Analise - Aqui estão os números que demonstram que a Infraero estrangula e asfixia propositadamente a economia gaúcha e o Aeroporto Salgado Filho

No ano passado, o RS mandou R$ 2 bilhões e recebeu R$ 2,1 bilhões em cargas enviadas e desembarcadas nos aeroportos de Curitiba, SP, Rio e Minas, tudo porque a pista do aeroporto Salgado Filho não foi ampliada até agora pela Infraero, governo federal.

É um erro notável examinar friamente os números listados pela Secretaria da Aviação Civil (consulte link abaixo) para concluir pelo esgotamento das condições de tráfego e de cargas do Aeroporto Salgado Filho, o que justifica a irracional disposição do governo federal de não ampliar a pista em Porto Alegre, mas investir num novo aeroporto, o 20 de Setembro, no município de Portão.

. Para começar, uma coisa não exclui a outra.

. O que os números sobre exportações e importações de produtos industrializados demonstram. é que a ampliação da pista do Salgado Filho já deveria ter ocorrido há muito tempo, porque sem extensão suficiente, aviões de grande porte não pousam e nem decolam do RS, o que obriga exportadores e importadores locais a usar aeroportos como os de Curitiba, São Paulo, Rio e até Belo Horizonte.

. No arquivo em anexo, armado pelo editor, é possível verificar o quanto exportamos e importamos através de outros aeroportos, tudo porque o Salgado Filho não dispõe de infraestrutura para o serviço.
Milhares de toneladas nem chegam a sair e entrar, porque é evidente a inibição que a ausência de infraestrutura material produz nos negócios. 

. A carga sai do RS de caminhão (sistema MIC/DTA, em caminhão lacrado pela RF), o que encarece nossos produtos.

. O RS vai na contramão de países desenvolvidos, que criam a infraestrutura para que as empresas sejam mais competitivas, avancem e gerem mais empregos e riquezas. São economias que usam a logística como ferramenta decisiva para seu comércio exterior, como são os casos da Alemanha, Estados Unidos e China.

. Mesmo que a extensão da pista custe R$ 660 milhões, como parecem apontar novas avaliações da Infraero – o que não parece crível – ainda assim o investimento seria decisivo para o Estado.

. Caso o governo federal não queira mais investir, desprezando os R$ 130 milhões que ele mesmo e a prefeitura de Porto Alegre (R$ 80 milhões) já alocaram nas obras de extensão, nada o impede de conceder o Salgado Filho imediatamente para uma empresa privada, já que os interesses são manifestos e públicos.

. Sobre preços de pista, veja link a seguir, segundo pesquisa feita pelo editor em sites dos Estados Unidos.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela com a evolução das exportações e importações de produtos gaúchos via aeroportos localizados fora do RS.

CLIQUE AQUI para ler Nota Técnica da Secretaria da Aviação Civil sobre as condições do Salgado Filho.

CLIQUE AQUI para examinar preços de construção de pistas de aeroportos dos Estados Unidos.

18 comentários:

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
Observemos atentamente, como serão as doações dos empresários para a campanha dos candidatos do PMDB nas eleições do ano que vem. Que fique registrado que o PMDB é o partido de Padilha, que está atravancando o desenvolvimento do próprio setor empresarial!

Anônimo disse...

Políbio, já está caindo de maduro o momento do Sartori falar para a nação gaúcha sobre o descaso de Padilha e Dilma para com o Salgado Filho.

Que tal criarmos a campanha: #SartoriPorquêTeCalas?

Ele precisa falar com o Sérgio Cabral, correligionário dele no PMDB, pra ver que ele bateu o pé, deu soco na mesa e foi firme. O resultado: Galeão concedido e sendo ampliado.

Anônimo disse...

Na boa, se o povo não for pra frente da casa de Dilma na Vila Assunção com faixas e cartazes com palavras de ordem ela não ampliará a pista.

Ainda que ela esteja em Brasília, a imprensa faria chegar até ela que tem gente protestando e cobrando dela a ampliação da pista.

Assim ela não pode interpretar a personagem alheia ao saco de maldades de Padilha para com os gaúchos.

Anônimo disse...

Já é notório que sem pressão essa ampliação não sai, agora mais do que nunca, já que antes nos levavam em banho maria, mas agora dizem claramente que não o farão.

Sendo assim o silêncio de Sartori e o conformismo de Fortunati são inoportunos e gravemente prejudiciais ao estado.

Anônimo disse...

