Não falta energia no RS, mas falta CEEE no Estado. Até Iguatemi ficou às escuras nesta sexta-feira.

Prosseguem nesta sexta-feira os apagões em rodízio programados pela CEEE em toda a sua área de atuação no RS – Grande Porto Alegre e Metade Sul – sem que se vislumbre qualquer melhora a curto prazo. A estatal promete solução definifiva para 2016.

. A falta de dinheiro para investimentos, mesmo emergenciais, agravou-se depois que o governador Tarso Genro tungou R$ 1,3 bilhão da companhia, tudo para cobrir rombos no caixa do Tesouro, decorrentes da gestão temerária que pratica desde que assumiu, quando inverteu quatro anos de equilíbrio financeiro para tormentosos déficits anuais, que este ano atingiu R$ 1,3 bilhão, segundo a própria secretaria (leia notas a seguir).

. Nesta sexta-feira ao meio dia, um dos empreendimentos atingidos foi o shopping Iguatemi.

. Em bairros como Moinhos de Vento, os apagões chegaram a ocorrer, ontem, por cinco vezes seguidas.

. A demanda por eletricidade no Estado continua em forte alta, tendo atingido 6.765 MW na quinta-feira, recorde de todos os tempos, mas o problema dos apagões não decorrem de falta de energia, já que todo ele situa-se nos âmbitos da transmissão e distribuição, com o sucateamento de transformadores, subestações, linhas de transmissão e distribuição, sem contar a falta de equipes e equipamentos em quantidade suficiente para atender os problemas.

- Só não há falta de energia porque outros players produzem, uma vez que as usinas da CEEE (a CEEE não constrói usinas dignas deste nome há 30 anos) só atendem 30% das necessidades do Estado. O restante da energia vem todo do sistema interligado.

OPINIÃO DO LEITOR
O editor pediu aos leitores que reportem a situação nos seus Estados e nas áreas atendidas no RS pela RGE e AES. Leia uma das respostas, de Santos, SP:
Todos os dias faço uma visita em seu site e gosto muito. Aqui em Santos/SP. não temos falta de luz, estamos batendo todos os dias nos 40 graus e pior não temos chuva para amenizar. 
Sonia Regina - Santos/SP

3 comentários:

Anônimo disse...

CEEE - COMPANHIA ENCARREGADA DE ESCURECER O ESTADO.

Anônimo disse...

IA SUGERIR AOS LOGISTAS DO IGUATEMI COBRAREM NA JUSTIÇA OS PREJUÍZOS, MAS LEMBREI, A CEEE QUEIMOU MEU REFRIGERADOR, FICOU COMPROVADO PELO TÉCNICO DELES E PASMEM SRS. ME DERAM UM CALOTE.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Isso tudo se resolve com Carnaval, Copa do Mundo.
Reelegendo o Tarso e a Dilma.
Pao e circo pra galero ao melhor estilo do Império Romano.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/