Artigo, Fernando Schuller, revista Época - PT, o partido da tradição

O PT é, de longe, o maior caso de sucesso na história do sistema partidário brasileiro. Tem cinco governadores, a maior bancada na Câmara dos Deputados e terá permanecido por 16 anos à frente do governo federal, quando se encerrar o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Sucesso que deriva, em primeiríssimo lugar, de seus próprios méritos. Partido com a maior e mais aguerrida militância, feito objeto de crença e via de ascensão social para milhares de pessoas, com um líder cujo carisma e senso estratégico não parece ter rival na política brasileira. Em segundo lugar, da sorte. O partido governou o Brasil na época de ouro das matérias-primas exportáveis, na esteira da bem-sucedida estabilização econômica do país, nos anos 1990, e da grande mutação social que varreu a América Latina, no início deste século, resultando na formação do que alguns chamam de "nova classe média". Nesta semana, o partido comemora 35 anos. Em tempos sombrios. A economia parou, a miséria voltou a crescer, a corrupção não sai das manchetes e nossa maior empresa pública está na lona. Para qualquer partido, seria o fim. Não para o PT, que retribuirá ao país com uma grande festa, em Belo Horizonte. A frase mais ouvida, por estes dias, será que o partido deve "voltar às origens". Volta e meia, esse discurso aparece. Lula faz cara de sério, restringe as aparições públicas, reúne antigos amigos para discutir a identidade do partido. Rende até boa repercussão na mídia, isso tudo. Depois passa, e a política segue no ritmo de sempre. O PT é um caso inédito, em nossa história, de resiliência política. Protagonista, em sequência, de dois casos espetaculares de corrupção "sistêmica" envolvendo ícones da vida brasileira, como a Petrobras, o partido não se abala. Não reconhece seus delitos, ganha as eleições, não perde parlamentares, transforma apenados em heróis. Seus militantes, alguns já bem grisalhos, continuam firmes, mandando ver, em geral nas redes sociais.
CLIQUE AQUI para ler tudo. 

11 comentários:

Anônimo disse...

O PT têm a maior e mais aguerrida militância que o Brasil já teve DE OLHO GRANDE PARA ASSALTAR OS COFRES PÚBLICOS. Lutaram muito com este objetivo e PARTE dos resultados estão ai todos os dias, e pela frente vem muito mais resultados deste incansável trabalho.

Anônimo disse...

ROUBAR INCANSAVELMENTE
é coisa do PT, que o Schuller
não citou como mérito indiscutivel.

Anônimo disse...

está aí o cientista social ex-petista que fez parte do governo yeda. coitada dela, que se deixou enganar. nunca deixou de ser petista, e nunca protegeu yeda do eixo do mal. não vale nada.

Anônimo disse...

Algumas pessoas possuem lucidez para escrever, independente do momento. Texto mostrando uma realidade, que muitos não gostariam de ver. Simplesmente de forma racional, e dando enfase ao partido transformador dos últimos doze anos deste país.Belo texto. Desculpe-me os fundamentalistas de plantão.

Anônimo disse...

Isso está prestes a acabar, pois o povo já não aguenta mais ficar assistindo a quadrilha dos "PeTralhas" roubar e roubar.
Sinal disso é que a "vaca" já começou a tossir e e está começando a se engasgar!

Anônimo disse...

É, a base do PT sempre foi os sindicatos e dinheiro descontados dos trabalhadores.

O primeiro dinheiro que o PT meteu a mão foi dos sindicalizados, depois o público e agora empresas estatais e de economia mista.

Correto o ptista da coluna, falta complementar dizendo quanto levou de $ do PT para falar, desta que é a maior escória, quadrilha, que sabe da história do Brasil.

fred oliveira disse...

Anonimo das 11;23, voce falou de partido transformador. Transformou o que? O brasil em vergonha internacional, a corrupçao em modus operandi, a classe media em esmagada e sem esperança, os pobres em acomodados, satisfeita por ter cem reais todo mes, a educaçao fracasso, a saude em caos e a segurançaem tragedia. O pt transformou o Brasil no pais que mais se matano planeta segundo a onu e o campeao em uso de cocaina e segundo no crack. Esse e' o partido transformador? E voce sabe como Dilma foi reeleita e onde esta' a maioria dos eleitores que ainda faz do pt seu parido preferido. Em que o pais melhorou efetivamente com o pt? todos os numeros sao horriveis. Ou so' alguns numeros bons do governo Lula, muito em face do crescimento do planeta, sao validos? O Brasil regrediu em diversos fundamentos e nos associamos, atualmente, ao que de pior existe no planeta. Vamos ser sinceros pelo menos uma vez, caro anonimo 11:23.

Anônimo disse...

Vagabundo das 11:23

Realmente o PT é transformador, está transformando o Brasil em uma Venezuela, antes do PT o Brasil sempre foi um pais de terceiro mundo, agora está caminhando para o quinto mundo, seu retardado imbecil.

Anônimo disse...

"fundamentalistas de plantão" és tú anonimo das 11:23!

Anônimo disse...

11:23 faz como o teu idolo, agora
ele está mudo. Que tu és petralha
já sabemos. Que os petralhas são ladrões já sabemos.
Logo, ladrão esperto fica na moita como o teu chefe, que sabe que por ter boca grade o jacaré não entrou no céu, ele só solta o verbo quando está cercado por babacas ou ladrões, NUNCA NO MEIO DE GENTE SÉRIA. Ele conhece o seu lugar a muito tempo.
Procura o teu lugar, Anônimo 11:23.

Anônimo disse...

Nunca me enganou e espero nunca cair nessa balela.Só os incautos ou desinformados que votam nesse partido.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/