Pesquisa mostra que a renda da nova classe média muda todos os meses

Nesta reportagem assinada por Alexa Salomão, O Estado de S. Paulo deste domingo demonstra que a renda dessas famílias podem mudar em questão de dias. Leia tudo:

Um estudo detalhado sobre os ganhos e os gastos das classes C, D e E trouxe um dado novo sobre a classe C, considerada a nova classe média do País: a renda dessa parcela da população não é tão estável quanto se pensa. Na verdade, tanto o valor quanto as fontes de rendimento tendem a mudar, às vezes drasticamente, mês a mês. "Podemos dizer que a classe C é classe média quando dá", diz Luciana Aguiar, sócia diretora da Plano CDE, consultoria especializada em baixa renda, responsável pelo estudo.

. A pesquisa foi feita com 120 famílias, de 64 comunidades de centro urbanos em quatro capitais – Salvador, na Bahia, Recife, em Pernambuco, São Paulo e Rio Janeiro. O estudo foi encomendado e pago pelo CGAP (sigla em inglês de Consultative Group to Assist the Poor), um organismo internacional, baseado no Banco Mundial. Como a Plano CDE realizou todo o levantamento, pode divulgar parte dos dados financeiros, aos quais o Estado teve acesso.

. Diários financeiros. Por causa do número reduzido de entrevistados, a pesquisa não tem valor estatístico. O seu grande diferencial é a profundidade. Os pesquisadores tiveram acesso irrestrito à contabilidade das famílias por seis meses, o que faz com que os resultados tracem uma radiografia fidedigna dos padrões de comportamento dessa parcela da população.


. "A pesquisa é baseada no que se chama de Diários Financeiros, que acompanham as fontes de receita e os gastos", diz Luciana.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem copleta.

7 comentários:

Anônimo disse...

Classe media que depende de ajuda do governo, saude e educacao publicas. Ta bom...

Carlo Germani disse...

Caro Polibio,

A arapuca de Lula/PT/Dilma et caterva,para a ascensão de classes sociais é uma fraude.

Totalmente fundamentada no assistencialismo do Estado,e não,na economia geradora,está fadada ao fracasso.

Não é possível metade da população,ser sustentada pela outra metade que trabalha,produz,
gera impostos,crescimento econômico e por final prosperidade.

A grande massa de imbecis coletivos (eleitores oportunistas
petistas-comunistas)foram seduzidos pelo sonho de consumo
(compra de carros novos,imóveis,
eletrodomésticos.quinquilharias eletrônicas,turismo,
bolsa Disney,...),contido no crédito fácil (a perder de vista),
estão em situação financeira crítica.

E vai piorar quando a recessão econômica chegar em pouco tempo.

Com a redução da atividade econômica,o desemprego é a "bola da vez".A inadimplência segue como efeito imediato.A "bolha imobiliária" explode.A inflação dispara.Os juros,também,(...),e por aí vai...

A fraude do sucesso irreversível
da política econômica/social,tão propalado ao país,por Lula/Dilma/PT,será a consolidação de uma tragédia anunciada.


Anônimo disse...

FINALMENTE CONSEGUI ENTRAR NO SELETO GRUPO DAS ZELITE, JÁ QUE NÃO CONSEGUEM SUBIR O POVO BAIXA-SE A CLASSE MÉDIA.
QUANDO QUE ESTES ESTUPIDOS OU ASNOS VÃO PERCEBER QUE PARA CHEGAR A CLASSE MÉDIA TEM QUE TER UMA RENDA DE 10 SALÁRIOS, UM CARRO COM ATÉ 5 ANOS DE USO E CASA PRÓPRIA. ACIMA DISTO PODE SE CONSIDERAR RICO.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Com o aumento do bolsa-família essa porcentagem pode se alterar, mas não adianta muito devido ao poder de compra consome mais da metade do orçamento familiar brasileiro.

Anônimo disse...

Os petralhas insistem em mentir que uma renda familiar já acima de R$ 1.065,00 ( 480,00 dólares) faz parte da classe média, para ver se acaba se tornando verdade, e eles continuarem com a balela que colocaram mais pessoas nessa classe intermediária! Nós não temos obrigação de aceitar isso!

Anônimo disse...

"Por causa do número reduzido de entrevistados, a pesquisa não tem valor estatístico. O seu grande diferencial é a profundidade. Os pesquisadores tiveram acesso irrestrito à contabilidade das famílias por seis meses, o que faz com que os resultados tracem uma radiografia fidedigna dos padrões de comportamento dessa parcela da população."
OU SEJA, NADA DIZ SOBRE A AÇÃO BENÉFICA DO BOLSA FAMÍLIA. O ESTUDO PODERIA QUANDO MUITO SER USADO PRA AJUDAR AS 120 FAMÍLIAS ESTUDADAS.

Anônimo disse...

E vai piorar se aécio ganhar, afinal ele disse, em uma palestra para empresários que se ganhasse a eleição iria arrochar a economia. Logo após fizeram uma pesquisa e em torno de 80% do empresariado vota em aécio, onde pode se CONCLUIR que vai sobrar para o assalariado e aposentado, ou seja, arrocho salarial, desemprego e perda de direitos trabalhistas e sociais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/