Dilma não sabia o que estava falando ao defender segundo turno nas eleições proporcionais

Ao falar no debate da Globo sobre um dos assuntos que não domina, a presidente Dilma Roussef listou entre os temas da reforma política que quer implementar, a introdução de segundo turno em eleições proporcionais.

. Eleições proporcionais são as que decidem vagas para deputados e vereadores.

. O candidato Aécio Neves pareceu perplexo com a colocação de Dilma, porque ela não fez e não faz sentido, já que a prática não existe em lugar algum do mundo e nunca se discutiu nada semelhante no Brasil.

. O ex-deputado Ibsen Pinheiro, especialista em reforma política, a quem o editor procurou esta manhã, explicou que para deputados o segundo turno só é possível no caso de voto distrital:

- Voto distrital: o voto proporcional seria abandonado, e em seu lugar seriam criados distritos uninominais, isto é, de um único vencedor. Suponhamos a eleição para a Câmara no Estado de São Paulo. Ao invés de todos os candidatos concorrerem no Estado inteiro com 70 vencedores, o território paulista seria dividido em 70 distritos. Cada candidato concorreria em apenas um distrito, e cada distrito elegeria apenas um deputado ou deputada. O nome técnico é "sistema majoritário uninominal".

. Outros temas que é discutido desde o primeiro governo FHC e nun Ca foi adiante
  
sistemas eleitorais;
financiamento eleitoral e partidário;
suplência de Senador;
filiação partidária e domicílio eleitoral;
coligações;
voto facultativo;
data da posse dos chefes do Executivo;
cláusula de desempenho;
fidelidade partidária;
reeleição e mandato; e

candidato avulso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Aliás, ela foi lamentável o tempo todo. Raciocínio confuso, disperso, mentindo o tempo todo, prometendo milhares disso e daquilo, etc. Muito bom o Aécio quando disse "para quem não conhece o Congresso"... O Golbery inventou o Lula, o Lula inventou a Dilma... Chega de invenções. Mesmo porque, com o impeachment ela não chegaria ao fim do mandato; a oposição e a sociedade brasileira vão ter a coragem que não tiveram em 2005.

Anônimo disse...

Quando o editor informa "assunto que ela não domina", fica implícito que algum outro assunto é de seu conhecimento. O editor poderia fazer o favor de esclarecer que tipo de assunto ela domina, afinal?

Anônimo disse...

Algo que poderia ter segundo turno é eleição para senador.

Eduardo disse...

Primeiro debate de cabo a rabo que vi e saltou a olhos vistos a dificuldade de se expressar e de raciocinar de la Rousseff.

Pr.guima disse...

-Foi cômico pra não dizer trágico, a Dilma sugerir a senhora formada em economia e desempregada, que a mesma fizesse um cursinho pronatec para seu aperfeiçoamento para ajudar na busca de emprego. Vergonha pro país.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/