CEEE produz micro-apagões programados. Cenário será de agravamento em 2014.

Exatamente três horas depois, o que revela que efetivamente a CEEE produz microapagões programados na Grande Porto Alegre e no Litoral Norte, suas área sde atuação, voltou o suprimento de energia elétrica na Capital do RS. A CEEE está perto do colapso, porque estão fatigadas seus transformadores, subestações, linhas de distribuição e de transmissão. Os R$ 1,3 bilhão que tinha em caixa para investir na melhoria e expansão dos serviços e equipamentos foram tungados pelo governo Tarso Genro para tapar buracos no caixa único,cujo rombo amplia-se a cada dia graças a uma gestão pública irresponsável, gastadora e voluntarista.

. Na oposição já há movimento intenso para forçar o governo a devolver o dinheiro tomado da CEEE. 

. O editor falou esta manhã com o deputado Frederico Antunes, PP, que segunda-feira virá a Porto Alegre para integrar a comissão permanente que responderá pelos trabalhos da Assembléia durante o recesso, e ele informou que micro-apagões também ocorrem em Uruguaiana, onde ele se encontra, e em toda a Fronteira Oeste. Em Uruguaiana localiza-se a mega-usina de geração de energia a gás, 500 MW, que está paralisada. 

Se há falta de energia, por que a usina não opera ?
Nada foi feito para garantir o gás. A usina está apta a rodar imediatamente, mas o gás só chega depois de 60 dias depois dos acertos entre os governos brasileiro e argentino, inclusive porque o gás precisa desembarcar em Baía Blanca.

Mesmo com decisão imediata, no verão a AES Sul não operará ?
Não dá mais tempo. Falta suprimento de energia ao RS, que só produz 30% do que consome. A linha de transmissão que chegaria a Eldorado não ficou pronta.

Como ficamos ?
Falta até mesmo uma política do governo estadual, não apenas para a CEEE. Este ano o carnaval será em março e teremos Copa, o que quer dizer que teremos demanda aquecida de energia. Não adianta providenciar depois do mal feito. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha a Mãe Diná e sua turma projetando 2014. Tá mais que na hora de dar uma dentro né, editor? Nenhuma das tuas previsões acontecem. Teve aulas com o Cesar Maia?

FAÇANHA disse...

Esta falta de energia elétrica atinge tons de crime! Os freezers descongelando, os diabéticos perdendo suas insulinas na geladeira, - os diabéticos do tipo 1, atingidos desde a infância, simplesmente morrem sem insulina!
A CEEEE não pode ser sucateada, pois seus serviços são vitais para a população!

Anônimo disse...

Esse dinheiro já era! Aos colegas da CEEE: Esses PeTralhas não podem continuar no governo! O próximo passo para esses incompetentes conseguirem mais dinheiro para cobrir o rombo do caixa, será a privatização da empresa! Talvez não dê tempo até o fim do ano! Votem na oposição, seja qual for!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/