Líder empresarial gaúcho repele ajuda do governo brasileiro ao superporto de Rocha, Uruguai

As desastrosas declarações do secretário de Infraestrutura e Logística, João Vitor, refletindo a posição do governo Tarso Genro, chegaram a repercutir pior do que a própria notícia de que o BNDES financiaria o novo porto de Rocha, Uruguai. O BNDES negou ao editor a informação, mas João Vitor e o governo Tarso nada mais falaram. De acordo com as informações divulgadas pela imprensa, o projeto receberia financiamento do BNDES em valor equivalente a mais de US$ 1,0 bilhão, repetindo, agora em maior escala, decisão similar para a implantação do porto de Muriel, em Cuba, recentemente inaugurado, para o qual o banco concedeu financiamento de US$ 682 milhões

. Hoje, quarta, o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Louças, Tintas e Ferragens de Porto Alegre, Leonardo Ely Schreiner, confessou-se indignado com as denúncias segundo as quais o governo brasileiro estaria disposto a apoiar a construção de um porto de águas profundas na cidade de Rocha, no Uruguai – localizada a apenas 84 quilômetros  da fronteira com o Rio Grande do Sul. 

. O dirigente do Sindicato acha que o procedimento em relação ao Uruguai assume extrema gravidade, porquanto representaria o emprego de recursos brasileiros para apoiar uma obra que, pela sua proximidade e outras características, representaria a criação de um forte concorrente com o porto gaúcho de Rio Grande bem como com os terminais portuários de Santa Catarina e do Paraná. O que ele disse ao editor:

 - É difícil entender o que move as nossas autoridades com este tipo de iniciativa quando são evidentes as carências de recursos para sua aplicação na melhoria da deficiente infraestrutura de transportes do Brasil, que nos faz perder competitividade no escoamento da produção até os mercados importador

- Leonardo Schreiner defendeu a mobilização urgente das autoridades, lideranças políticas, empresariais e de trabalhadores da região Sul do país para que não seja concretizado o financiamento ao projeto uruguaio.


10 comentários:

Anônimo disse...

A ideologia esquerdista acima dos interesses dos brasileiros. É um crime o que o PT e as viúvas de Stalin e Lenin estão fazendo em nosso país. Haverá sim uma concorrência direta com os portos do sul do Brasil e especialmente Rio Grande. E O BNDES está sim fazendo estudos de viabilidade. Foram desmascarados e agora estão dizendo que não é bem assim. Sim, o governo do PT quer financiar este porto no Uruguay. Vão deixar esfriar a reação e se desgraçadamente continuarem no poder no próximo ano irão SIM dar dinheiro para o Uruguay. Acorda Brasil.É hora de tirar essa corja do poder, tanto em Brasília como no RS.

Anônimo disse...

Verifique qual o valor da COMISSÃO também chamada de PROPINA que o pessoal ligado ao PT vai levar, então saberá, porque o governo brasileiro quer ajudar agora o Uruguai,

Anônimo disse...

Apoiar este porto é literalmente trair o RS.

Anônimo disse...

Empresário Leonardo Schereiner, manifesto a mesma indignação e repúdio à proposição de ajudar - na verdade construirá - na construção do Porto de Água Dulce, na Província de Rocha, no Uruguai.
Assim como foi conduzido o processo do Porto de Mariel, em Cuba (no mais absoluto sigilo),o porto de Rocha também estava sendo, até que o jornalista Políbio Braga entornou o caldo do PT ao dar o furo, alguns dias passados.
Todavia, o "contrato" entre os presidentes, ex-terroristas da VAL-PALMARES e do TUPAC AMARU, já está selado, e se os petralhas permanecerem no poder, darão continuidade à obra.
Sugiro que o empresário acesse as "Atas do Foro de São Paulo" (no blog do Mídia Sem Mascara) e entenderá as razões da construção do Porto de Mariel, em Cuba, e do porto em Rocha, no Uruguai.
Aproveite e observe o logo do Foro de São Paulo (as Américas em vermelho e invertidas).
Os irmãos Castro desejam uma CUBA CONTINENTAL, dedicada ao comunismo, e em compensação ao ex-bloco da Cortina de Ferro, perdido no Leste Europeu.
Gaudêncio.

Anônimo disse...

Pior é o prefeito de Rio Grande que apóia o projeto...baita traidor da pátria.

Anônimo disse...

Personagem do Jô Soares,"Brasileiro é tão bonzinho".Será que não deveria ser "Brasileito é tão bobinho"?

Anônimo disse...

É isso mesmo, tá na hora do empresariado que são os que mais pagam a conta, para que esses comunistas vigaristas e incompetentes fiquem "queimando" os escassos recursos com obras desnecessárias como estádios de futebol, e obras grandiosas em outros países!

Anônimo disse...

Onde está a Fiergs e o empresariado gaúcho (incluindo aí o tal conselhão de apoio ao governo incompetente do rs) que estão quietos há pelo menos 2 dias? Cairam na real e reconhecem que foram enganados pelo alinhamento das estrelas? Ridículos...

Anônimo disse...

Cuidado...! o NOVO MARCO CIVIL DA INTERNET FOI APROVADO E ASSINADO PELA DILMA. Tudo o que é apoiado pelo PT PSOL E PSTU, não pode ser boa coisa. Vem aí censura à internet. Cuidado com os comentários, vai dar cadeia. O governo conseguiu o que tanto lutou. Censurar a internet.

Anônimo disse...

Políbio,

Esta história do Porto de Aguas Profundas, em Rocha-UY, começou em 05SET2012 com a promessa do Fernando Pimentel ao Gov. Uruguayo.

Ele prometeu financiamento do BNDES. Prometeu, ainda, a ida de técnicos do BNDES assim que os uruguayos terminassem o projeto.

A saber, o Fernando Pimentel era companheiro de armas da Dillma na VAR-palmares, portanto ......

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/