Entrevista, Caio Tomaseli - Terminar o Salgado Filho é a prioridade das prioridades

ENTREVISTA
Caio Tomaseli, empresário e ex-secretário de Estado

Há uma enorme discussão sobre terminar a ampliação do Aeroporto Salgado Filho ou construir novo aeroporto na Grande Porto Alegre
É uma discussão bizantina. Obviamente, concluir a ampliação da pista e dos terminais de passageiros e de cargas sairá muito mais barato e mais rápido. Acontece que o novo aeroporto metropolitano é obra para 30 anos, Melhor do que isto é a  alternativa mais impactante para o Estado, que é o aeroporto da Serra.

Como ?
Sim, na Vila Oliva, limite de Caxias com Gramado. Já há até terreno disponível e está tudo afivelado para que ele saia.

E a prioridade ?

É claro que é concluir o Salgado Filho. Isto não tem nem o que discutir. Se já se perdeu dez anos com algo muito mais simples, como é que se vai pensar noutra obra de enorme porte ?

8 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Nos últimos 12 anos, quantas vezes a FIERGS cobrou do Governo Federal a Ampliação da Pista??

Eu disse "COBROU" e não apenas levou o assunto para uma "conversinha" a portas fechadas.

Em 2014 acabou o dinheiro. Em 2015 é corte de investimento.

O nosso Aeródromo que se exploda ....

Querem jogar a culpa na AA por usar "sucatão"??

Culpem o Lulla, a Dillma e o Tarsinho!!

JulioK


Anônimo disse...

Nós temos Caxias e Gramado. Os paranaenses Londrina e Foz. Nossa Londrina possui um aeroporto estruturalmente limitadíssimo. A Caxias deles possui um aeroporto bem estruturado administrado pela Infraero e com uma movimentação anual que supera a barreira de um milhão de passageiros. Nossa Foz sequer possui aeroporto enquanto que a Gramado deles possui um bom aeroporto administrado pela Infraero e com movimentação anual de quase dois milhões de passageiros.

Ou seja, o nosso modelo é que tem que mudar. É um absurdo que queiram fazer um aeroporto em Portão pra continuar centralizando os voos do estado inteiro. O RS precisa se espelhar no PR e descentralizar o movimento estruturando os aeroportos do interior. Um aeroporto em Vila Oliva atenderia ao mesmo tempo a nossa Foz e a nossa Londrina. Se o PR transporta mais de 3 milhões de passageiros em Londrina e Foz, Caxias e Gramado tb podem fazer o mesmo, basta ter estrutura.

Caxias tb deveria ser tratada pelo RS como Petrolina o é por Pernambuco, pois lá o aeroporto é tão bem estruturado que, além de uma movimentação expressiva de passageiros, recebe jumbos cargueiros que transportam as exportações do referido estado.

Caxias é o coração industrial do Estado e Gramado o coração turístico (assim como Foz o é para o PR).

E no PR ainda há o excelente aeroporto estadual de Maringá, bem estruturado e com movimentação idem.

O RS tem tb SC, MG e BA pra se espelhar, pois souberam dividir o fluxo de passageiros estruturando os aeroportos estaduais. SC chegou a passar o de Criciúma para a Infraero. Caxias/Gramado, Pelotas/Rio grande, Santa Maria, Uruguaiana e Santana do Livramento precisam ter bons aeroportos. E a capital precisa de um Salgado Filho expandido e ampliado e, não, de ser forçada a se juntar aos demais gaúchos nessa odisséia que é viajar por terra antes de viajar por avião.

Mais aeroportos no interior! Fora Portão!

Anônimo disse...

Vamos parar com essa conversinha de Aeroporto na Serra. Aquilo lá é um Aeroclube, Tomaseli! Este projeto de um Aeroporto de Portão é coisa de gente grande. Vamos parar de pensar tão pequeninho, gauchada!

Anônimo disse...

Realmente o RS merece um aeroporto a altura do Estado.Um bom trabalho no Salgado Filho ficaria de bom tamanho.

Anônimo disse...

imagine se não fosse "prioridade" , o campo de pouso da av dos estados

Anônimo disse...

Pensar pequeno é querer sujeitar a gauchada do RS inteiro a esse aeroporto inteiro, qd deveria ter outros aeroportos plenos funcionando espalhados pelo estado, como ocorre no PR, SC, MG, SP e BA.

Anônimo disse...

Tem razão o Tomazeli! O aeroporto de Vila Oliva é necessário por vários motivos, mas fico com dois: será construido na segunda maior economia do Estado (maior, inclusive que muitas capitais brasileiras), Caxias do Sul, e vizinha da região turística mais visitada do Brasil, a Região das Hortênsias. Prioridade? O Salgado Filho é claro. Após ele, o de Vila Oliva. O resto é divagação!

Carla Klaus

Anônimo disse...

Conversa mole! Tem que fazer um novo e largar o Salgado Filho. Quem entende de trafego aéreo, sabe que o SF já era.

Joel

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/