PIB da Colômbia passará o PIB da Argentina ainda neste ano de 2014. Aqui, todos os dados.

Na Folha de hoje, Daniel Sciole, de Buenos Aires, conta que enquanto os argentinos sofrem diante do software da Afip (Receita Federal) para tentar comprar dólares ou reais que os permitam vir à Copa do Mundo, os colombianos não economizam e disputam os caros pacotes à venda nas agências de Bogotá. Leia toda a reportagem:

Segundo dados da Fifa, o país andino será o segundo a trazer mais fãs ao Brasil –ao passo que os argentinos, mesmo fanáticos pelo esporte e tendo o craque Lionel Messi em campo, estarão apenas em quarto lugar.
Mais do que termômetro de uma rivalidade futebolística regional, o dado serve para ilustrar um exemplo do otimismo gerado pelo bom desempenho da economia colombiana, de um lado, e da crise argentina, de outro. Os argentinos têm hoje a perspectiva de fechar o ano com uma inflação de 37%.
Estimativas do FMI mostram que o jogo deve mudar ainda mais a favor dos colombianos. Em 2015, é provável que o PIB nominal colombiano (hoje de US$ 387,7 bilhões, segundo estimativa do FMI) passe o da Argentina (atualmente em US$ 404,5 bilhões).
Isso faria do país andino a segunda economia da América do Sul, atrás apenas do Brasil –e a terceira da América Latina, perdendo para brasileiros e mexicanos.
"A Colômbia hoje colhe bons frutos de medidas de longo prazo, investimento em infraestrutura e política fiscal responsável. Isso ficou evidente para o exterior, refletindo em boa propaganda para investidores estrangeiros, que chegam em cada vez maior número, porque veem estabilidade aqui", diz à Folha o economista colombiano Carlos Andrés Gallo, da Universidad de Los Andes.

Em termos de crescimento, a Colômbia deve manter os 4% do ano passado, enquanto a Argentina não deve alcançar nem mesmo a metade disso, um tremendo impacto para um país que manteve taxas na faixa dos 8% durante os anos 2000.

CLIQUE AQUI para ler tudo, inclusive gráficos sobre o desempenho da economia da Colômbia, e tabelas. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Mais um exemplo do que acontece quando um país é governado por gente demagógica e incompetente. Te cuida Brasil pois somos a Argentina amanhã.

Anônimo disse...

Enquanto isso os Bolivarianos vão se afundando,Venezuela,Argentina,Brasil,Bolívia,grande exportadora de bolivianos e equador,além de Cuba que vive numa pindaíba danada.

Carlo Germani disse...


Todos os comunas bolivarianos destruíram suas economias.
Vide Argentina,Venezuela,Brasil,...

Anônimo disse...

O bolivarianismo irá aos poucos destruir economias antes estáveis, é muita ideologia e burrice para que as economias destes países resistam por muito tempo, pois a incompetência, a mentira, a burrice, a ignorância e a corrupção tem um preço muito alto.

Anônimo disse...

Onde a esquerda assume, leva o atraso a qq país.

Anônimo disse...

Eis aí hermanos muitho espertos que DILMA E LULA querem imitar.

João Coragem disse...

O pior de tudo e' que o RS está afundando tal qual a argentina...a versão gaúcha do bolivarianismo, o esquerdismo guasca, ferrou nosso estado com Olívio e agora ferra com Tarso...quem se beneficia com este regime do atraso: uma corja tecnocratas inuteis, também conhecida de "cumpanheirada". Como sociedade estamos nos especializando em sustentar incompetentes.

Anônimo disse...

É QUE A COLOMBIA É GOVERNADA HÁ ANOS POR CONSERVADORES DE DIREITA, DAÍ O PROGRESSO ECONÔMICO E A QUASE DESTRUIÇÃO DAS FARC.

JÁ A ARGENTINA, ARROGANTE E SEMPRE PRETENSIOSA, ELEGE O LIXO COMUNISTA POPULISTA DA FAMÍLIA KIRCHNER, DAÍ A QUEBRADEIRA, A CAÇA A IMPRENSA LIVRE, O ESTADO DE MISÉRIA, A DECADÊNCIA E ETC...

Anônimo disse...

E aí, ORGULHOSOS Hermanos! Quando seu país estiver pior do que o Haiti, talvez fiquem mais espertos!!! (Putz! Nem posso tirar sarro deles, pois aqui tá do mesmo jeito!)

Anônimo disse...

João Coragem, depois do que o Olívio fez, atrasando 50 anos o RS, elegemos o Atraso Genro.
É muita burrice sabe ?
É caso de internação coletiva desses idiotas que votam nessa gente !

Anônimo disse...

Quem nunca produziu um prego está administrando o Brasil.Só sabe gastar e mal o dinheiro dos outros.Prestem atenção no Perú,sua economia está crescendo muito mais que os Bolivarianos.

Anônimo disse...

A sim, enquanto a Colombia tiver uma base dos EUA em seu território talves o crescimento se mantenha, mas é só os américanos levantarem voo, que a Colombia (a colombia tem empresas conhecida?) despenca.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/