STF revoga lei gaúcha que mandava fazer exames fitossanitários em produtos agrícolas do Mercosul

ENTREVISTA
Jerônimo Goergen, deputado Federal, PP do RS

O STF Acaba de derrubar lei de sua autoria, 12.247/06, que condicionava a entrada de produtos agrícolas do Mercosul a exames fitossanitários. Como fica isto ?
Eu lamento… A decisão foi de quinta-feira, dia 12. Esta lei foi elaborada quando eu ainda era deputado estadual. A legislação estabelecia regras para o ingresso de produtos agrícolas no RS.
Qual foi o fundamento da decisão do STF ?
O ministro Dias Toffoli alegou que a Adin 3.813 movida contra a lei estadual, justificou a invasão de competência da União em matéria de comércio exterior.
Qual era o objetivo da sua lei ?:
Exigir que amostras dos produtos do Mercosul fossem ser coletadas para exames fitossanitários nos postos de fronteira. Dezenas de agrotóxicos e agroquímicos usados em lavouras do Mercosul, são proibidos no Brasil. Os nossos agricultores passam a enfrentar a concorrência predatória por parte dos vizinhos e os consumidores passam a consumir aliementos que nenhum brasileiro pode colocar no mercado, simplesmente porque a Anvisa não permite.
O que o senhor fará ?

Bom, esperar pela aprovação do PL 3487/12, que apresentei na Câmara, porque agora sou deputado federal. A lei valerá para todo o País. Se o STF entendeu que a lei estadual invadia competência da União, agora será a União a legislar. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Nao adianta somos um pais "chinelo"

Anônimo disse...

Isso é sacanagem dos petralhas com os seus maconheiros, deixar
passar maconha sem inspeção, de qualidade duvidosa é prejudicial a
saúde.

Anônimo disse...

É sabido que o arroz uruguaio vem com resíduos de inseticidas clorados que foram banidos no Brasil em 1990 e que foram identificados em arroz procedente daquele país.
Esse clorados foram proibidos por serem cancerígenos e agora poderão ser consumidos pelos brasileiros.

Anônimo disse...

Do Brasil para os países do Mercosul pode?E do Mercosul para o Brasil não pode?Eu heim........

Anônimo disse...

Quando tentamos proteger a saúde, derrubam as leis, isto é bananeirice pura, portanto nosso judiciário é um bananeiral! É para isto que existem o exame de ordem para os advogados e depois concursos primários, para termos depois juízes que tem tanto juízo quanto baratas tontas?

Anônimo disse...

Isto é complô dazelite para acabar
com os petralhas maconheiros (uma boa parte é e tem orgulho).
Deixar entrar maconha contaminada,
a maior alegria dos petralhas,
é revoltante!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/