Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental
(EVTEA) vai revelar por onde trilhos passarão no trecho sul, entre Panorama
(SP) e Rio Grande (RS) -
O traçado do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul deve ser
conhecido nos próximos dias. É o que revela o ofício encaminhado pela Valec
Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. ao deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).
Depois de sucessivos atrasos na divulgação, a conclusão do Estudo de
Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está prevista para o mês de
junho. Com isso, será possível saber por quais municípios a ferrovia vai
cruzar, no trecho compreendido entre Panorama (SP) e o porto de Rio Grande
(RS). “Temos aí pelos menos três anos de atraso desde que conseguimos inlcuir a
obra no PAC. Passado tudo isso, agora temos um prazo bastante imediato. Mês que
vem teremos a condição de saber por onde passará essa obra”, destacou Jerônimo.
A definição do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul levou em
conta aspectos como a demanda econômica, o fluxo de caminhões e a geografia do
solo, tendo em vista o menor custo logístico de transporte e o incremento do
volume de cargas. O levantamento apontará a alternativa de traçado mais viável,
inclusive os ramais de ligação. De acordo com Jerônimo, “esse estudo que está
sendo feito leva conta três traçados possível e em junho teremos a definição
daquilo que vai entrar em licitação”, explicou.
Na avaliação de Jerônimo, a Ferrovia Norte-Sul é
fundamental para a mudança da logística brasileira, fortemente dependente do
transporte rodoviário. “Especialmente para o Rio Grande do Sul, que tem um dos
melhores portos. Mas sem ter a ligação com a ferrovia ele fica incompleto.
Então nós teremos uma redução de custo logístico muito importante, que dará ao
Estado uma grande competitividade no contexto nacional e internacional”,
destacou. O parlamentar pediu que as comunidades se mobilizem e aumentem a
pressão sobre o governo para que este prazo seja cumprido e que não haja novos
atrasos na definição do traçado. Ele entende que é preciso acelerar os
investimentos em ferrovias, modal de transporte 40% mais econômico do que o
rodoviário. Além disso, é um modal de transporte mais seguro e que gera ganhos
enormes para o meio ambiente.
5 comentários:
Não podemos esquecer que Rio Grande e seu porto desaparecerão do mapa quando o PT construir o porto uruguaio de Rocha. No fim das contas, certamente, pagaremos, também a construção de uma ferrovia no Uruguai. E nós.............. pagaremos.
Essa ferrovia está mais atrasada que rabo de el perro.
Espero que este trecho, pelo menos, seja construído com uma melhor qualidade.
Segundo denúncias no Fantástico, um dos trechos desta ferrovia foi tão mal planejado e construído com trilhos de péssima qualidade, nestas partes os trens não podem passar com a carga completa e sim apenas com meia carga.
Que grande burrada. Para transportar o equivalente a trens lotados, são necessárias duas viagens com meia carga.
E ainda nós, brasileiros, temos a cara de pau de gozar da burrice dos portugueses.
Gente, somos muito, mas muito mais burros que os portugueses.
Espero que este trecho, pelo menos, seja construído com uma melhor qualidade.
Segundo denúncias no Fantástico, um dos trechos desta ferrovia foi tão mal planejado e construído com trilhos de péssima qualidade, nestas partes os trens não podem passar com a carga completa e sim apenas com meia carga.
Que grande burrada. Para transportar o equivalente a trens lotados, são necessárias duas viagens com meia carga.
E ainda nós, brasileiros, temos a cara de pau de gozar da burrice dos portugueses.
Gente, somos muito, mas muito mais burros que os portugueses.
Espero que este trecho, pelo menos, seja construído com uma melhor qualidade.
Segundo denúncias no Fantástico, um dos trechos desta ferrovia foi tão mal planejado e construído com trilhos de péssima qualidade, nestas partes os trens não podem passar com a carga completa e sim apenas com meia carga.
Que grande burrada. Para transportar o equivalente a trens lotados, são necessárias duas viagens com meia carga.
E ainda nós, brasileiros, temos a cara de pau de gozar da burrice dos portugueses.
Gente, somos muito, mas muito mais burros que os portugueses.
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