Cenário para América Latina é de incertezas daqui para a frente

O editor recomenda com insistência a leitura desta reportagem do Estadão de domingo, "Cenário econômico para a América Latina é de incertezas à frente", porque ele explica de que modo a região projeta
crescimento é de apenas 2,5% para este ano, portanto um número parecido com aquele que é previsto para o Brasil. O material é das repórteres Denise Chrispim Marin e Márcia De Chiara. Leia:

SÃO PAULO - Se a primeira década do século favoreceu o crescimento econômico e promoveu as lideranças políticas da América Latina, o cenário de curto prazo para a região não será dos mais fáceis. A queda dos preços internacionais das commodities e a mudança da política monetária americana empurram países latino-americanos a uma encruzilhada. Mesmo com a atividade mais acelerada no México e nos Andes, a América Latina já não vive mais um "superciclo" favorável. Nenhum de seus países vai dispor da mesma margem de manobra macroeconômica que teve para enfrentar a crise financeira de 2008.

. Nos cálculos do Fundo Monetário Internacional (FMI), a atividade da região deve crescer apenas 2,5% neste ano, principalmente por causa da desaceleração no Cone Sul.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico perde
para Record e SBT

Por muito pouco o Fantástico não ficou em terceiro. Ufa, foi por um décimo.

Saiu no Notícias da TV, de Daniel Castro:

Com ’síndrome de Vídeo Show’, Fantástico perde para Record e SBT

Era uma vez um programa semanal que bombava no Ibope. Durante 40 anos, poucas vezes esse programa teve sua liderança ameaçada. A última grande crise aconteceu em 2001, quando o SBT surpreendeu com uma Casa dos Artistas. A ameaça passou, mas audiência continuou caindo, caindo, caindo. Dos mais de 30 pontos de dez anos atrás, caiu para 14,4 pontos há duas semanas, no Domingo de Páscoa.

Como resolver o problema desse programa? Com um cenário novo, uma redação-cenário, uns bonequinhos, umas caretinhas que aparecem no vídeo, muita tecnologia, uns bastidores. Enfim, muita forma, pouco conteúdo.

E não é que deu tudo errado? Neste domingo (4), o Fantástico viveu momentos de alta tensão no Ibope. Perdeu durante um bom tempo para o Domingo Espetacular, da Record, e outro tanto para o Programa Silvio Santos, do SBT. Foram 19 minutos ininterruptos atrás do Domingo Espetacular. Chegou a ficar quatro pontos atrás da Record (16,0 a 12,1) às 22h06.

Por muito pouco não ficou em terceiro. Às 22h12, marcou 12,6, contra 12,5 do SBT. Ufa, foi por um décimo.

(…)

PS: Essa é a resposta para a rede bobo que dá pau no governo 24 hs por dia, filtrando a noticia a seu bel prazer, de preferencia contra o governo. Serve para a Veja, Folha de SP e Estadão, todos mal das pernas.

Anônimo disse...

O editor sabe qual a projeção de crescimento para o resto do mundo?

Anônimo disse...

Não podemos esquecer de que a América Latina se divide em dois blocos:
- a América bolivariana com complexo de caranguejo e de culpa dos outros;
- a América com resquícios de inteligência que luta em busca de desenvolvimento (Paraguai, Chile, Colômbia, Perú).

Anônimo disse...

Anônimo das 12:26,foi perfeito.Há duas Américas Latinas como bem apontou.A Colômbia está querendo fazer acordos com a FARC,será um tiro no pé,eles entram na política,prometem ao povo o que não podem cumprir e ganham as eleições,depois com ódio no coração busca represarias contras os governos anteriores e partem para o autoritarismo tipo Venezuela entre outros.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/