e o estado?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/