Brasil corre o risco de viver anos de baixo crescimento econômico

Esta é uma entrevista dura e realista. Marcos Lisboa nãoi usa meios termos. O editor recomenda a leitura atenta. A entrevista não deve agradar aos ouvidos da FIESP, onde estão situados os principais interesses na preservação da política de desoneração fiscal, subsídios e altos impostos de importação, como forma de sobreviver, apesar de sua reconhecida falta de competitividade . 
E São Paulo é vilão até na área agrícola e extrativista. O problema econômico é até solúvel, se comparado ao problema político e social , onde o equilíbrio federativo evita a tomada de decisões acertadas e a ausência de valores de eficiência e produtividade nos condena a uma mão-de-obra despreparada ( mas reivindicativa) e à adoção de políticas sociais de desestímulo ao mérito. Tudo isso com um contingente crescente de imigrantes (haitianos, ganenses, sírios, palestinos) que, por coincidência (!), é dirigido para áreas de tradição política antipetista , como forma de virar os votos regionais. 
Enfim, nada que promova o otimismo e restabeleça a credibilidade do país. 

A entrevita foi concedida ao Estadão. Marcos Lisboa faz parte da ala dos economistas mais desencantados com o futuro da economia brasileira. No curto prazo, vê a necessidade de a equipe econômica evitar uma crise aguda no Brasil. Se o País passar por esse sufoco, acha que a década de 1980 - chamada de perdida - pode se repetir. "Eu acho que o Brasil corre o risco de, escapando da crise aguda, viver muitos anos de baixo crescimento", afirmou Lisboa.
Na vice-presidência do Insper, Lisboa foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 2003 e 2005 e participou da equipe que promoveu ajustes na economia com uma agenda de reformas que permitiu, por exemplo, o avanço do crédito no País.
A seguir, trechos da entrevista concedida ao Estado.

Leia tudo:

Como o sr. analisa a economia?
Foi grave o que fizeram nos últimos anos. Um ajuste fiscal profundo e relevante evita uma crise aguda, mas não retoma o crescimento. Essa crise não é igual a 1999 e 2003. Em 2003, tivemos uma bendita herança. Pegamos um país arrumado. Houve erros na gestão do Fernando Henrique Cardoso? Claro. Erros levaram ao racionamento de energia, por exemplo. Mas o governo de FHC assumiu o problema de frente: "Erramos, fizemos bobagem". Tiveram hombridade e liderança pública - o que não temos tido recentemente. Basta ver o caso da água em São Paulo ou o da energia no governo federal. Todo mundo tenta dar um jeitinho para evitar o racionamento. Agora, o problema fiscal é apenas a superfície de uma política econômica equivocada, que gerou uma série de distorções na atividade econômica. 

Por quê?
Enquanto vários países procuraram arrumar a casa para sair da crise, a gente inventou que a crise não iria chegar aqui. Retomamos os mesmos mecanismos dos anos 70. Retomamos o nacional-desenvolvimentismo aplicado lá atrás: fecha a economia, protege, concede subsídios. Foram essas medidas que geraram aquela década e meia de atrasos pelos anos 80. Mas aquela crise forçou o País a enfrentar a realidade. Nos anos 90 vieram a abertura econômica, privatizações, agências reguladoras, equilíbrio fiscal e política monetária equilibrada. Este é um ponto importante. O Brasil viveu - com idas e voltas, avanços e retrocessos - uma trajetória de continuidade desde 1990. Infelizmente, veio a crise em 2008 e qual foi a resposta? Repetimos a mesma de 74 que tinha dado errado. 


O sr. está querendo dizer que vamos viver outra década perdida?
Eu acho que o Brasil corre o risco de, escapando da crise aguda, viver muitos anos de baixo crescimento. O estrago que foi feito na produtividade é imenso. As pessoas estão muito preocupadas com a corrupção. A corrupção é a franja do problema. O estrago que a política nacional-desenvolvimentista fez na Petrobrás é incomparavelmente mais grave do que os números apresentados até agora pela corrupção. Não estamos falando de alguns bilhões de reais, mas talvez de centenas de bilhões de reais.

