Apagões de ontem e de hoje demonstram perversidade da tunga aplicada pelo governo sobre os cofres da CEEE

Neste momento, 15h57min de sexta-feira, novos apagões abatem-se sobre Pelotas e região. Sem investimentos, sistemas atuais de transmissão e distribuição da CEEE não suportam a sobrecarga de enetrgia exigida pelos consumidores.

O deputado Ernani Polo (PP), vice líder da bancada progressista na Assembleia Legislativa, critica de forma veemente a manobra arrecadatória realizada pelo governo para a aprovação do projeto de lei nº 350/2013, que retirou 1,3 bilhão de reais da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), transferindo estes recursos para o caixa do Estado. De acordo com o parlamentar, esta iniciativa retira a capacidade, já precária, de investimentos da estatal, justamente em um momento onde há clara e evidente carência de abastecimento energético no RS.

. É espantoso que 9 deputados da oposição - 4 do PMDB, 3 do PP, 1 do PPS e 1 do SDD - ausentaram-se ou votaram com o governo (Boessio, PMDB) favorecendo a tunga aplicada contra a CEEE.

. São recursos pesados e estratégicos para a CEEE, que deveriam ser utilizados para investimentos necessários para melhorar a infraestrutura energética da companhia.  Estes 1,3 bilhão de reais irão para o caixa único e vão ser utilizados para tapar furos da má gestão da atual administração,  que não consegue governar o Estado e demonstra fúria arrecadatória. O governo aprova esta retirada de capacidade de investimentos da CEEE, justamente no dia em que foram verificados apagões na capital gaúcha. Onde está o compromisso com a garantia da infraestrutura básica ao cidadão, que está cada vez mais carente de abastecimento de energia, diz o deputado Ernani Polo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Zero Hora - Quinta - feira

Ao menos 60 municípios enfrentam falta de energia elétrica no Estado:

(...)

Durante a tarde, também foi registrada falta de luz em cidades do Vale do Rio Pardo e da Região Central, onde 144 mil clientes da AES Sul ficaram sem luz por pouco menos de 10 minutos. O motivo, segundo concessionária, foi que um sistema interligado nacional de energia elétrica desligou oito subestações da empresa. O pouco tempo de falta de abastecimento foi suficiente para abalar os reservatórios de água de Santa Cruz do Sul, que dependem de energia elétrica para se manterem em nível alto. Por isso, faltou água na parte mais alta da cidade, como os bairros Faxinal, São João, Arroio Grande, Centro, Higienópolis e Margarida. A previsão de retomada do fornecimento é entre 20h e 21h desta quinta-feira, de acordo com o gerente da Corsan, Rogério Medeiros.

Anônimo disse...

Como fica o convenio assinado entre estado uniao e ceee para utilizar os recursos da crc exclusivamente na infraestrutura energetica do estado?

Surfista Prateado disse...

Não é má gestão, está fazendo aquilo para o que foi eleito: beneficiar seu grande colégio eleitoral, o funcionalismo público, e o resto que se LIXE.

FAÇANHA disse...

E o pessoal da zona sul sem energia elétrica, como na casa do dr.Antonio Augusto, conhecido advogado da área do direito eleitoral.
Que este aventureiro político no governo, faça como Cristina Kirchner, e não se candidate a nada em 2014, já vão tarde.

Anônimo disse...

Ué! Mas a Dilma não ia ajudar o Estado...

Anônimo disse...

É a "casa da mãe joana"...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/