Padilha manteve a ampliação do Terminal de Cargas, mas vetou a ampliação da pista. Terminal sem cargas pra quê? Afinal, sem pista, sem grandes aviões. E sem grandes aviões, sem cargas tb.

Anônimo disse...

Nenhuma liderança política assumirá a dianteira e lutará pela ampliação da pista?

Cadê os ditos nobres deputados, representantes dos anseios do povo? Não estão lá para primar pelos ditos anseios?

E os senadores, representantes do estado gaúcho? Não estão lá para defenderem os interesses do RS!

Ninguém deles fala nada? E ninguém cobra deles? E fica por isso mesmo?

Anônimo disse...

Essa pista é questão de segurança, de finanças e até de empregos para o estado e só sairá quando (e se) for tratada por isso mesmo tb como questão de honra.

E não é com silêncio e conformismo de nossos representantes que se trata uma questão de honra.

Anônimo disse...

O RS precisa captar e utilizar estas verbas do Governo Federal para ampliar o Salgado Filho, começar o Aeroporto de Portão e também o de Vila Oliva na Serra.
Chega de pensar pequeno ou só em Porto Alegre!!

Anônimo disse...

Está na hora da gauchada ir pra rua, pois se depender dos políticos gaúchos essa ampliação não sai. Desse mato não sai coelho.

Anônimo disse...

Não se pode permitir que o lobby das contrutoras, incorporadoras e grandes empreiteiras vença, em detrimento dos interesses dos gaúchos! Ampliação Já!

Anônimo disse...

Que tal ZH + Correio do Povo + Diário Gaúcho + O Sul + Record RS + Band RS + SBT RS + RBS TV + Rádio Gaúcha + Rádio Farroupilha + Políbio + Deputados e Senadores + Candiota + Sartori + Fortunati + Sociedade Civil, todos pressionando Dilma conjuntamente num movimento engajado? É assim que as coisas acontecem.

E o tom não pode ser de negociação e sim de se exigência. A ampliação da pista é inegociável. Pauta primordial do movimento.

Anônimo disse...

Quanto ao terminal de passageiros, estava prevista a ampliação do terminal 1 em duas etapas, a serem inauguradas em 2014 e 2016. Agora se promete para 2017 a primeira etapa, que deveria ter ficado pronta em 2014 pra Copa, mas NADA se fala da segunda etapa, que inicialmente estava prevista para 2016.

A primeira etapa é o puxadinho, cuja obra está com embróglios. Já a segunda etapa é a ampliação das salas de embarque do terminal 1, por isso a importância de se questionar isso, mas não vi ZH e CP questionarem isso. E o recurso para a segunda etapa já estava reservado junto com o da primeira etapa, era o que diziam, por isso é necessário questionar para qd fica pronta a segunda etapa!

Anônimo disse...

Temos representantes ou sacos de batatas? Não precisamos de panonhas, precisamos de ação!

Anônimo disse...

POA é a TERRA DO NUNCA. O Pontal do Estaleiro, a revitalização da orla e a revitalização do cais do porto que o digam. Entrará a ampliação da pista para esta lista?

Sem falar no Belvedere do Morro Santa Teresa, que em vez de ser reformado para a Copa foi retirado do guia de informações turísticas da Copa. Mais simples né? Ali bdm que caberia um teleférico subindo da Padre Cacuque ou da Beira-Rio até o mirante, como o teleférico de Balneário Camboriú e do Parque Caracol em Gramado/Canela, além de uma torre panorâmica, como a do restaurante giratório de Veranópolis e a Torre da Claro. E a Pedreira desativada que há ali no mesmo morro poderia se transformar em algo como a ópera de arame construída na pedreira leminsky em Curitiba, que por sinal tem muito menos belezas naturais, mas soube criar tantas belezas artificiais criadas pelo homem que virou tão turística qto Gramado, enquanto que POA mal cuida do que tem.

Anônimo disse...

Políbio, o Governo falava que uma urgência maior que a da ampliação do terminal de passageiros era a da construção de mais um edifício-garagem, já que é um suplício pra achar vagas no Salgado Filho., Estavam prestes a lançar o edital das obras e depois nunca mais falaram nada. Esta é uma necessidade pra ONTEM tb, mas ninguém mais fala, nem a Zero Hora que cobrava muito isso em 2010/2011.

Anônimo disse...

Muito boa a tua análise, Políbio! Pena que Padilha não se preste a efetivimente fazer o mesmo, embora seja justamente que mais deveria fazê-lo.

Anônimo disse...

RS parou na década de 80 ...

Anônimo disse...

Cadê a Ana Melia e e Lasier?

E a Manuela D'ávila?

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