PIB gaúcho recua fortemente. Economia local está próxima de recessão plena.

- A própria Fundação de Economia e Estatística admite que o PIB do RS crescerá este ano muito pouco. "Algo como 1%, se tanto", disse Ademir Marchetti, presidente da FEE. No final do ano passado, projetando os números para este ano, Fiergs, Federasul e Farsul já tinham previsto números parecidos para este ano, levando em conta a desaceleração da economia brasileira e a nova base de comparação com os números deste ano.

A Fundação de Economia e Estatística, órgão do governo estadual, revelou os principais dados que integram o conjunto de informações sobre o desempenho do PIB do RS no segundo trimestre do ano.

. Como o editor já informou, o PIB do Brasil recu ou 0,6% no segundo trimestre, caracterizando estado de recessão econômica, já que o trimestre anterior também foi de crescimento negativo (0,4%).

. No segundo trimestre, calculado sobre igual período do ano passado, a queda do PIB gaúcho foi de 2,4%, mas calculado sobre o trimestre anterior, o resultado foi menos 0,4%.

. A notícia é péssima para o governador Tarso Genro, candidato à reeleição, porque este ano o governo patrocinou caríssimas campanhas publicitárias com o mote de que o RS é o Estado que mais cresce no País, que mais cresce em relação à própria economia nacional e que tudo se deve à "inteligente política do Piratini".

. O contrário seria verdadeiro.

. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, eis como se comportaram  os três setores da economia gaúcha:

Agropecuária, -6,7%
Indústria, - 6,3%
Serviços, + 0,1%

. São números desastrosos.

. Dez de cada dez economistas que já falaram sobre o assunto, estimam que o segundo semestre do ano será igual ou pior, o que significa que o PIB de 2014 no RS dificilmente será diferente do PIB brasileiro, cujas projeções de crescimento oscilam em torno dos 1%. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Com todo este caos os gauchos ainda preferem a Dilma Presidente.
Estamos que nem rabo de cavalo.

Anônimo disse...

Mais um feito dos governos petistas. Dá-lhe pete. Rumo à recessão.

Anônimo disse...

DEVE haver algum engano, POLIBIO!

Com esta situação ruim os gaudérios vão votar na DILMA!

Anônimo disse...

Avisem os gaúcho que quanto mais para esquerda mais perto do abismo. É só analisar os países do mundo,quanto mais para esquerda mais ferrado está o povão.

Anônimo disse...

Se a natureza fosse regida pela ideologia das esquerdas a Floresta seria feita só de gramíneas ou pequenos arbustos.Exceto os mandões da floresta.

Anônimo disse...

COM A SUPERSAFRA DE GRÃOS NORTE AMERICANA, O RS SE FERROU.
COM O APOCALIPSE DA ECONOMIA ARGENTINA E FIM DO MERCOSUL, O RS SE DANOU...
AI DE NÓS, AI DE NÓS!

Anônimo disse...

Temos o modelo cubano de economia, o modelo venezuelano de política e o modelo fascista de governar. Com este somatório até alfafa vai faltar para os petistas!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/