Ex-ministro da Agricultura de Lula diz que usinas de etanol quebraram no Brasil

Ex-ministro da agricultura do governo Lula,  Roberto Rodrigues, presidente do conselho deliberativo da União da Industria de Cana-de-açúcar (Única), julga a situação do setor como “assombrosa”:

- O tamanho da dívida é quase o faturamento de um ano inteiro e hoje as usinas trabalham para pagar juros. São 50 usinas paradas e outras 60 em situação muito delicada.

. O ex-ministro falou em entrevista ao Estado de S. Paulo.

. Para RobertoRodrigues, a saída passa pela definição do papel do etanol na matriz energética brasileira: “Tem de haver as ações de equilíbrio do preço do etanol vis-à-vis ao preço da gasolina”. Ele sugere ainda um tributo que vise as externalidades do etanol e que balanceie o combustível com gasolina. Leia mais:

- O setor deve mostrar ao governo que os benefícios do etanol são para a sociedade inteira e que gera 1 milhão de empregos. Segundo o ex-ministro, o candidato à Presidência que oferecer uma posição mais clara com o setor terá a maior simpatia.

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50. Nos antigos
túneis repaginados da Brahma, shopping TOTAL, Porto
Alegre. À noite, cardápio completo. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

O PT destruiu o Proalcool porque estava ligado a "herança" do Governo Militar.

O PT é CONTRA enegia limpa e renovável por ranços ecológicos burros.

Hoje queimamos petroleo e poluimos por conta da ingerencia de ONG européias(queridinhas do PT).

Resultado: - Dillma vai tomar no ..!! (povão reclamando no show do RAPPA).

JulioK

Justiniano disse...


Isenção fiscal somente para carros, mas os setores que geram milhões de emprego que é o agrícola nada.


Há saber o setor automotivo emprega somente 130 mil trabalhadores.


Anônimo disse...

Isso é falta de competência e de brasilidade.

Anônimo disse...

E' isso que da quando tecnocratas que numca tiveram um trabalho honesto na vida, vao contra o MERCADO. O mercado nao precisa de Etanol, o mercado quer petroleo ou coisa melhor e/ou mais barata. Mas estes tecnocratas tentam , como modernos "Pais de santos" fazer deste elefante branco uma fonte energetica. NUMCA SERA'!!!!

Anônimo disse...

ainda lembro do Barba no papel de pastor do biodiesel, que iria sair pelo mundo afora pregando as maravilhas do álcool como combustível...

sem duvida, nunca antes na historia dessepaiz houve um politico tao enrolao e cara-de-pau...

o empresariado tolo do setor sucroalcooleiro que acreditou nesse bravateiro simplesmente quebrou a cara...

quebrou a cara e o proprio bolso...

os preparativos para a Copa são um fiasco...

de novo, o pastor das maravilhas do Brasil-potencia-bananeiro enrolou os outros e desapareceu de cena...

Anônimo disse...

O Brasil é dependente do caminhão, que é movido a diesel. Para fazer diesel, necessitamos (e muito) do petróleo, mas nem todo petróleo pode ser convertido para diesel, mas pode para gasolina. Resumindo: enquanto tivermos a necessidade do diesel, vamos poder fazer o subproduto gasolina. Consequencia: o Brasil não precisa de etanol.

Anônimo disse...

Nos últimos anos venderam metade das fazendas, de cana e das usinas de produção de açúcar e etanol, para multinacionais.A conta está chegando,envio de lucros das multis para o exterior,ous seja,para suas matrizes.

Unknown disse...

Pra vc, analista especialista jornaleiro editor blogueiro e pai de santo, que nao sabe nem aonde fica Ribeirao Preto, e logico que os Usineiros quebraram. Assim como o Brasil, a Petrobras, o Polo Naval de Rio Grande, etc. Va ate a AGRISHOW e tome um banho de conhecimento. Mas se vc nao tiver como ir ate la, leia o suplemento da Folha que versa a respeito desta feirinha.

Anônimo disse...

E ainda assim o boquirroto annunciou que o Brasil abasteceria o mundo com álcool. Vai ser megalomaníaco assim em Itú.

FAÇANHA, um patriota disse...

O ETANOL sofre a concorrência do petróleo IMPORTADO, que tem a gasolina e o diesel vendidos a preços artificialmente rebaixados, para agradar os eleitores de outubro.

Anônimo disse...

O que esta rendendo mesmo e repassar energia eletrica no mercado spot que foi contratada antes da crise. Da mais do que produzir.

Anônimo disse...

Pois é.... adivinhem quem vai pagar esta conta,mais uma vez?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/