Além de Pedro Barusco, quem são os 7 mil brasileiros do escândalo do HSBC da Suiça ?

Um dos maiores escândalos financeiros internacionais de todos os tempos, a ajuda do braço suíço do HSBC a cerca de cem mil correntistas interessados em fugir do Fisco de seus países, tem muito a ver com o Brasil: segundo o banco, são quase nove mil brasileiros que ocultaram algo como US$ 7 bilhões em contas secretas na Suíça. No entanto, embora a lista completa seja conhecida de pelo menos um jornalista brasileiro, só dois nomes foram citados até agora: o de Pedro Barusco, aquele gerente da Petrobras que fez delação premiada e prometeu devolver US$ 97 milhões recebidos como propina (foi ele mesmo quem se incluiu na lista, em confissão ao Ministério Público); e o falecido banqueiro Edmond Safra.

É estranho: Edmond Safra era dono do Republic, que vendeu ao HSBC, e não faria sentido recorrer aos compradores, já que era dono também de outros bancos internacionais. Mas, estando morto há mais de 15 anos, sem poder defender-se, é fácil atacá-lo. E os outros? A ICIJ, Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, que levantou o caso, só liberou a lista para um repórter. Por que só para um? Considerando-se que entre os envolvidos estão o rei da Jordânia, Abdullah 2º, David Bowie, Tina Turner, Fernando Alonso, serão os envolvidos brasileiros ainda mais notáveis do que os internacionais?

Cadê a lista?


* O texto completo é do jornalista Carlos Brinckmann.

10 comentários:

Anônimo disse...

Perceberam que a imprestável mídia bombachuda sequer deu esta notícia ???

Não vi uma só chamada e nenhuma referência à "valorosa" imprensa gaudéria, talvez com receio de perder propaganda do Banco ...

É assim que se faz "imprensa" em republiquetas bananeiras de 5ª categoria ! Que aqui nesta bosta de país são meretrizes da mídia, dão ( o silêncio e a conivência ) por dinheiro !

Anônimo disse...

Se não és tu o jornalista que tens a tal lista, tomara que seja um da Veja. Qualquer outra organização jornalística do Brasil que possuísse esses nomes, seria temerário.

Anônimo disse...

Pois é, voltei da Espanha semana passada e lá sabem o nome de todos que estão na lista, não tem segredo.

Anônimo disse...

É simples POLIBIO! O jornalista deve estar "negociando" a lista, com alguns envolvidos e com outras mídias, incluindo-se a PTISTA.

Anônimo disse...

E é tão facinho assim pintar e bordar? Ou será que o bordão "eu
não sabia" chegou e aquerenciou lá pelas bandas da receita federal e banco central?

Anônimo disse...

Volto a dizer, somos um pais "chinelo"

Anônimo disse...

Simplesmente inaceitável o silêncio no Brasil em torno do vazamento das contas secretas do HSBC na Suíça. Passo pelos sites das grandes empresas jornalísticas e a cobertura ou é nula ou é miserável.
Os números justificariam barulho, muito barulho. No caso brasileiro, são 8 667 contas num total de 7 bilhões de dólares sonegados.

Me chamou a atenção, também, a atitude dos colunistas. Onde está a indignação e a estridência habitual? É o colunismo patronal e chapa branca. E se algum patrão dos colunistas estiver na lista ? Na Argentina, o Clarín encabeça o pelotão dos sonegadores. No mundo inteiro, jornais garimparam nomes de integrantes da lista.

Não me surpreende a mídia no escândalo do HSBC. Conheço-a bem para esperar qualquer coisa diferente. Mas e o governo: não tem nada a dizer? Estamos tão bens de dinheiro nos cofres públicos para desprezar a busca dos bilhões sonegados?

Considere o que a Espanha está fazendo. O ministro das Finanças, Cristóbal Montoro, anunciou que estuda “medidas legais contra o HSBC por sua participação em fraudes fiscais, lavagem de dinheiro e outros atos criminosos cometidos por cidadãos espanhóis”. Em 2010, o governo espanhol teve acesso a 650 nomes de pessoas com conta secreta no HSBC na Suíça. Foi atrás de um por um. A família Botin, que controla o Santander, fez um acordo extrajudicial com o governo. Pagou 200 milhões de euros, cerca de 600 milhões de reais. A oposição de esquerda na Espanha luta para que a legislação seja alterada para que sejam publicados todos os nomes de todos os envolvidos em evasão fiscal.

No Brasil, o quadro é completamente distinto – e para pior. Pouco antes de Joaquim Levy ser nomeado ministro da Fazenda, o banco em que ele trabalhava, o Bradesco, foi pilhado numa história de sonegação no paraíso fiscal de Luxemburgo. A Globo carrega uma espetacular história de sonegação já há dois anos – sem quaisquer consequências legais ou financeiras. A Globo continua a receber seu mensalão publicitário como se honrasse todos os seus compromissos com o Tesouro.

Ou os espanhóis – e o mundo – estão errados, ou errados estamos nós. A imprensa brasileira parece não enxergar irregularidades nesse episódio bilionário de sonegação fiscal em que há milhares clientes brasileiros do HSBC. O caso SwissLeaks é a pauta do jornalismo mundial no momento, mas a imprensa no Brasil não atribui a esse assunto qualquer valor-notícia, suprimindo esse tema da sua cobertura jornalística.

Anônimo disse...

https://m.youtube.com/watch?v=I0Aq5SQrIEg

Anônimo disse...

http://jornalggn.com.br/noticia/a-lista-dos-brasileiros-no-hsbc-da-asia#at_pco=cfd-1.0&at_ab=-&at_pos=0&at_tot=5&at_si=54e4b6caa22ced6d

Anônimo disse...

Todo país "chinelo" tem a imprensa que merece!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/