Entrevista - Calor do RS não afetou a supersafra prevista para este verão

Antonio Sartori, diretor da Brasoja Agro

Como este calorão insuportável e falta de chuvas, como vai a safra de verão no RS?
O problema é típico de Forno Alegre. Nas zonas de produção tem chovido de acordo com as necessidades, exceção da zona Sul, onde o arroz predomina.

E as chuvas?
A partir de quarta-feira choverá em todo o Estado.


Quem disse?
São as previsões dos institutos de meteorologia.

Qual será o tamanho da safra?
Teremos supersafra de novo. Em milhões de toneladas: soja, 14; milho, 5; trigo, 3; arroz, 8.

9 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Tenho informação que a safra de fumo(pequeno agricultor) sofreu perdas.

O milho vai bem e o arroz, com irrigação, também!!

JulioK

Ricardo disse...

Chutador igual a meteorologia , diga pra ele sair do ar condicionado e ir pro interior ver a quebra da safra............

Anônimo disse...

AVISO AOS QUE NÃO ENTENDERAM:

O CALOR,CASO FOSSE VERDADE O AQUECIMENTO GLOBAL, O RS SERIA BENEFICIADO!
SIM,BENEFICIADO!TERIAMOS MAIS TEMPO DE VERÃO,MAIS TEMPO PARA ATÉ MAIS UMA SAFRA DA ÉPOCA DO CALOR, COMO EM REGIÕES DO MATOGROSSO, E NORDESTE, ONDE A UVA FUNCIONA O ANO TODO!
ALGUMAS REGIÕES ALTERARIAM O MANEJO DAS CULTURAS COM RESULTADOS PARA MELHOR, E SERIA O CASO DO RS.
PS.: CO2 É FONTE DE VIDA PARA OS VEGETAIS.AO INVES DE ATERRORIZAR E DIFUNDIR MENTIRAS E FALÁCIAS, A MÍDIA PODERIA CONSULTAR QUEM ENTENDE DO ASSUNTO,ASSIM NÃO ESTARIAM PAGANDO MICO COMO O NAVIO "CIENTISTAS" QUE DIVULGAVAM O AQUECIMENTO GLOBAL E FICOU PRESO NO GELO.
NÃO CONTARAM PARA ELES QUE AO LONGO DO TEMPO O QUE HÁ É ESFRIAMENTO GLOBAL.
ESTAVAM DIVULGANDO MENTIRAS E TOMARAM NA COLA.
BEM FEITO!
AS SUPERSAFRAS QUE TEM OCORIDO SÃO DIRETAMENTE PROPORCIONAIS A TEMPORADAS MAIS QUENTES,CONFIRA!

Anônimo disse...

Apareceu a verdade: a Dra. Ramona montou uma farsa para encontrar namorado em Miami

Autor: Fernando Brito

A Dra. Ramona Matos Rodrigues tem o direito de querer viver com o namorado em Miami.

Isso é um problema dela com as autoridades de seu país e não nos cabe, a brasileiros, darmos palpite sobre as regras cubanas de emigração, que, atualmente, só restringem a saída de médicos, cientistas e militares. Os Estados Unidos restringem a entrada em seu país e volta e meia vemos cenas dantescas com dezenas de “chicanos” mortos em vagões de trem enquanto tentam entrar no “eldorado” americano e ninguém diz que, com isso, os EUA ferem a liberdade de ir e vir.

Mas a Dra. Ramona não tem o direito de ludibriar a boa-fé do povo brasileiro montando uma história farsesca sobre as razões de sua tentativa de fuga para Miami.

A Folha, hoje, revela o suficiente da história para que compreendamos que, como disse Janio de Freitas, esta história “vá dar rumba”.

A Dra. Ramona se aproveitou da simpatia que lhe teve uma senhora, prestadora de serviços ao “Mais Médicos” para encontrar acolhida em Brasília. Dizia sentir-se só e foi recebida por ela em sua casa, num rasgo de solidariedade.

Depois de um final de semana, como planejado, foi à embaixada americana pedir para ser “abduzida” àquele país, para surpresa da amiga que, então, disse que para isso sua casa não era abrigo.

Então a Dra. Ramona montou sua pequena farsa, com a ajuda providencial do deputado Caiado, que critica a “escravidão médica” de Cuba, mas é contra a abolição da escravatura “de peão” proposta na PEC do trabalho escravo.

Aí veio a cantilena sobre o “fui enganada”, etc, etc, etc…

A Dra. Ramona usou o congresso e a imprensa brasileira como palco e platéia de seu “teatro”, sem nenhum pudor.

E os usou porque sabe que, neste país, existe um sistema de comunicação que a transformaria em “heroína” quando é apenas uma pessoa que mente por seus interesses, em lugar de proclamar e lutar por seus direitos abertamente.

O que, no Brasil, ninguém duvida, poderia ter feito.

Mas a Dra. Ramona foi contratada por nosso país para atender doentes, não para se portar como uma transtornada – que seja, concedamos a generosa possibilidade – por um amor na Flórida que a leve a mentir na sede do parlamento, diante de toda a imprensa.

Porque, para esta fila de “vistos” americanos, tem muito brasileiro na frente dela, que sequer vai receber os gordos subsídios que o Governo americano dá aos médicos cubanos dispostos a expatriar-se.

Ao contrário, se pagassem metade do que paga o Mais Médicos, muitos médicos brasileiros estariam nessa fila, porque Miami, para eles, é lugar de gente.

Pacajás, no Pará, não.

Aliás, nada impediria o namorado da Dra. Ramona, se é tão grande este amor, vir para cá.

Talvez o que o impeça seja, apenas, Miami.

Mas isso é um problema privado do casal.

E esse é o pecado imperdoável da Dra. Ramona: transformar os seus quereres pessoais em um caso político em país alheio.

PS. Desde ontem, no início da tarde, havia essa informação. Como não havia confirmação, não publicamos. Correr o risco da mentira era agir sem dignidade. Coisa que a Dra. Ramona não fez com a opinião pública brasileira.

Alberto/NH disse...

Até que enfim uma notícia boa.

Anônimo disse...

O anonimo das 14:01 poderia nos dizer onde está o gelo derretido nas regiões da Antartica, no Alasca e no norte da Europa, se "HÁ É ESFRIAMENTO GLOBAL"?

Anônimo disse...

Vejam o petralha de 6 de fevereiro de 2014 14:03, copiando e colando textos diretamente do centro de desinformação petista na internet. Vá se catar, vagabundo.

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 14:03, APARECEU UMA MÃE DINA, A MÉDICA É PRESA NUMA ILHA SEM O DIREITO DE VIAJAR, ASSIM MESMO ELA TEM UM NAMORADO EM MIAMI? TENHA DÓ X9, VAI ESCREVER PARA ANALFABETOS POLITICO OU PARA DESAVISADOS, AS VEZES CHEGA A CRER QUE VCS ACREDITAM NAS PRÓPRIAS MENTIRAS.




EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

O Fernando Brito critica a Ramona pelo seu procedimento. Claro é um procedimento que fere o orgulho petralha. Certamente ele é muito mais conivente com o procedimento de Delúbio, Zés e Paulos petralhas condenados por crimes no mensalão e que estão fazendo vaquinhas adoidado pelo país com muitos petralhas que preferem ajudar criminosos e explorar pesssoas de bem com são os médicos cubanos. Claro tudo pelo PT e por Cuba libre.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/