Entrevista, Margrid Sauer - Se nada de excepcional acontecer, Dilma e Marina irão para o segundo turno no Brasil

ENTREVISTAS
Margrid Sauer, consultora de Marketing Político, diretora do Instituto

É mais importante a pesquisa espontânea ou estimulada ? O que significa a interpretação de cada uma ?
 A pesquisa espontânea representa a lembrança do candidato e ja demonstra uma fidelidade de votos, porém aquela que fecha com as urnas é a estimulada. A tendência do eleitor é se comportar igual ao resultado encontrado na estimulada. Portanto, esta é mais verdadeira.

Na estimulada do MDA, que tomo como referência, todos crescem quatro pontos cada um. O que significa isto ?
 É apenas uma coincidência, pois a menção espontânea já está com percentuais altos e sobram somente os indecisos para fazer o movimento de escolha e esses se distribuem igualmente entre os três. Podemos já estar vendo uma tendência para a próxima semana, qual seja, a manutenção destas diferenças entre os três.

O índice de votos  inválidos são enormes na espontânea,
Embora não sejam tão grandes na estimulada, prosseguem na faixa dos 16,5%. 

O que significa índice tão alto ?
Os brancos/nulos tendem a se manter, o que cai são os indecisos. Estes percentuais já estão menores a cada pesquisa e seguirão caindo até o dia da eleição.  Esta indecisão pode demonstrar uma maior cautela do eleitor frente as opções que ele tem para presidente.

Quando isto muda ?
Somente a última pesquisa apontará percentuais insignificantes de indecisos. O importante é lembrar que este indeciso vai tender a fazer o movimento dos demais, como já se vê hoje na pesquisa.

Os indecisos apontam para os três em proporções parecidas.
Está mais na base de 1/3 para cada um. É isso, a tendência é mesmo de equilíbrio entre os três daqui para frente. Dilma buscou um pouco do eleitor que tinha migrado para Marina e os poucos indecisos tendem ao equilíbrio, não irão migrar todos para um único candidato.

Pegando as tês últimas pesquisas MDA, dá para interpretar alguma tendência ?
 A tendência é Dilma e Marina no segundo turno, se nada de excepcional acontecer nos próximos dias. 

O crescimento de Aécio e a queda de Marinas, podem indicar alguma, mudança de cenário para as eleições ?} Aécio teria tempo para inverter ? Ele está tirando votos de Marina ou de que lugar ?
 Aécio cresceu retirando alguns votos de Marina, mas até o momento este crescimento tem sido lento, porque Dilma também leva um pouco do voto que Marina está perdendo. Não acredito que Marina caia o suficiente para levar Aécio ao segundo turno. Ela teria que cair mais de 5 pontos e todos teriam que escolher Aécio, e ja vimos que não acontece dessa forma.?

E daí: quem ganha ?
Ainda temos 11 dias pela frente. Quem sabe...

4 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, teremos de escolher entre o pior (Dilma) e o menos pior (Marina). Aécio não tem chance, nesta eleição. Dilma tem 40% do eleitorado. Quem vota em Marina, não vota em Aécio. Sendo assim, votos de Marina iriam para Dilma, em caso de segundo turno entre Dilma e Aécio.
Como Marina governará o País? Só Deus sabe por quem ela se deixará influenciar. Só espero que ela não governe com o sapo barbudo.

Anônimo disse...

Estas enganado. Muitos dos que escolheram votar na marina querem somente tirar o pt. Esses votariam no aecio no segundo turno.

Anônimo disse...

Não voto por pesquisa. Voto pela razão.

Votarei em Aécio, votei no Serra e no Alckmin.

NÃO VOTO em quem APOIOU, apoia ou está alinhado com o PT!

PMDB nunca mais. PDT jamais. PP nunca mais.


prof. Dr. Miguel Sellitto disse...

Faltou falar que a professora Margrid é diretora do Instituto Amostra.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/