Aparece outra testemunha: Veja descobre o entregador de propinas do Petrolãio

Nesta reportagem de Robson Bonin e Hugo Marques, a revista Veja reproduz as revelações do homem, Rafael Lopez (ao lado, de camisa esporte, com seus advogados) que entregava dinheiro da Petrobras na casa de deputados, senadores, governadores, ministros e na sede nacional do PT. Os políticos recebiam propina a domicílio. 

. É mais uma evidência de dimensões oceânicas sobre a organização criminosa montada pelo PT e pelo governo Lula para roubar e corromper
com o dinheiro da Petrobrás, mas ainda mantida sob resguardo do governo Dilma.

. Leia tudo:

Depois de tantas revelações sobre engenharias corruptas complexas de sobrepreços, aditivos, aceleração de obras e manobras cambiais engenhosas, a Operação Lava-Jato produziu agora uma história simples e de fácil entendimento. Ela se refere ao que ocorre na etapa final do esquema de corrupção, quando dinheiro vivo é entregue em domicílio aos participantes. Durante quase uma década, Rafael Ângulo Lopez, esse senhor de cabelos grisalhos e aparência frágil, executou esse trabalho. Ele era o distribuidor da propina que a quadrilha desviou dos cofres da Petrobras. Era o responsável pelo atendimento das demandas financeiras de clientes especiais, como deputados, senadores, governadores e ministros. Braço-direito do doleiro Alberto Youssef, o caixa da organização, Rafael era “o homem das boas notícias. Ele passou os últimos anos cruzando o país de Norte a Sul em vôos comerciais com fortunas em cédulas amarradas ao próprio corpo sem nunca ter sido apanhado. Em cada cidade, um ou mais destinatários desse Papai Noel da corrupção o aguardavam ansiosamente.

Os vôos da alegria sempre 
começavam em São Paulo.
Porto Alegre também estava na rota.

Em SP funcionava o escritório central do grupo. As entregas de dinheiro em domicílio eram feitas em endereços elegantes de figurões de Brasília, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Maceió, São Luís. Eventualmente ele levava remessas para destinatários no Peru, na Bolívia e no Panamá. Discreto, falando só o estritamente necessário ao telefone, não deixou pistas de suas atividades em mensagens ou diálogos eletrônicos. Isso o manteve distante dos olhos e ouvidos da Polícia Federal nas primeiras etapas da operação Lava-Jato. Graças à dupla cidadania — espanhola e brasileira —, Rafael usava o passaporte europeu e ar naturalmente formal para transitar pelos aeroportos sem despertar suspeitas. Ele cumpria suas missões mais delicadas com praticamente todo o corpo coberto por camadas de notas fixadas com fita adesiva e filme plástico, daqueles usados para embalar alimentos. A muamba, segundo ele disse à polícia, era mais fácil e confortável de ser acomodada nas pernas. Quando os volumes era muito altos, Rafael contava com a ajuda de dois ou três comparsas.

A rotina do trabalho permitiu que o entregador soubesse mais do que o recomendável sobre a vida paralela e criminosa de seus clientes famosos, o que pode ser prenúncio de um grande pesadelo. É que Rafael tinha uma outra característica que poucos sabiam: a organização. Ele anotava e guardava comprovantes de todas as suas operações clandestinas. É considerado, por isso, uma testemunha capaz de ajudar a fisgar em definitivo alguns figurões envolvidos no escândalo da Petrobras. VEJA apurou que o entregador já se ofereceu para fazer um acordo de delação premiada, a exemplo do seu ex-patrão.

- Outros nomes: 
Ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB), senador Fernando Collor (PTB-AL), ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA), ex-deputado cassado André Vargas (ex-PT-PR), deputado Luiz Argôlo (PP-BA)

CLIQUE AQUI para ler mais. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Ele era o entregador da bufunfa do Petrolão. E os outros entregadores do BB, CEF, BNDES,
Eletrolão, Correios e todas as
outras empresas de economia mixta e órgãos públicos?
Muitos órgãos vão ter que ceder pessoal para a policia federal,
que não dará conta de tanto larápio, na hora H vai ter fila e senha para ouvir os voluntários.
Outra coisa: politicos como o Simon com TRINTA ANOS em Brasilia
NUNCA OUVIRAM FALAR NADA DO QUE ESTÁVA OCORRENDO? Ou sabiam e achavam que era uma roubalheirazinha mixuruca, de guri? Em qualquer hipótese BOTA
INUTILIDADE NISSO!

Anônimo disse...

..."Ele passou os últimos anos cruzando o país de Norte a Sul em vôos comerciais com fortunas em cédulas amarradas ao próprio corpo sem nunca ter sido apanhado." - Ao que parece chegou a hora da investigação dos aeroportos. Uma segurança aparentemente frágil ou cúmplice?

Anônimo disse...

Esse governo do PT é ou não é uma sofisticada organização criminosa...??? Põe os mafiosos italianos no chinelo. Não é por outra que os aliados externos e internos são corruptos da pior espécie...

fred oliveira disse...

Alguem vê como Lula e Dilma escaparem de serem responsabilizados por tudo isso?

Anônimo disse...

patético um sujeito chegar nessa idade como office-boy de corruptos...

Anônimo disse...

O Lula para escapar e se fazer de vitima, que ele adora, aproveita e
que está com câncer e se mata como
fez Getulio (duvido, ele é cagão demais para isso). Sairia da vida
direto para as páginas policiais lembradas por várias gerações no
futuro como a maior farsa da história do Brasil.

Anônimo disse...

SRS. PETISTAS!

VOCÊS SÃO REALMENTE UMA MÁFIA!

Há alguns ptistas que são ovelhas de presépio, inocentes ou ignorantes a serviço da máfia.

Faz tempo aqui que os chamo de mafiosos. As provas agora estão aparecendo e tudo foi muito intuitivo de minha parte face todas as entrelinhas, leituras minuciosas, captadas nestes doze anos.

Quanto rolou de dinheiro e de onde veio para abrigar Cezar Battisti?

Isto ainda vai ser descoberto. Desconfio que um tal de genro terá que dar muitas explicações lá pela Ipiranga.

Anônimo disse...

Aquele povo do Alagoas é para lá de ordinário, de lá nunca saiu nada que preste, inclusive o Crapula de Mello e outras ratazanas como Renã calhorda etc. etc. e tantas mais etc.

Anônimo disse...

Alagoas é uma merreca de estadinho
tomado por uma maioria de bandidos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/