O que o sr. está vendo é uma situação como a dos anos 80?
Salvo o descontrole fiscal e monetário, sim. A desorganização é menos grave, mas a direção é a mesma.
Esse tipo de política cria grupos de interesse. Estamos vendo o drama da indústria naval. Pela terceira vez, o Brasil tenta fazer uma indústria naval. A gente protege, dá um incentivo, dá um subsídio e cria regra de conteúdo nacional. Ainda assim, a indústria não se desenvolve. Mas condenamos o resto da economia a pagar mais caro pelo transporte naval. É o Custo Brasil. A política de proteção é benéfica apenas para quem recebe. Para o resto do País, é maléfica. Por que escolher empresas e setores para ter benefício? O ministro Levy, que é mais elegante do que eu, falou em patrimonialismo. Eu falo da meia-entrada. Todo mundo quer algum tipo de benefício e este governo apoiou essa proposta. Em parte, a culpa do que está aí é do governo, mas também da sociedade. O governo respondeu aos pedidos de grupos empresariais, de sindicatos, de entidades como a Fiesp. Eles foram a Brasília e falaram: "Baixa os juros, sobe o câmbio, concede proteção e estímulo que o País voltar a crescer". Pois é. Deu errado.

Há sinais de desmonte dessa visão econômica?
É difícil desmontar incentivos. Cada vez que você tentar, vai mexer com um grupo e provocar algum tipo de manifestação. Olha a discussão que se gerou por causa da mudança na desoneração da folha de pagamento. Existem propostas boas para desonerar a folha, mas conseguiram escolher a pior. Fizeram uma desoneração tecnicamente incompetente. Agora, para desmontar, vão ter de enfrentar os grupos de interesse. 









Marcos Lisboa faz parte da ala dos economistas mais desencantados com o futuro da economia brasileira. No curto prazo, vê a necessidade de a equipe econômica evitar uma crise aguda no Brasil. Se o País passar por esse sufoco, acha que a década de 1980 - chamada de perdida - pode se repetir. "Eu acho que o Brasil corre o risco de, escapando da crise aguda, viver muitos anos de baixo crescimento", afirmou Lisboa.

Na vice-presidência do Insper, Lisboa foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 2003 e 2005 e participou da equipe que promoveu ajustes na economia com uma agenda de reformas que permitiu, por exemplo, o avanço do crédito no País. 

A seguir, trechos da entrevista concedida ao Estado.

Como o sr. analisa a economia?

O momento é de preocupação. Há o descontrole fiscal que, nos últimos anos, levou a essa inflação elevada, à estagnação da economia e que começa a afetar de forma preocupante o mercado de trabalho. Todo o esforço que existe hoje por parte da equipe econômica tenta evitar uma crise aguda.

É possível evitar a crise aguda?

Vai depender da capacidade de o governo fazer o ajuste fiscal firme. Na medida em que for feito, ajuda no combate à inflação. Infelizmente, nessa área, o Banco Central perdeu um pouco de credibilidade nos últimos anos, não só pela leniência com a inflação, mas pela falta de agenda. O BC fez uma condução atabalhoada da política monetária. Faz anúncios de juros para cá. Comunica outra coisa para lá. Sem falar das decisões infelizes, como o processo contra o Alex (Alexandre Schwartsman, ex-diretor de assuntos internacionais do BC que quase foi processado por ter criticado a instituição em seus artigos) e agora a história do Pastore (Affonso Celso Pastore, ex-presidente do BC, fez avaliação negativa sobre a instituição em um evento e foi criticado pelo presidente do BC, Alexandre Tombini). Com tudo o que a gente viu nos últimos anos, a sua capacidade de ter uma política eficaz é baixa. Perdi muitos amigos aqui.

