Análise, Rodrigo Constantino - Petrobras perde R$ 20 bilhões em valor só hoje

No blog que possui na revista Veja, o escritor Rodrigo Constantino faz uma análise devastadora da situação econômico-financeira da Petrobrás. O comentário é de hoje, segunda, dia 2, antes do meio dia, quando as ações já despencavam 8% na Bolsa de SP. Leia:

O cobertor é curto. O governo do PT usou a Petrobras para fins políticos desde o começo de sua gestão. De olho na inflação já em patamar muito elevado, o governo segurou o preço do combustível em nível bem abaixo do de mercado. Como a estatal lida com uma commodity internacional, e o Brasil ainda precisa importar derivados de petróleo, esse preço artificialmente baixo penaliza diretamente os acionistas da Petrobras. Para piorar a situação, a empresa possui um gigantesco plano de investimentos. O resultado tem sido a sistemática destruição de valor da Petrobras. Na semana passada, as ações chegaram a esboçar leve recuperação, na expectativa de que o governo finalmente permitiria um aumento razoável no preço da gasolina e do diesel. A decisão saiu na sexta-feira, após o fechamento do mercado. Só que o aumento permitido foi tímido demais. Não elimina a grande defasagem de preços. A gasolina subiu apenas 4%, muito abaixo do que esperava o mercado. O diesel subiu 8%. A reação dos investidores? As ações da Petrobras despencam quase 10% agora, enquanto escrevo esse artigo! Isso representa cerca de R$ 20 bilhões em valor de mercado, evaporados em um único dia! Ou o governo deixa o preço flutuar livremente ao sabor do mercado, ainda mais quando se trata de um produto internacional como o petróleo; ou ele transfere renda dos acionistas da Petrobras e dos pagadores de impostos para os usuários de gasolina e diesel. Em outras palavras, o governo tem optado por subsidiar os poluidores à custa dos detentores de ações da Petrobras. A continuar nesse ritmo, em breve a destruição da Petrobras será irreversível durante a era petista. Mas lembrem-se: o petróleo é nosso!

6 comentários:

Anônimo disse...

O que é um petróleo para quem está petista?

Anônimo disse...

Mais uma obra da afilhada do Collares - Dilma Carabina, e seus aspones.

Anônimo disse...

O gigante com PIB "de fazer inveja" esta derretendo cada vez mais rapido!!! E viva a nova Republica Socialista Bolivariana do Brasil!
Saida pelo aeroporto, so com passagem de ida! rsrsrssr

Anônimo disse...

A Petrobrás nas mãos do PT está afundando quem sabe acha o pré-sal.

Garivaldino Ferraz disse...

Se o desgoverno e a Petrobras deixarem os preços flutuarem conforme o mercado como ficarão os ingênuos que compraram seus carrinhos em 600 prestações como o Cachaceiro permitiu? A posse de muitos desses veículos se mantém por que os bancos desistiram de retomá-los, mas o que os proprietários vão fazer com eles sem dinheiro para o combustível? A não ser que os adotem como moradia: será o novo "pograma Meu Carro, minha Casa, Meu Voto". Ou, quem sabe o desgoverno lana o "pograma Bolsa gasolina"?

Anônimo disse...

Editor desde quando um blogueiro é escritor?

Rodrigo Constantino é conhecido por ser um grande admirador do ex-senador Demóstenes Torres(DEM), que fazia parte da quadrilha de Carlinhos Cachoeira.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/