Blecaute da CEEE no bairro Ipanema, zona Sul de Porto Alegre, deixa mais de 50 mil moradores sem luz

Mais de 50 mil moradores da zona Sul de Porto Alegre ficaram sem luz nesta noite quente de 30 graus de quarta poara quinta-feiras na capital gaúcha. Desde as 13h30min, também Pelotas e Rio Grande, Litoral do Suil do RS,  enfrentam sucessivos apagões. A área é servida pela CEEE, que hoje foi tungada em R$ 1,3 bilhão, decisão do governo Tarso Genro, aprovada por 25 x 21 pela Assembléia (leia nota a seguir).

Porto Alegre teve a tarde mais quente do ano nesta quinta-feira. O calor recorde em 2013 com temperatura ultrapassando os 40ºC. Falta de energia também deixa moradores sem fornecimento de água em Porto Alegre e Região Metropolitana.

. Mais de 500 mil gaúchos ficaram sem energia ...

. Sem investir em transmissão e distribuição, os sistemas enfrentam fadiga evidente e imporão apagões em todas as áreas de atuação da estatal, inclusive Grande Porto Alegre.


. O dinheiro tungado pelo governo, R$ 1,3 bilhão, que irá tapar rombos do caixa único, estava reservado para investimentos, que agora não serão mais realizados. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Zero Hora - Quinta - feira

Ao menos 60 municípios enfrentam falta de energia elétrica no Estado:

(...)

Durante a tarde, também foi registrada falta de luz em cidades do Vale do Rio Pardo e da Região Central, onde 144 mil clientes da AES Sul ficaram sem luz por pouco menos de 10 minutos. O motivo, segundo concessionária, foi que um sistema interligado nacional de energia elétrica desligou oito subestações da empresa. O pouco tempo de falta de abastecimento foi suficiente para abalar os reservatórios de água de Santa Cruz do Sul, que dependem de energia elétrica para se manterem em nível alto. Por isso, faltou água na parte mais alta da cidade, como os bairros Faxinal, São João, Arroio Grande, Centro, Higienópolis e Margarida. A previsão de retomada do fornecimento é entre 20h e 21h desta quinta-feira, de acordo com o gerente da Corsan, Rogério Medeiros.

Anônimo disse...

Políbio, alguém está, como direi...mentindo ou faltando com a verdade. Ontem li no jornal aki de Rio Grande que o governador disse que neste verão não faltarão água nem luz no estado. Faltou luz, em Bagé(várias vezes com calor de 42´), em Rio Grande(tb com 42´)...e não foi um apagão, foram vários. Tb em várias cidades da zona sul, faltou luz.

Anônimo disse...

Tenho um colega que voltou de férias na Argentina: "Gente! A Argentina está um caos! Toda hora tem apagão. Tem cidade sem luz há mais de uma semana...". Não podemos ficar p'ra trás, né?

Trudelmer disse...

Antes de falar bobagens

Com o aumento da demanda por energia elétrica ocorre pelo excesso de calor (maior desde 1958) isso ocasiona uma sobrecarga no sistema de distribuição o que pode gerar a interrupção do fornecimento. Chuvas fortes, ventos fortes e até temporais podem causar a interrupção do fornecimento de energia. Não sou eu quem está dizendo isso, são as empresas "norte americanas", ou seja, países de primeiro mundo, países desenvolvidos, países pioneiros na distribuição e geração de energia elétrica é que estão atestando o fato. Não acredita? Veja os links abaixo onde mostro empresas estrangeiras explicando que problemas com o fornecimento de energia ocorrem caso existam os eventos citados acima. Também disponibilizei links com notícias sobre blackouts causados por aumento de demanda ou intempéries naturais em diversos países de primeiro mundo.

Não venha me dizer, depois disso, que as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil são ruins ou ineficientes, pessoas sem o mínimo conhecimento adoram justificar a falta de energia elétrica comparando o Brasil com países ricos como se lá, empresas do setor elétrico não tivessem os mesmos problemas que nós.
--------------------------------------------------------------------------------

Notícias e empresas de distribuição elétrica falando da falta ou corte intencional de energia (interrupção no fornecimento de energia elétrica) por ventos fortes, chuva, calor excessivo e aumento da demanda. Estados Unidos da América, Inglaterra, Alemanha, Japão, ...


http://www.cnn.com/2010/TECH/innovation/08/09/smart.grid/
http://www.accuweather.com/en/weather-news/be-alert-for-power-outages-in-1/33594
http://www.reuters.com/article/2012/07/01/us-usa-weather-storm-idUSBRE85T02U20120701
http://blogs.seattletimes.com/today/2014/01/crews-working-to-restore-power-knocked-out-by-winds/
http://www.pge.com/mybusiness/edusafety/naturaldisaster/stormsoutagessafety/heatoutage/
http://www.philly.com/philly/news/Severe_thunderstorms_winds_up_to_58_mph_possible_in_Philadelphia_area.html
http://www.wisconsinpublicservice.com/home/power_occur.aspx
http://www.bbc.co.uk/news/10541710
http://www.heart.co.uk/cambridge/news/local/east-storm-cuts-electricity-supplies/
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2349719/Blackout-alert-Electricity-rationed-Power-cuts-2-years-unless-industry-cuts-warns-regulator.html
http://www.welt.de/wirtschaft/article121265359/Jede-Stunde-Blackout-kostet-600-Millionen-Euro.html
http://www.huffingtonpost.de/2013/10/28/stromausfall-deutschland-blackout_n_4168922.html
http://deutsche-wirtschafts-nachrichten.de/2013/08/28/bundesamt-warnt-vor-panik-bei-strom-blackout-in-grossstaedten/
(link com várias notícias) http://themen.t-online.de/news/stromausfall
http://www.epochtimes.com/b5/13/9/2/n3955084.htm
http://japan.people.com.cn/35467/8309375.html
http://www.517japan.com/viewnews-66574.html

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/