O Tombini é amigo? 

Eu gosto de gente ali. 

Quer comentar as polêmicas?

Não tenho muito a dizer. Acho lamentável. Já falei de passagem. 

O sr. falou que é preciso ser firme com o ajuste fiscal. Está nos jornais a informação de que a presidente Dilma pode ceder em algumas medidas...

Há uma preocupação grande com a qualidade do ajuste. O descontrole que houve nos últimos anos foi grave. A gente saiu de um superávit primário de 3% do PIB para um déficit primário de 1,6% - sem levar em consideração receitas extraordinárias. Com as extraordinárias, são 0,6%. Estamos falando em R$ 200, R$ 300 bilhões de variação no gasto público. Reverter essa trajetória vai ser benéfico para tentar evitar uma crise aguda. Mas vai depender da capacidade de o governo negociar com o Congresso. Até agora, o que o Executivo conseguiu fazer são ajustes temporários. Agora, de fato, medidas estruturais são aquelas anunciadas em dezembro. Aquelas medidas, sim, vão gerar um ajuste fiscal sustentável para os próximos anos. Elas são suficientes? Não, estão longe de serem suficientes, mas vão na direção correta.

O sr. acredita que as medidas passam no Congresso?

Não sei, aí a entrevista teria de ser com um analista político (risos). 

Política e economia estão se misturando. São duas crises paralelas e uma contaminando a outra.

Eu acho que isso é um pouco resultado da campanha. Venderam a ideia de que o Brasil teria recursos públicos para financiar de tudo, assim como teria água e energia. A má notícia? Os recursos públicos estão acabando, a água está acabando e a energia está acabando. Ao que parece, o governo ficou refém de um discurso, mas agora precisa trocá-lo. Vendeu uma coisa que não é capaz de entregar. É por isso que se faz um ajuste de maneira um pouco atabalhoada. Não há um plano claro, estruturado, com medidas de longo prazo que vão permitir não apenas evitar a crise aguda, mas retomar o crescimento. O que a gente tem é um conjunto de medidas que estão disponíveis para evitar o pior. São as melhores para o crescimento? Não. Mas são melhores do que não fazer. Infelizmente, vivemos o custo do que se vendeu na campanha eleitoral.

Para muitos, se o ministro da Fazenda, Joaquim Levy conseguir parte do que está prometendo é sinal de que consegue reverter a situação. 

Foi grave o que fizeram nos últimos anos. Um ajuste fiscal profundo e relevante evita uma crise aguda, mas não retoma o crescimento. Essa crise não é igual a 1999 e 2003. Em 2003, tivemos uma bendita herança. Pegamos um país arrumado. Houve erros na gestão do Fernando Henrique Cardoso? Claro. Erros levaram ao racionamento de energia, por exemplo. Mas o governo de FHC assumiu o problema de frente: "Erramos, fizemos bobagem". Tiveram hombridade e liderança pública - o que não temos tido recentemente. Basta ver o caso da água em São Paulo ou o da energia no governo federal. Todo mundo tenta dar um jeitinho para evitar o racionamento. Agora, o problema fiscal é apenas a superfície de uma política econômica equivocada, que gerou uma série de distorções na atividade econômica. 

Por quê?

Enquanto vários países procuraram arrumar a casa para sair da crise, a gente inventou que a crise não iria chegar aqui. Retomamos os mesmos mecanismos dos anos 70. Retomamos o nacional-desenvolvimentismo aplicado lá atrás: fecha a economia, protege, concede subsídios. Foram essas medidas que geraram aquela década e meia de atrasos pelos anos 80. Mas aquela crise forçou o País a enfrentar a realidade. Nos anos 90 vieram a abertura econômica, privatizações, agências reguladoras, equilíbrio fiscal e política monetária equilibrada. Este é um ponto importante. O Brasil viveu - com idas e voltas, avanços e retrocessos - uma trajetória de continuidade desde 1990. Infelizmente, veio a crise em 2008 e qual foi a resposta? Repetimos a mesma de 74 que tinha dado errado. 

