O que explica o silêncio brasileiro em relação às contas secretas do HSBC na Suíça ?

OPINIÃO DO LEITOR
     

Simplesmente inaceitável o silêncio no Brasil em torno do vazamento das contas secretas do HSBC na Suíça. Passo pelos sites das grandes empresas jornalísticas e a cobertura ou é nula ou é miserável. Os números justificariam barulho, muito barulho. No caso brasileiro, são 8 667 contas num total de 7 bilhões de dólares sonegados. Me chamou a atenção, também, a atitude dos colunistas. Onde está a indignação e a estridência habitual? É o colunismo patronal e chapa branca. E se algum patrão dos colunistas estiver na lista ? Na Argentina, o Clarín encabeça o pelotão dos sonegadores. No mundo inteiro, jornais garimparam nomes de integrantes da lista. Não me surpreende a mídia no escândalo do HSBC. Conheço-a bem para esperar qualquer coisa diferente. Mas o governo: não tem nada a dizer? Estamos tão bens de dinheiro nos cofres públicos para desprezar a busca dos bilhões sonegados? Considere o que a Espanha está fazendo. O ministro das Finanças, Cristóbal Montoro, anunciou que estuda “ em Além de Pedro Barusco, quem são os 7 mil brasileiros do escândalo do HSBC da Suiça ?

7 comentários:

Anônimo disse...

"A derrubada do segredo bancário suíço só pode ser obtida por decisão de Justiça, em um procedimento de cooperação judicial e administrativa com o país que solicita as informações.
No caso de suspeita de evasão fiscal, as administrações fiscais estrangeiras normalmente não podem obter diretamente informações bancárias sem passar pela Justiça, exceto se houver uma convenção de cooperação internacional, como a Suíça já firmou, nos últimos anos, com mais de uma dezena de países.
Em 2009, o banco suíço UBS aceitou, sob a ameaça de ter sua licença retirada nos Estados Unidos, entregar à Justiça americana o nome de algumas centenas de clientes acusados de fraude fiscal, apesar de não haver na época uma cooperação administrativa.
Em 2012, o HSBC pagou uma multa recorde de US$ 1,9 bilhão para pôr fim a investigações americanas em um caso de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas.
A Suíça já colaborou com autoridades brasileiras em investigações?
Já houve casos de colaboração. Em 2010, por exemplo, a Suíça bloqueou uma conta de US$ 13 milhões de Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney."

Políbio, portanto a Suíça vive dessa picaretagem, ah, e da venda de chocolate pela a Nestlé!

Anônimo disse...

Esse é um dos nossos grandes problemas, tem muito rabo preso nesse país.
Jornalistas independentes são poucos, Políbio é um deles, felizmente.

Anônimo disse...

QUANTOS JUÍZES TEM NO STF?
QUANTOS SÃO IMPLICADOS NO MENSALÃO E PETROLÃO?
QUANTOS ACOBERTAM ASSASSINATOS POLÍTICOS?

Anônimo disse...

Só vi reportagem bem completa na Rede TV, as demais devem ter outros interesses para não divulgar

Anônimo disse...

https://m.youtube.com/watch?v=I0Aq5SQrIEg

Anônimo disse...

Segundo o blog Implicante até o famigerado Hugo Chavez mantinha dinheiro no HSBC.

Anônimo disse...

Anônimo das 23:02, tu não foste infeliz na indicação desse vídeo? O exemplo do Texas é ridículo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/