Greve na CEEE começa a afetar abastecimento de energia na Grande Porto Alegre. Já foram 5 mini-apagões apenas hoje.

Os apagões da manhã desta segunda-feira e os repetidíssimos apagões deste início de tarde (foram 4 entre 13h30min e 14h30min) poderão ser ainda mais frequentes e mais prolongados na área de cobertura da CEEE, com ênfase para a Grande Porto Alegre. Outros apagões foram registrados domingo a noite. 

. Acontece que os eletricitários alinhados com o Senergisul, 70% dos empregados da CEEE, decidiram não acatar a ordem judicial de retorno de 70% dos trabalhadores aos seus postos, mantendo apenas o compromisso de garantir em operação 30% dos serviços.

. A decisão do Senergisul foi tomada em assembleia na manhã de hoje.

. Os trabalhadores sabem que ao desrespeitar a decisão judicial, incorrerão em pesadas multas, mas acreditam que poderão levar o assunto à discussão por ocasião de acordo.

. A CEEE tenta resolver parte dos problemas com a contratação emergencial de empreiteiras, que no entanto não dominam todas as instâncias relacionadas com os sistemas de geração, transmissão e distribuição, sobretudo de distribuição.

. A possibilidade de acordo ficou remetida para uma audiência na Justiça do Trabalho, quarta-feira, quando a direção da CEEE terá que melhorar sua proposta de reajuste, que ficou em 5,38%. Os trabalhadores querem 12%, mas além disto eles elaboraram ampla pauta de reivindicações, inclusive de pagamento de participação nos resultados. A CEEE alega não ter lucro, mas isto ocorre em função de uma gestão temerária, que tem permitido que o governador Tarso Genro faça o que bem entende na companhia, inclusive esgualepando amplos recursos financeiros que estavam reservados para investimentos.


- Nesta segunda, técnicos da companhia também entraram em greve, o mesmo podendo fazer amanhã os 150 engenheiros. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Polibio, será verdade?
Mais uma da Petrobrás (Distribuidora): Ela pagou a reforma milionária e paga o aluguel do escritório da Dilma em Porto Alegre. Êle fica em um prédio considerado dos mais “chics” da capital,na Av. Carlos Gomes, 222 – 13ºandar (ocupa a metade do andar, fundos, com cerca de 500 m2).
Será que os acionistas da empresa sabem disso?

Anônimo disse...

Banânia refém da República Sindicalista, os intocáveis que não precisam prestar contas e desestabilizar o país como o Nove Dedos e sua quadrilha bem entender.

Obrigado, Mollusco.

Anônimo disse...

O que mais uma vez chama a atenção é a absoluta falta de solidariedade dos parlamentares do PT aos grevistas, eles que costumeiramente são apoiadores de movimentos grevistas quando são oposição.

Anônimo disse...

Sou contar atingir a população que não tem culpa nenhuma! Como fui contra a greve dos rodoviários!
Acho que se deveria cortar a luz do Piratini e RBS (simulem algum defeito seus inteligentes), e pronto, o efeito seria imensamente maior! Eu acho que o pessoal do sindicato não tem culhão para isso! Eu quero ver depois que forem descontar esses dias parados dos grevistas, quem é que irá bancar?!

Anônimo disse...

A CEEE nem tenta negociar! A direção não está nem ai se a população ficar sem energia! O presidente só perde tempo indo para a rádio gaúcha ameaçar os grevistas com demissão. Está lá, publicado no correio do povo para todos saberem como ele está lidando com as reivindicações de seus funcionários. E se o governador não interfere...é porque CONCORDA com sua gestão. Partido dos trabalhadores...De quais? Dos empresários?
Torço pelos funcionários!

Justiniano disse...

Apagão vive diariamente o governo do Atraso genro, que mal sabe administrar a casa deles, que dirá um estado.

Pobre RS está mais falido que arroz de terceira. Deve um vela para cada santo. Acho que nem santo Expedito resolve essa abacaxi.

Literalmente viramos o Maranhão do Sul, com presidios iguais, escolas iguais, estradas iguais, mas como uma diferença aqui usam bombachas e tomam chimarrão.


O gaúcho virou um argentino brasileiro, que vivem das glórias do passado.

A Argentina foi um dos países mais ricos do mundo e hoje vive na penuria, igual ao RS.

Xico disse...

A gestão do PT acabou com a CEEE. Pergunta para o Tarso dos 4 bilhoes que a Ceee ganhou do governo fedral.

Anônimo disse...

Exatamente. A CEEE alega um passivo trabalhista de R$ 600.000.000,00 milhões, mas teria R$ 1.300.000.000,00 para transferir a folha de pagto dos ex-autárquicos para a folha de pagto do tesouro do Estado com pagto antecipado por 10 anos. Esse é o restante do dinheiro repassado pelo Governo Federal. Vibrei muito quando foi vetado pela câmara. Deveria ser usado para equilibrar a balança, zerando a divida trabalhista, quitando os empréstimos milionários feitos aos bancos estrangeiros nas melhorias, como exigência da ANEEL, para a realização da COPA. Se o pretesto é usá-lo para folha de pagto por que não atender a reinvindicação dos grevistas: PPR e PCS?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/