O sr. está querendo dizer que vamos viver outra década perdida?

Eu acho que o Brasil corre o risco de, escapando da crise aguda, viver muitos anos de baixo crescimento. O estrago que foi feito na produtividade é imenso. As pessoas estão muito preocupadas com a corrupção. A corrupção é a franja do problema. O estrago que a política nacional-desenvolvimentista fez na Petrobrás é incomparavelmente mais grave do que os números apresentados até agora pela corrupção. Não estamos falando de alguns bilhões de reais, mas talvez de centenas de bilhões de reais.

O que o sr. está vendo é uma situação como a dos anos 80?

Salvo o descontrole fiscal e monetário, sim. A desorganização é menos grave, mas a direção é a mesma.

Como se desmonta isso?

Esse tipo de política cria grupos de interesse. Estamos vendo o drama da indústria naval. Pela terceira vez, o Brasil tenta fazer uma indústria naval. A gente protege, dá um incentivo, dá um subsídio e cria regra de conteúdo nacional. Ainda assim, a indústria não se desenvolve. Mas condenamos o resto da economia a pagar mais caro pelo transporte naval. É o Custo Brasil. A política de proteção é benéfica apenas para quem recebe. Para o resto do País, é maléfica. Por que escolher empresas e setores para ter benefício? O ministro Levy, que é mais elegante do que eu, falou em patrimonialismo. Eu falo da meia-entrada. Todo mundo quer algum tipo de benefício e este governo apoiou essa proposta. Em parte, a culpa do que está aí é do governo, mas também da sociedade. O governo respondeu aos pedidos de grupos empresariais, de sindicatos, de entidades como a Fiesp. Eles foram a Brasília e falaram: "Baixa os juros, sobe o câmbio, concede proteção e estímulo que o País voltar a crescer". Pois é. Deu errado.

Há sinais de desmonte dessa visão econômica?


É difícil desmontar incentivos. Cada vez que você tentar, vai mexer com um grupo e provocar algum tipo de manifestação. Olha a discussão que se gerou por causa da mudança na desoneração da folha de pagamento. Existem propostas boas para desonerar a folha, mas conseguiram escolher a pior. Fizeram uma desoneração tecnicamente incompetente. Agora, para desmontar, vão ter de enfrentar os grupos de interesse. 

11 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil deveria seguir o exemplo do estado de Santa Catarina!!!
Santa Catarina é o Estado com maior nível de satisfação dos funcionários no trabalho:
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2015/03/santa-catarina-e-o-estado-com-maior-nivel-de-satisfacao-dos-funcionarios-no-trabalho-4729383.html
Reforma administrativa em Florianópolis prevê corte de mais de 100 cargos:
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/03/reforma-administrativa-na-capital-de-sc-preve-corte-de-mais-de-100-cargos.html
Governador de SC deve extinguir 500 cargos:
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/12/governador-de-sc-deve-extinguir-500-cargos-em-novo-mandado-em-janeiro.html

Anônimo disse...

O PT quebrou o Brasil em nome de um projeto de poder baseado em uma ideologia anencéfala, nascida de um burguês rico a serviço da URSS. Teve em seu líder, um comunista que não trabalhou, não estudou e se lambuzou com o poder. Uma verdadeira herança do capeta.

Anônimo disse...

E O BNDES FINANCIANDO METRÔ EM CARACAS, VENEZUELA, VIA ODEBRECHT.

FIM DA PICADA.

Anônimo disse...

Estão conseguindo destruir o que foi construído em 500 anos.

Luiz Vargas disse...

O legado macabro que nossos netos e bisnetos terão que suPorTar por obra e graça da quadrilha dos PeTralha$ será tenebroso. Nem falo nos filho por que estes já estão suportando.
Este bando quadrilheiro de ladrões e de corruPTo em sua imensa ânsia de poder total e absoluto colocou fora a grande chance deste país ascender como potência no cenário mundial.
Fala-se em corrupção e roubalheiras ainda na casa dos milhões e dos bilhões. Está todo mundo cego.
A corrupção e a roubalheira na era dos PeTralha$ está na casa do TRILHÕES. Quando se abrir a caixa PreTa do BNDES e da Eletrobrás isto se mostrará factível.
É só olhar o que a RF e a PGFN faz com aqueles que dão duro trabalhando para pagar imPosTos. Não somos tratados como cidadãos e sim como escravos, dos quais devem ser arrancados até o último suspiro todo o recurso monetário que puder ser confiscado.
Mais sinais de que o país está quebrado e o cofre raspado: o interesse da gerentA em negociar a folha de pagamento dos servidores públicos federais e a venda de imóveis sem utilidade ou que alegam dar despesas para o GF.
Estamos cada vez mais longe do primeiro mundo e cada vez mais PerTo da Venezuela.

Anônimo disse...

A geração que elegeu LULA tem que pagar pela cagada.

A geração que passou pela era Sarney/Collor não elegia presidente e quando o fez, votou corretamente em FHC.

Geração vem, geração vai, mas o legado bostado pelo LULA/DILMA irá para a história como os piores.

LEGADOS LULA/DILMA > MENSALÃO/PETROLÃO e outros ainda nãos descobertos.




Anônimo disse...

Quanto mais o Estado cresce mais ineficiente vai ficando o país! Acontece como se o país fosse uma imensa empresa pública: Ineficiência; burocracia, gastos desnecessário, corrupção, e a falta da meritocracia!
A crise só vai aumentar com os petralhas no governo, comecem a estocar papel higiênico, ou então assinem Zero Hora!

Anônimo disse...

CAdê a segunda parte da fraude nas urnas?

Anônimo disse...

Tadinhos dos bandidos do PT estão sendo perseguidos pelos coxinhas, dizem que foram torturados e são perseguidos por serem muito santos, até a CNBB já encomendou a alma deles e o MST vai no velório! Canalha quando é canalha se veste até de freira para passar bem e os petistas agora viraram carolas perseguidas!

ARS disse...

Mais uma década perdida, agora, graças à ideologia escatológica do governo da organização criminosa.

Anônimo disse...

Os mais otimistas deixam claro que o Brasil levará de 08 a 10 anos estagnado, e nos primeiros 05 com recessão !! Há quem diga em função dos estragos causados pelos 3000 contratos sigilosos (BNDS)que a nossa recuperação poderá levar mais de 30 anos e que o rombo é maior que 1.3 trilhão em todas as estatais juntas, ou seja, os empréstimos para toda américa latina não param, é por isso que a direita pede as FFAA para acabar com a desgraça da esquerda, que se apossou e nos levará a guerra e a destruição do país à curto prazo !!! Senhores, o quadro é esse, estamos falidos, humilhados perante todo o mundo, perdemos a nossa alegria, a dignidade, perdemos o sorriso, estamos murchando dia a dia, vamos nos levantar e reagir ao golpe comunista que vem sendo dado em nós há 22 anos e que se completará antes de outubro de 2015, e ter coragem de pedir as nossas FFAA para nos livrarmos da esquerda cafajeste que temos na AL. Não se curvem aos comunistas e não temam serem rotulados seja lá do que for, reajam enquanto há tempo !! Alguns paises já foram atropelados pelo Foro de São Paulo, e aqui o ciclo se fecha antes do final deeste ano !! Vamos a luta, e vamos dar o terror que a esquerda deseja ao Brasil, vamos dar a eles o que eles menos querem, é bater de "frente" com os militares !!!!!!!!!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/